domingo, 11 de janeiro de 2015

SANTOS E FLUMINENSE: QUEM QUISER CONTRATAR TEM QUE IR LÁ PRIMEIRO

POR: JOÃO VITOR VIANA

2015 começou com uma situação inusitada para dois clubes: Fluminense e Santos. O primeiro teve seu contrato com a Unimed rescindido enquanto o Peixe anda de mal a pior com suas contas. São, hoje, os dois clubes mais propensos a liberar jogadores para desinchar a folha salarial.

O Fluminense um pouco menos que o Santos. O Peixe, hoje, é o time que está liberando todo mundo. Foi assim com Damião, deverá ser assim com Mena. Além disso, Aranha está insatisfeito e pode estar de malas prontas para o Palmeiras e Arouca já entrou na justiça contra o clube para ter seus direitos e ir para onde quiser, possivelmente também para o Palmeiras. De lá vieram dois para o Cruzeiro e, se precisar de mais alguma posição, acredito que lá e no Fluminense que a gente deve olhar.

Santos e Fluminense não têm planejamento há anos. E olha que o Peixe já fez vendas milionárias, como Ganso, Neymar, Diego e Robinho. Mesmo com toda essa fortuna anda de mal a pior, atrasando salários e podendo perder seus principais jogadores. Até agora, contratou apenas um jogador e a previsão é que não contratará ninguém de impacto.

Para fugir desse território maldito de dívidas, onde o Botafogo, por exemplo, mergulhou de cabeça, os times paulista e carioca tentam se reestruturar como podem. Diferentemente deles, em Minas Gerais vê-se uma outra realidade. Não de mina de dinheiro, mas de organização. Em breve, o Palmeiras será um time grande novamente. Alexandre Mattos já começou a agir por lá. Hoje deu um chapéu em todo mundo e anunciou o atacante Dudu, ex-Cruzeiro, que era disputado por São Paulo e Corinthians. Em breve deverá anunciar Arouca e Aranha.

Futebol se faz com planejamento. E quando não há, na temporada seguinte ou até na mesma, clubes organizados tiram seus principais atletas com a maior facilidade. Hoje, Santos e Fluminense são os polos mais fracos da Série A. Cruzeiro e demais clubes organizados: se estiverem precisando de algum jogador, primeiro olhar para esses clubes. Lá estará o bom e "barato".

Nenhum comentário: