segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PENSANDO EM 2017, CRUZEIRO PARECE JÁ FALHAR NO PLANEJAMENTO

POR: JOÃO VITOR VIANA

Prever é difícil, mas já podemos desconfiar que o trabalho da diretoria vai ser novamente falho para o ano que vem. Isso porque as notícias de bastidores não são nada animadoras e os nomes que estão ligados ao time mineiro são aqueles "de potencial", mas ainda longe de ser uma realidade.

O Cruzeiro, mais uma vez, parece falhar em suas escolhas. Não vê potencial nas promessas do próprio clube, preferindo o "jardim mais verde do vizinho" para "revelar" atletas. Hoje, o Cruzeiro é um time jovem, de jogadores em potencial. Não precisa investir nisso. Tem que trazer jogador experiente, rodado, para que o time dê liga. Precisamos de jogador com currículo, com campeonatos importantes nas costas, que bagagem. Chega de querer trazer jogador que pode estourar. Já temos muitos jovens aqui e vários que temos que recuperar. 

Para 2017, precisamos, com urgência, de um zagueiro, dois laterais (um direito e um esquerdo), um armador inteligente e um atacante veloz. Pelo menos isso. 

No entanto, o que vem de notícia interna é que o Cruzeiro pretende contratar Thiago Mendes, do São Paulo. Jogador ainda promessa, como era o que veio do Corinthians (Marciel). Mas que não emplacou aqui. Tudo bem que aí se livraria do Willian, atacante de potencial, mas já com quase 30 anos e que não faz gol há quatro meses. Mas o Cruzeiro tem que saber ser uma "Raposa" nas negociações. Trazer jogador para posição que não precisamos? Temos muitos volantes. Henrique, Romero, Ariel... Willians voltando...  Não precisamos, ao menos como primeiro reforço.

O Cruzeiro tem que traçar as metas para 2017. É só para participar? Então continuemos nessa linha. Quer ganhar título? Então traga jogadores pontuais, que vão agregar e ajudar quem aqui já está. E outra: tem que chegar para ser titular. Para compor time temos a base. Não vamos sucateá-la como algumas administrações celestes fizeram. Hora de inovar e trazer jogador para levantar taça! Chega de mesmice!

domingo, 30 de outubro de 2016

DERROTA PREVISÍVEL. E RODADA AJUDOU

POR: JOÃO VITOR VIANA

Como postado aqui, o Cruzeiro acabou optando por jogar com uma equipe mista diante do Atlético-PR. Acabou pagando por isso, ao ser derrotado por 1 a 0. Contudo, não jogou mal e não teria sido injusto se saísse ao menos com um empate. Jogou muito melhor que diante do Grêmio, quando sequer chutou uma bola a gol.

Manoel, mais uma vez, foi infeliz. Depois de por em risco o time ao fazer um pênalti idiota diante do Vitória, ontem ele fez um gol contra. Parece estar aéreo, sem foco. Desse jeito, pode tomar outro rumo em 2017. Não queremos por aqui zagueiros tão "voados" e que ponha o time em risco. Manoel tem sido um desastre na zaga. Pior é que na reserva não tem ninguém melhor. Fica a dica para o ano que vem: precisamos de zagueiro. Dedé está voltando, pode jogar com Bruno Rodrigo. Fabrício Bruno? Para o futuro.

Bom, time melhorou no segundo tempo, teve chances de empatar em vários momentos. Faltou sorte e competência. Goleiro Weverton ainda foi bem em dois lances. Bruno Rodrigo ainda cabeceou uma bola no travessão.

Time poupado, esperemos por um jogo melhor diante do Grêmio. Para ir à final, terá que fazer uma partida perfeita. Possível? Sim. Esperamos que também seja provável.

RODADA
A rodada ajudou. Santa Cruz empatou com o Internacional. Vitória empatou. Chapecoense empatou. Coritiba, idem. E o Figueira? Também. Galerinha gostou do empate nessa rodada. Ninguém sai do lugar e uma rodada a menos. Faltam quatro pontos! Vamos, Cruzeiro!

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

ÚLTIMA TENTATIVA

POR: JOÃO VITOR VIANA

Poupar ou não poupar? Eis a questão! Na minha visão, deve sim. Não por estarmos seguros e já fora de risco no Brasileiro. Até porque não estamos. Mas por ser a última cartada para uma tentativa milagrosa na Copa do Brasil. É a última chance de irmos à final. Se tropeçarmos diante do Atlético-PR, ainda não estaremos com a corda no pescoço. Estamos a cinco pontos do alívio total. Não podemos postergar isso, obviamente. E podemos, mesmo com reservas, ganhar na Arena da Baixada, campo de grama sintética. Logicamente, fica mais complicado isso ocorrer sem os principais atletas. Mas...

Apoio que Mano dê essa última cartada e já prepare o time psicologicamente para a partida decisiva de quarta. O jogo desse sábado é de suma importância, até para dar mais confiança ao time. Mas o principal essa semana é o diante do Grêmio. Ganhar lá será difícil, ainda mais por dois gols de vantagem. Mas já fizemos isso na própria Copa do Brasil (5 a 2 diante do Botafogo). Mas temos que fazer um jogo perfeito, muito diferente daquilo que mostramos no Mineirão, que foi um verdadeiro vexame.

Para mim, é a última tentativa quanto a isso. A vitória do Sport ontem não foi boa para nós. O time pernambucano encostou em nós. Mas há, ainda, muitos times ali embaixo. Precisamos pontuar em Curitiba. Mas apoio que tentemos pontuar lá com uma equipe, no mínimo, mista. Precisamos de todos 100% diante do Grêmio. Última tentativa... mesmo.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

SHOW DA TORCIDA, VERGONHA DOS JOGADORES

POR: JOÃO VITOR VIANA E MARCÃO ANTI-FRANGA

Vergonhosa apresentação do Cruzeiro! Mais de 53 mil pessoas no estádio e nenhum, isso mesmo, nenhum chute ao gol de Marcelo Grohe. Como vencer se o time não cria e não chuta? Difícil. E a torcida não aguentou. Até onde deu, apoiou. Depois, não tinha como. E tava com toda a razão. Se não mostra ímpeto de campeão, de vencedor, a torcida não vai ficar ao lado. Time sem raça, sem atitude, vergonhoso. Para mudar o quadro, um milagre. Possível? Sim. Mas com a preguiça de ontem... nem time de Quarta Divisão a gente vencia.

Que falta faz o Henrique, que tantos aqui massacravam! Denílson, que muitos defendiam, o que fez? Nada. Não passa de uma enceradeira! Zaga perdida, laterais que não marcam, não passam e não cruzam. Ataque que não é municiado. Vi muita gente falando do Ábila. Ele teve que sair da área para buscar jogo porque o meio não criou nada. Só bolinha na área, como fazia na fase decadente com Marcelo Oliveira. Jogo insosso! Time preguiçoso. E ontem, time sem-vergonha!

Sei que é até muito chegar até as semifinais da Copa do Brasil, mas já que chegamos, que mostremos ao menos brio. Não houve nada que mostrasse 1% do que seja a história do Cruzeiro, do que é a tradição do Cruzeiro. Para mudar isso, um milagre mesmo! Só isso mesmo! Que tenhamos orgulho do time, ao menos da postura. É o que nos resta! E frangas, as senhoras ainda não estão classificadas! Vi muita gente batendo asinha rosa hoje pela manhã! Não perdeu para o Inter porque o time de lá estava mesclado e é muito ruim. Só por isso! Menos... menos!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

DIA "D". DE LOTAR!

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

O Mineirão tem que ficar pequeno na quarta. Tem que ser um caldeirão para empurrarmos o Grêmio para o seu campo, para o seu gol, encurralando o máximo possível. Temos que mostrar que o Mineirão é nossa casa e que, aqui, ninguém faz a festa senão a gente. Então, bora lá, moçada! Mais de 50 mil pessoas estão confirmadas. Vamos por mais 5 mil lá. 55 mil vozes, 55 mil sendo o 12° jogador! Hora de levarmos esse time para a final. E, para isso, temos que fazer um bom resultado em casa. Decidiremos fora e essa é a hora da gente começar bem a semifinal.

Não vai ser jogo fácil. Além de ser uma decisão, o adversário é forte e temos que saber jogar. Não podemos nos dar ao luxo de achar que vamos fazer gol a qualquer hora. Temos que saber jogar, ser inteligentes, mostrar nossa força e mostrar quem manda aqui. Esse ano tem sido difícil conquistar resultados em casa, mas para vencer uma Copa do Brasil - e a gente já venceu quatro -, temos que ser péssimos anfitriões aos nossos adversários.

Vamos com tudo! Time completo! Torcida em massa! 50 mil vozes! Vamos juntos! 

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

RAFAEL ESTÁ BEM DEMAIS!

POR: JOÃO VITOR VIANA

Fábio, ponha suas barbas de molho! Rafael está bem demais! Menino bom de bola, comprometido, cruzeirense, mineiro de Coronel Fabriciano: esse é o nosso camisa 12, que está cada vez mais se mostrando um grande substituto do goleiro até então titular e ídolo celeste. Jogador que mais vestiu a camisa do clube, Fábio está longe dos gramados, vendo seu sucessor ser fundamental para a salvação do time do rebaixamento no Brasileiro e avançando na Copa do Brasil. Fábio, não sei se quando se recuperar você volta a ser titular. Respeitando sua história, hoje sou mais Rafael.

Acompanho esse goleiro desde a Copa São Paulo de 2007, quando foi fundamental para a conquista da competição, defendendo um pênalti na final diante do São Paulo. Jogador de decisão, que não amarela, que treina forte todos os dias e que, nesse tempo de reserva de Fábio, aprendeu muito, cresceu, foi lapidado. Hoje podemos dizer que aquilo que Zezé Perrella disse há quase 10 anos aconteceu: ele era um diamante a ser lapidado; agora é o próprio diamante lapidado.

É uma jóia do Cruzeiro, como tantos outros da base seriam se aproveitados corretamente pelas comissões técnicas que por aqui passaram, principalmente nos últimos 10 anos. Muitos garotos, que se destacaram, acabaram deixando o clube, indo para outros do Brasil ou do exterior ou mesmo desistindo da carreira, por falta de apoio do clube e dos treinadores do profissional. Rafael é mais que um exemplo: é o resultado que mostra que o Cruzeiro deve investir pesado na base para colher, mesmo que depois de um tempo, o investimento e os frutos dessa confiança.

Não só hoje tenho certeza que Rafael é uma realidade e que o time fica seguro com ele no gol. É um cara que trabalha, que merece nosso respeito e que aos 27 anos, não tenho dúvidas, pode assumir de vez a camisa do Cruzeiro. Hoje é 12, amanhã pode e deve ser o "1". Acredito que Fábio foi um grande professor para ele, mas que, agora, é a vez do aluno mostrar o que aprendeu. Fábio tem mais dois anos de contrato, mas pelo que Rafael vem pegando e sendo decisivo, não sei se, a partir de agosto de 2017, o veterano goleiro voltará à meta celeste. Hoje, sou muito mais Rafael, respeitando, repito, toda a história do goleiro Fábio.

Digo e repito: vai que é sua, Rafael!

domingo, 23 de outubro de 2016

DEPOIS DE DOIS EMPATES, UMA VITÓRIA QUE DÁ TRANQUILIDADE

POR: JOÃO VITOR VIANA

Um alívio bem grande. Uma vitória fora de casa contra um adversário direto, por 1 a 0, gol de Ariel Cabral, feito no primeiro tempo. Chegamos aos 41 pontos numa partida de muitos sustos. O primeiro pela expulsão de Leo e, o segundo, num pênalti para o Vitória, defendido por Rafael. Passados os sustos, o Cruzeiro conseguiu segurar a pressão e sair do Barradão com os três pontos. Revoltada, a torcida do time da casa gritou "Segunda Divisão".

O Cruzeiro entrou em campo bem modificado. Claramente o técnico Mano Menezes enviou a campo um time quase todo reserva, priorizando a Copa do Brasil, em que está nas semifinais e pega o Grêmio na quarta-feira, no Mineirão. Apostando no grupo, Mano, que foi substituído por Sidnei Lobo, hoje, acompanhou das cabines de transmissão o time do Cruzeiro jogar de forma cadenciada e, em uma das poucas oportunidades, Ariel Cabral, de cabeça, após cruzamento de Arrascaeta num escanteio, fazer 1 a 0, que foi o placar do jogo.

Durante a partida, Sidnei promoveu as entradas de Robinho, Edimar e Bruno Rodrigo, que jogaram, todos, menos de 40 minutos e estarão inteiros contra o Grêmio. O clube gaúcho, aliás, não poupou o time. No empate por 0 a 0 com o Internacional, que foi até os 53 do segundo tempo, Renato Gaúcho pôs o que tinha de melhor. Que venham cansados na quarta! Conseguimos um placar muito favorável, que nos dá tranquilidade, ao menos momentânea, e capacidade de focar na outra competição desde já.

E foi isso! Vencemos num jogo não muito bom tecnicamente. Mais nervoso que propriamente disputado. Mas valeram os três pontos. Chegamos aos 41 pontos e estamos quase livres desse perigo do Z-4. Precisamos, agora, centralizar as forças na quarta-feira. Que a torcida seja o décimo segundo jogador e ajude o time também nessa reta final de Copa do Brasil. Dá para chegar!

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

POR QUE NÃO ESPERAR JANEIRO?

POR: JOÃO VITOR VIANA

Quando se fala em Marketing, uma série de fatores dizem respeito ao assunto. Como pós-graduado nessa área, acredito que posso falar um pouco e até avaliar algumas ações que o setor do Cruzeiro tem feito.

Bom, não vou entrar no mérito das vendas casadas de ingresso e seus respectivos descontos, embora já tenha manifestado que sou a favor de mais descontos àqueles que se comprometam a ir a mais jogos, principalmente nessa reta final de Brasileiro.

Mas hoje vou falar do lançamento da camisa retrô do Cruzeiro e também do terceiro uniforme. Sim, em meio a um turbilhão de jogos decisivos, a diretoria do Cruzeiro tem se importado em lançar uniforme. E no final do ano, quando normalmente o torcedor faz sua reserva para férias e festas de fim de ano. Momento, no mínimo, inapropriado.

Como mostra essa reportagem do portal Superesportes, o setor de Marketing do Cruzeiro, na próxima segunda, lançará dois uniformes. A se considerar que estamos no final de ano, em meio a uma crise econômica e que os torcedores, alguns, até descrentes com o time. E nesse cenário o Cruzeiro espera lucrar. Pode até acontecer. Mas não será a melhor data para tal lançamento.

O terceiro uniforme, normalmente, é usado em competições internacionais ou em eventos diferenciados, como amistosos ou datas comemorativas. Claro que pode ser usado em um ou outro jogo, mas normalmente, em jogos oficiais, usa-se o uniforme principal ou o reserva (ou ainda uma mescla deles, como o Cruzeiro fez, várias vezes, jogando com camisa branca e short azul).

Na minha visão, deviam esperar janeiro chegar. Principalmente ligando o uniforme a algum reforço de peso, a ser usado na venda do produto. Mas o Marketing do Cruzeiro parece engatinhar e pensa muito pequeno. Para se lançar um produto no mercado deve-se, inicialmente, analisar dois pilares: possibilidade e necessidade. Acredito que o Cruzeiro peca, e muito, nesse quesito e perde, e muito, dinheiro. 

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

VITÓRIA MAIÚSCULA DE UM TIME QUE PODE ENGRENAR

POR: JOÃO VITOR VIANA

Um 4 a 2 maiúsculo, construído com técnica, ousadia, toque e finalização de qualidade. Apesar de não termos criado muitas jogadas além das que pusemos para dentro, o Cruzeiro se mostrou eficiente, pôs o Corinthians no seu lugar e mostrou que não vencer a Chapecoense foi um erro de percurso. Se Deus escreve certo por linhas tortas, precisou do Rafinha sair para dar lugar a Arrascaeta. O uruguaio matou a pau, sendo um dos melhores em campo. Ao lado dele, Ábila, o matador azul, o tanque!

Aproveito para pedir aos cornetas de plantão que parem de perseguir Arrascaeta e Ábila. Precisamos muito deles, que juntos, fazem o time mais forte. Com toque de bola refinado de Robinho e a inteligência de Sóbis, envolvemos o Corinthians e saímos vencedores. Vacilamos, sim, defensivamente. Dois gols que podíamos ter anulado. Principalmente considerando que levar gol de Rodriguinho, um jogador baixo, é para acender a luz do "alerta".

O Cruzeiro precisa de sua torcida e, nessa reta final, que precisamos vencer ao menos três jogos, precisamos estar muito próximos do time. Peço que não fiquem chamando a diretoria disso e daquilo. Os descontos aos sócios voltaram e vamos lotar o Mineirão nesses três jogos em casa.

Diante do Corinthians, mostramos que podemos ser muito mais que um simples 13° lugar. Estamos a quatro jogos de um título nacional. Que o Cruzeiro saia da degola o quanto antes e possa abocanhar o penta da Copa do Brasil. Não é impossível, ainda mais se time e torcida estiverem cada vez mais unidos. Podemos engrenar, sim, mesmo que tardiamente.


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

EM DIA DECISIVO, NOMES SURGEM NOS BASTIDORES

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro entra em campo, hoje, às 21h45, diante do Corinthians em busca de uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil, competição da qual é tetracampeão, o maior vencedor, aliás, ao lado do Grêmio. Em meio ao jogo, surgem nomes nos bastidores já visando o ano que vem: o lateral Diogo, do Botafogo, e o atacante Neílton, que pertence ao Cruzeiro e que está no mesmo clube carioca. Ambos teriam sido indicações de Mano Menezes, que quer montar um time com sua cara em 2017.

O Cruzeiro não comenta especulações. Mas no Rio de Janeiro é certa a saída de Diogo do time. O clube carioca procurou o atleta, eleito o melhor do Campeonato Carioca esse ano, e não conseguiu acordo. O contrato dele vai até dezembro desse ano. Isso é indício que Bryan está fora dos planos para 2017. Quanto ao atacante Neílton, que quer ficar no Botafogo, o maior problema é que esse ano o Cruzeiro emprestou o jogador com o clube carioca pagando 75% do salário do atleta. Não vai prorrogar pelo terceiro ano. E Mano acredita que agora ele pode dar retorno ao Cruzeiro. E pode ser indício da saída de outros atletas. Um deles, Willian. Contudo, são boatos de bastidores que vamos ver, se confirmam ou não nos próximos meses. 

JOGO DE HOJE
O Cruzeiro joga por uma bola. É fazer 1 a 0 e fechar. Uma "goleada" por 1 a 0 garante o Cruzeiro nas semifinais da Copa do Brasil, única que ainda podemos conquistar esse ano. Mano convocou 23 atletas. Élber, com lesão na perna, não deve mais jogar esse ano. A notícia boa é que Henrique estão recuperados e vão para o jogo. Provável time: Rafael; Lucas, Bruno Rodrigo, Leo e Edimar; Henrique, Lucas Romero, Rafinha e Robinho; Sóbis e Ábila.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

FLUMINENSE DE ARAQUE!

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA E JOÃO VITOR VIANA

O Fluminense bom mesmo é o do tapetão! Não perde uma causa na justiça! Impressionante como a competência nesse campo é acima do normal. Nem o todo poderoso Flamengo superou o Fluminense na justiça. Tanto que a vitória contestada do rubro-negro, mesmo sendo merecida, haja vista que o gol de Henrique fora mesmo ilegal, foi suspensa. O motivo? Comunicação externa com o árbitro que, mesmo invalidando lance irregular, usou de meios ilícitos para tal. Assim, o Fluminense pede a anulação do jogo, o que é uma vergonha. Mas pelo andar da carruagem, em nada me assustaria se conseguisse. Como disse, nas vias judiciais, o Fluminense é imbatível.

O mesmo não pode se dizer do time, que sucumbiu ao São Paulo, ontem, em casa, de virada. A vitória do time paulista diminuiu a pressão sobre Ricardo Gomes, que balançava no comando. O Cruzeiro, por conseguinte, viu a equipe ultrapassá-lo na classificação, mandando-nos para a 13ª posição. Como custou esse empate ridículo com a Chapecoense! Maldito pênalti e maldita trave! 

Depender de um time de araque é dose. Torcer para os outros é uma piada nesse campeonato, que se mostra cada vez mais estranho. Estranho pelas inúmeras entrevistas hipócritas, como mencionei em post anterior e estranho por tudo que envolve os jogos. Zebras as mais diversas, times grandes na berlinda, árbitros definindo jogos e classificação e muito mais. Aliado a isso estamos ali: perto da zona maldita.

Se quisermos ficar na elite temos que vencer nossos jogos, sermos eficientes. Não quero ver show, quero vitória. Depender de times que devem a Série B infinitas vezes é querer demais. Fluminense, seu time é uma porcaria! Um time de araque! Uma piada! Largue os gramados e dedique-se aos tribunais!

IMPRESSIONANTE A HIPOCRISIA!

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

Esse Brasileiro realmente está manchado. Não pelos péssimos árbitros, não pelos erros grotescos, mas sim pela reclamação nojenta e absurda de dirigentes. Impressionante a tamanha cara de pau desses senhores, que adoram um microfone e que fazem desse instrumento um meio de propagar hipocrisias as mais sórdidas.

O presidente do Figueirense, do Palmeiras, do Flamengo, do nosso rival e tantos outros que amam falar baboseira, para não dizer "merda", na mídia e querem se fazer de vítimas diante de um cenário do campeonato que vai se desenhando. Sempre são eles os que sofrem, sempre são eles que se dizem vítimas da "arbitragem desonesta", do "despreparo dos árbitros" e por aí vai. Mas quando é a favor deles, quando é que se queixam na mídia? Não duvido que alguns desses energúmenos sejam capazes ainda de dizer "já fomos muito prejudicados, estava na hora de ser ajudado". Lamentável. Sim, o Brasileiro está manchado.

Fluminense reclamando de arbitragem. Mas quando o STJD praticamente extinguiu a Portuguesa num rebaixamento vergonhoso, ficou em silêncio. Figueirense jogando uma bolinha de quarta divisão reclamando; Flamengo, beneficiado várias vezes, reclamando; Palmeiras, que foi beneficiado na última rodada, na anterior havia reclamado da arbitragem em jogo do Flamengo. Vergonhoso, vergonhoso, vergonhoso! Todos vítimas, mas todos não passam de farinha do mesmo saco. Querem tudo e para os outros nada. Hipócritas ao extremo. 

Cruzeiro
O Cruzeiro é outro que adora reclamar de arbitragem, muitas vezes com razão, mas que joga somente no comando do dono do apito as responsabilidades pela própria incompetência. A começar pela diretoria, que fez lambança o ano inteiro, literalmente cagando num planejamento. Ao perder Mano efetivou um estagiário e depois contratou, a peso de ouro, um grande incompetente. Diretoria hipócrita também, que não reconhece erros e que possivelmente continuará sendo refém de situações desvantajosas. Ou será que algum dia vão explicar as contratações estranhas de Gino, Gonzalo Latorre e tantos outros que vieram à base de empresários oportunistas? Espero estar errado, mas quem não reconhece seus erros tem a grande chance de repetí-los seguidamente.


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

HORA DE FAZER O BÁSICO




POR: RAPOSO SENSATO


Por que inventar?

Hora de fazer o básico.

Escalar bem, mexer com propriedade.

Não é assim que tem acontecido no Cruzeiro.

Escalação de um ou outro jogador que pouco agrega, além da entrada de outros, ainda piores.

O que Mano vê em Rafinha? 

Enrolou com a bola de novo e pouco ajudou o time.

Lucas, coitado, até começou bem, mas voltou à velha forma em poucos minutos. 

Péssimo.

Se não tem outro lateral, que dê chances ao jovem Kevin ou se improvise.

Mas Lucas não!

E Rafinha?

Olha, pode ser bom jogador, mas prefiro outros.

Ou arma um esquema para o Elber.

Ou para Alisson.

Ou outro jogador, como Arrascaeta, que muitos aqui vem detonando.

Mas que os melhores joguem.

Esses dois, especificamente, não vem rendendo.

Mas o problema, talvez, nem são tão eles.

Porque quem entra está bem pior.

Willian, o que aconteceu com você?

Não está com futebol nem para figurar no banco!

Arrisco-me a dizer que o tempo dele no Cruzeiro passou.

2017 pode usá-lo como moeda de troca enquanto ainda há mercado.

Mano, faça o básico!

Saiba utilizar o banco.

Não vencemos vários jogos, ontem foi um exemplo, também por isso.

Mano não vem sabendo utilizar o que tem de melhor, principalmente quanto a reposição.

Logicamente não é culpa dele o Ábila bater pênalti igual se bate em pelada.

Mas talvez seja culpa dele não por o Robinho para bater.

Ou não escolher outro jogador, mais técnico, para decidir.

Já diria Henrique Fogaça: "Menos é mais".

Mano, não podemos brincar!

domingo, 16 de outubro de 2016

CRUZEIRO DESPERDIÇA CHANCE DE VENCER

POR:JOÃO VITOR VIANA

Não adianta ter volume de jogo, mais finalizações, mais acertos se, no final, a bola não entra. E foi bem assim o jogo entre Cruzeiro e Chapecoense no Mineirão. Um 0 a 0 que não traduz muito o que foi o jogo, mas que mostra o quanto o ataque das equipes não foi bem na partida. Destaque negativo para Ábila, que apesar de ter lutado e buscado o gol, pecou no pênalti. Aliás, com Robinho e tantos outros jogadores mais técnicos em campo, foi uma escolha falha. Outro destaque negativo foi Willian, que mais uma vez mostrou estar numa fase muito ruim e que ser a primeira opção de substituição é também uma falha do treinador. Não deve, hoje, sequer figurar no banco.

O Cruzeiro foi melhor, mas não traduziu os lances em gol. Abusou dos cruzamentos na área tendo o adversário uma zaga alta e competente. Aliás, para quem viu o jogo de casa deve ter até estranhado o excesso de elogios do narrador Jaime Júnior ao zagueiro Neto. Chegou a irritar. Enfim, o Cruzeiro não foi competente na hora de por a bola na "casinha". Ábila teve um pênalti e bateu mal e, depois, ainda chutou na trave de Danilo. 

No segundo tempo o jogo ficou mais nervoso, com os jogadores abusando dos erros por tentarem jogadas individuais. As falhas foram grandes e o resultado foi mais um tropeço em casa. Quem gostou da rodada foi o Palmeiras, que venceu e viu Flamengo e nossos rivais perderem. Abriu oito pontos do terceiro e quatro do segundo. Contagem regressiva para o título. Para o Cruzeiro, uma rodada não tão boa. Apesar de alguns times se consolidarem cada vez mais ali no Z-4, como o Figueirense, vimos a aproximação do Internacional, que saiu da degola. É bom o Cruzeiro abrir o olho e, nos próximos dois jogos (enfrenta Vitória e Atlético-PR fora de casa), traga ao menos quatro pontos a BH. No fim do torneio, a pressão aumenta e só os fortes sabem lidar com isso. Hoje desperdiçamos uma boa chance de descolar dos desesperados. Contudo, continuamos mais juntos que chiclete no cabelo. Haja coração!

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

EITA BRYAN! AGORA SEI PORQUE É RESERVA! RAFINHA, ACORDA!

POR: RAPOSO SENSATO

Gostei de alguns momentos do Cruzeiro, ontem.

Vi uma zaga que não queria brincar, o que é algo bom.

Vi um meio-campo que chegou ao ataque com qualidade. 

Mas também vi pontos de dificuldade.

Quanto à marcação, aquela zona entre Bryan e Bruno Rodrigo foi uma lástima.

Quanto à cobertura do meio, vi um time aberto e sem proteção.

Vi ainda um ataque sem poder de fogo, com Sóbis muito travado e Ábila muito marcado.

Vi ainda um time nervoso, principalmente jogadores decisivos, como o próprio Ábila, além de Robinho, Henrique, Rafinha, Sóbis... 

Pessoal, se o árbitro marca falta, de que adianta reclamar?

Tomar cartão por reclamação é coisa de juninho!

Gostei do futebol de alguns jogadores ontem, como Rafael, Robinho e Leo. 

Detestei a participação do Bryan e do Rafinha. 

Esses não ajudaram em nenhum momento.

Fracos.

Agora sei porque um ficou 20 jogos sem entrar em campo.

Mas ainda investigo o porquê do Rafinha ter ficado em campo 90 minutos.

Ainda não cheguei a uma conclusão.

RODADA CONTINUOU BOA. PENA QUE PECAMOS DIANTE DO PALMEIRAS. DAVA PARA VENCER!

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

Sim, o juiz foi um safado, um idiota, um imbecil, um canalha! Ruim de serviço demais! Inverteu faltas, amarelou todo o time do Cruzeiro e conseguiu desagradar ambos os lados. E olha que ele favoreceu, e muito, o time da casa. Mas nem lá ele foi bem aceito. Senhor Jaílson, que papelão! Mas o que fica de positivo é que ainda assim a gente foi melhor que o Palmeiras, criamos jogadas para lances reais de gol. Mas pecamos na hora "h". Perdemos boas chances com Robinho e Henrique, principalmente, ambas no segundo tempo. Uma bolinha mais caprichada eram três pontos de volta a Belo Horizonte. E como seria bom ter vencido!

Isso porque a rodada foi muito favorável ao Cruzeiro. Sport, Internacional, Santa Cruz, São Paulo e Vitória perderam; Coxa e Figueira empataram... Faltou mesmo a gente ganhar para ser uma rodada perfeita. Faltando oito rodadas para o fim do Campeonato, estamos quatro pontos à frente do primeiro que hoje seria rebaixado: o Internacional. Ou seja, já temos mais uma rodada fora do Z-4. E isso implica em termos que vencer, a todo o custo, a Chapecoense, domingo, no Mineirão. Uma vitória pode nos dar um fôlego que ainda não tivemos nesse Brasileiro. Chegar aos 40 pontos significaria um passo importante para a permanência na elite do futebol. 

Vencendo, a moral celeste aumenta consideravelmente, inclusive, para pegar o Corinthians, no jogo de volta da Copa do Brasil. Decidiremos a vaga no Mineirão e o gol marcado no campo adversário pode ser decisivo para nosso avanço na competição.

Por isso, vamos juntos, lotar o Mineirão, domingo. Vamos por o Cruzeiro cada vez mais para cima, dar moral a esses jogadores que tem honrado nosso manto e mostrar para a imprensa franga qual torcida empurra esse time onde é que ele esteja. Juntos somos mais fortes! Juntos podemos mover montanhas! Juntos o Cruzeiro se torna imbatível, "jamais vencido", como diz o hino. E continuemos a secar nossos adversários diretos. O Coxa pega o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Que perca! O Inter pega o Flamengo, no Beira-Rio: jogo bom para empate. Figueira pega o Palmeiras em casa. Que tropece também! Vitória visita o Sport. Não deve pontuar no Recife. E o São Paulo vai pegar o furioso Fluminense, no Rio. Depois de falarem cobras e lagartos depois da derrota para o Flamengo, vão entrar com tudo diante do combalido Tricolor. E como seria ótimo se esse timinho do Rogério Ceni levasse mais um! Queria muito ver São Paulo e Inter na Série B. Pena que o Figueirense é muito ruim e não consegue reagir. Acho que somente um desses vai para a boca do Leão.

Bom, e que nós façamos nossa parte e vençamos a Chape. Ano passado levamos tinta, com gol de Camilo, lembram? Hora de mostrar quem manda nesse trem! Vamos lá, TREM AZUL!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

RODADA COMEÇOU BEM. PRECISAMOS FAZER NOSSA PARTE

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

Vencer o líder do Campeonato Brasileiro, fora de casa, não é tarefa fácil. Mas passa a ser nossa obrigação fazer isso, devido à nossa posição na tabela. A rodada começou bem, com nossos concorrentes levando ferro. Santa Cruz, para mim, já rebaixado, perdeu em casa para o Corinthians. Mais cedo, o Sport levou um sapeca iáiá da Chapecoense e o Inter, com pênalti duvidoso, escorregou no quiabo e levou tinta do Botafogo. O engraçado é que eles saíram de campo reclamando da arbitragem. Contra o Coritiba, quando eles foram beneficiados, saíram vibrando. Quanta hipocrisia! Bem feito!

Enfim, adversários se dando mal, mas a gente precisa de ir bem. Ate para distanciar dessa região perigosa, que não estamos acostumados, diferente do nosso rival, que já passou por ali até cair. E como foi uma delícia vê-los na sarjeta! Mas agora, que a gente está ali perto, é um "sai saravá" a cada rodada. 

Vamos com tudo diante do Palmeiras, que pelo que jogou contra o América, não põe medo. Logicamente vamos respeitar o adversário, mas podemos vencê-los. Fizemos frente ao Flamengo e só não ganhamos a partida porque tiramos o pé do acelerador e perdemos chances claras de gol, que matariam o jogo. E foi aquele do "quem não faz, leva". Que façamos um bom jogo diante do Palmeiras e que, se possível, tragamos para BH três pontos, o que nos distanciaria demais da rabeira.

Fica aqui um recado aos Colorados: torço, de verdade, para a queda de vocês. E isso há de acontecer!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

NEM É TANTO SONHAR

POR: RAPOSO SENSATO

Sonhar não custa nada...

Ouvi uma vez esse trem numa música.

Possivelmente num samba, em Carnaval no Rio.

E é a mais pura verdade.

Sonhar não custa nada.

Falo isso mirando o próximo adversário.

Não acho que o Palmeiras seja esse bicho papão que desenham.

Jogaram muito mal contra o América e só ganharam pela ruindade do adversário.

Não sei se ganhariam do Santa Cruz com aquele futebol sonolento.

Então, podemos acreditar.

O Cruzeiro não está com a criatividade aflorada e tampouco a confiança despertada.

Mas pode jogar de forma consistente, como fez contra o Flamengo.

E sair com a vitória, talvez um empate.

Só não pode dar o mole que deu contra os cariocas, quando perdeu nos últimos 10 minutos por vacilo.

O Cruzeiro precisa achar uma maneira da engrenagem da máquina dar certo.

Mesmo que jogando de forma morna, sem muito apetite.

Como foi diante da Ponte.

Diante do Palmeiras, nem é tanto sonhar.

É pensar que é possível chegar em Araraquara e fazer o Porco virar janta.

Porque é possível.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

RODADA POSITIVA E MARCA TRÊS VIRTUAIS REBAIXADOS

POR: RAPOSO SENSATO

A 29ª rodada foi ótima para o Cruzeiro. 

Os principais rivais tropeçaram, com a exceção do Inter, que venceu, mesmo na mão grande.

O placar de 0 a 0, que simbolizaria muito bem a pelada que foi o jogo, seria o mais lógico.

Mas o árbitro inventou um pênalti em Valdívia, que ele mesmo reconheceu que não ocorreu.

Bom, águas passadas, a rodada parece ter definido três virtuais rebaixados.

América, Santa Cruz e Figueirense esperam o relógio correr para irem para a Série B.

Situação crítica dos três, em ordem de emergência, aliás.

Já a gente, que foi para décimo segundo, temos que manter o ritmo.

Pelo que vi do Palmeiras, ontem, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Sabendo jogar, podemos voltar com ponto de São Paulo.

Quiçá três.

Não sou ingênuo, nem bobo, nem esperançoso.

Não vivo num mundo paralelo.

Mas sabemos que de lógica, o futebol passa longe.

E temos um time bom, que não deve a vários que estão, inclusive, no G-6.

Ou alguém acha que o Fluminense ou Atlético-PR são melhores que nós?

Vamos com tudo para cima do Palmeiras para ficar, de vez, longe dessa zona chata.

Na minha opinião, há uma vaga ainda no Z-4.

Espero que Inter, São Paulo, Coritiba, Sport, Vitória, Chapecoense disputem fervorosamente essa posição.

Talvez até a Ponte Preta.

Mas o Cruzeiro, esse não.

domingo, 9 de outubro de 2016

NÃO IMPORTA SE O JOGO FOI CHATO. VENCEMOS!

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

Fala, galera! Bom, vencemos a Ponte, subimos na tabela e, agora, que os nossos adversários diretos se engulam. A gente não pode e não merece estar nessa situação. Que o Inter, time que venceu com um gol de pênalti safado fique lá embaixo. A gente não vai ficar ali. Faltam três vitórias e vamos conseguir.

Ontem, na Toca 3, não jogamos bem, de fato. O jogo, em boa parte, foi chato. Mas isso importa? Não. Vencemos. Jogando chato, jogando mal, irritando a torcida ou o adversário no famoso "tik-taka", o Cruzeiro venceu, subiu na classificação e mandou cinco para a rabeira. Logicamente o time tem que manter a sequência e mesmo pegando o Palmeiras na próxima rodada, fora de BH, tem que vencer. Não adianta vencer ontem e depois tropeçar. Aí volta toda a pressão de novo! Temos que não só bater o Palmeiras, quinta, como depois a Chapecoense, no domingo. É descolar, é desgarrar desse pelotão da rabeira o quanto antes. Que o São Paulo, Inter, Coxa, Sport, Vitória, Figueira e, para mim, os já rebaixados América e Santa Cruz, se engalfinhem por ali.

Bom, voltemos ao jogo. O Cruzeiro teve mais volume de jogo que a Ponte e mesmo criando poucas jogadas de gol, soube aproveitá-las. Tenho minhas dúvidas se alguns impedimentos anotados contra o Cruzeiro fora, de fato. O gol de Ábila foi, de fato, irregular. Mas outros lances me deixam até agora com a pulga atrás da orelha. No primeiro tempo, vimos um Cruzeiro de toque de bola excessivo, jogando nas costas do lateral Reinaldo. Por ali nasceu o gol, em belo cruzamento de Sóbis, que Ábila finalizou com força. Houve ainda uma chance com Robinho, que parou em Aranha. No segundo tempo, o goleiro da Ponte voltou a fazer boa defesa em cabeçada de Sóbis, quase viu Rafinha marcar um gol do meio da rua e sucumbiu ao belo chute de Robinho, que ampliou o placar para 2 a 0 e sacramentou o resultado. 

Mano optou pelas entradas de Elber, Alisson e Willian. O homem do bigode pouco tocou na bola, Alisson idem. Elber entrou alternando altos e baixos. Não gostei das alterações. Mas como disse, o time venceu e é isso que importa. Não é hora de cobrar show. O ingresso foi pago para ver resultado e se fosse 1 a 0 seria goleada. Como disse João Vitor Xavier, o Cruzeiro precisava de cinco goleadas por 1 a 0. Venceu duas partidas e faltam três. Vamos juntos nessa tarefa de tirar o Cruzeiro dessa região perigosa!

OBSERVAÇÃO: Atrás de mim, ontem, no  Mineirão, estava um senhor de idade, no auge do álcool, que bradava a todo o estádio que ele tinha vencido o jogo. "Eu ganhei o jogo, eu ganhei o meio de campo", repetiu inúmeras vezes. Ao final, disparou "manda para mim que eu faço o terceiro". Meu senhor, até acredito que a telepatia sua tenha ido de encontro à do nosso treinador, mas o senhor, com mais de 70 anos e bêbado, possivelmente não teria força para dar um pique de 10m. Não daria para o senhor fazer o terceiro gol. Faça igual a mim: jogue uma pelada de baixo nível aos domingos, beba durante a pelada e seja feliz!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ENTRAMOS NO Z-4. ENTÃO, QUE A GENTE SAIA DE LÁ LOGO!

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

Eita, lelê! Não era isso que eu queria. Sequei esse Inter até onde pude, mas esse trem foi lá e ganhou do Coxa. Na bacia das almas, é verdade. Mas venceu e subiu posições. Nos passou e nos mandou para a 17ª posição. De modo algum outro resultado que não a vitória interessa diante da Ponte, no Mineirão.

A pressão aumentou. E agora, pessoal? Vamos abraçar o time e ir junto para conquistarmos os mesmos três pontos do Internacional. Quem sabe a gente passe o terrível São Paulo, mandando esse time nojento para o Z-4? Que bom seria! Odeio o São Paulo!

Vamos empurrar o Cruzeiro para cima da Macaca. A gente não pode empatar. Um empate tira, sim, a gente da degola. Mas a pressão continua. E o que menos queremos é isso. Queremos vencer, aproximar o quanto antes dos 45 pontos e respirar daqui algumas rodadas. Não dá para ficar nessa gangorra do capeta! Hora de vencer e mandar outros times para os quintos dos infernos!

Vamos, Cruzeiro! Tetracampeão brasileiro!

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A CHANCE DE SUBIR

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro tem a chance de subir quatro posições nessa rodada. Vencer a Ponte Preta é primordial, já que estamos em 16º.  Sport, São Paulo e Vitória tropeçaram. Coxa joga hoje contra o Internacional e um empate é o melhor placar. Caso o Inter vença e a gente também, apesar do time gaúcho subir na tabela nos beneficiaria, uma vez que, vencendo, passaríamos o Coxa.

Bom, mas precisamos vencer. E não importa se for por meio a zero. Precisamos, muito, desses três pontos. O campeonato está finalizando e precisamos, imediatamente, chegar aos 45 pontos. Se possível, mais que isso, por precaução. Apesar de apenas um time ter caído com essa pontuação, não é bom arriscar. Hoje, o sexto colocado, o Atlético-PR, já atingiu essa pontuação.

Além de vencermos, vamos, sim, secar nossos rivais. Não é demagogia. Temos que vencer e torcer contra os que estão lá embaixo. Uma vitória do Botafogo hoje não seria mal. Mas vai lá saber se isso será possível. Já meio que de férias, a chance disso ocorrer não é tão grande. Mas vamos torcer pelo ex-time de Ricardo Gomes. Aliás, que troca, hein? Foi para o São Paulo e corre um risco grande de queda. E como seria bom ver o São Paulo na Série B!

Bom, focando no Cruzeiro: é preciso vencer. O clima nos treinos está bom. Alto astral, por sinal. Que isso se reverta em campo. E uma dica: não é porque goleamos no turno que o jogo vai ser fácil. Aliás, a Ponte, que para mim cairia para a Série B, está bem sossegada ali com seus 39 pontos. Mais seis ou sete e se livra da queda.

Hora do Cruzeiro mostrar sua força e chegar aos 36 pontos. Força, time! Vamos juntos, empurrar esse time! Zerooooo!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

A PRIMEIRA LUTA DO CRUZEIRO É CONTRA ELE MESMO

POR: JOÃO VITOR VIANA

A rodada terminou ontem e dois times que brigam ali embaixo se ferraram bonito. América e Santa Cruz, ao meu ver, assinaram o rebaixamento e dali não saem mais. Já o Coxa, que bateu o América por 3 a 0, parece ter acordado na reta final e não vai se entregar fácil. A vitória levou o time paranaense aos 36 pontos, três a mais que o Cruzeiro, que precisa, mais do que nunca, bater a Ponte na próxima rodada.

A primeira luta é contra nós mesmos. Dependemos somente de nós para nos mantermos na Série A. Precisamos conquistar os pontos necessários e nos planejarmos para 2017. Mas para fazer o dever de casa, a gente precisa de raça e dedicação. Não precisa jogar bonito.

Alguns desfalques certos para a partida são Arrascaeta, convocado, Manoel e Ariel, suspensos. Romero e Leo entram no time. Rafinha vinha sendo titular e isso não muda.

Ontem o Coxa bem que podia ter tropeçado do Mequinha... Mas pedir ajuda a quem mais precisa da sorte, parece pedir demais. Vamos juntos, somente com o Cruzeiro!

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

FALTAM 12! E DANE-SE O BOM FUTEBOL. QUERO OS PONTOS!

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

Ah, galera! Vamos lá! Muita gente manda e-mail reclamando do bom futebol, que o time está jogando mal, que isso é complicado. Cara, complicado é cair. Importante é vencer. Quem se importa em vencer dando show é quem está isolado na liderança. Ou, talvez, nem esse. O importante, no futebol, é vencer. Se jogou bem ou não, não interessa. O que fica registrado são os pontos. Ponto.

O Cruzeiro fez sua parte e venceu o Grêmio, que por um bom tempo esteve brigando pelo título brasileiro. Agora quer apenas terminar bem o campeonato. Está quase de férias, esperando o tempo passar e os pontos chegarem, mesmo que minguados.

Já a gente precisa vencer e conquistar pontos. Faltam 12 e, assim, entrar de férias pensando no ano que vem, em ajustar o time, em dispensar uma galera ruim, em se reforçar e a voltar a disputar os mais importantes títulos do Brasil e, posteriormente, os internacionais.

Dane-se o bom futebol! Quero o Cruzeiro vencendo. Passamos quatro jogos sem vencer e entramos na zona perigosa. A vitória sobre o Grêmio nos tirou um pouco a corda do pescoço, mas nada que a gente possa achar que está tudo bem. Temos que continuar abraçando o time e, juntos, fazermos nossa tarefa e conseguir os pontos. Torcedor, não cobre mais do que o time pode render agora. Cobre tão somente o resultado!

Queremos conquistar pontos. Jogando feio, bonito, fazendo gol de caneça, de orelha, de nariz, de joelho... não importa. O que queremos é vencer. E fizemos isso diante do Grêmio. E está bom demais.