quarta-feira, 30 de abril de 2014

E DEU CRUZEIRO

Raposa joga muito no segundo tempo, envolve o adversário e mostra que a Bestia Negra tem que ser temida

POR: MARCÃO ANTI-GALO

O Cruzeiro jogou como Cruzeiro no segundo tempo da partida contra o Cerro Porteño, ontem, no Paraguai. Depois de um primeiro tempo xôxo, em que foi envolvido e por pouco não levou um gol, o Cruzeiro mudou na segunda etapa, criou oportunidades e marcou duas vezes, garantindo uma vaga nas quartas-de-final.

No primeiro tempo, o Cruzeiro perdeu o meio-de-campo. A marcação de Lucas Silva e Henrique foi boa, mas não o suficiente. A bola saía sem qualidade para o ataque, muito pelo fato da fraca atuação de Ricardo Goulart. No segundo tempo, Everton Ribeiro cresceu no jogo e supriu a deficiência do companheiro de criação, que continuou sem jogar bem. As mexidas de Marcelo Oliveira surtiram efeito: Dagoberto entrou bem na vaga de Willian e Borges deu uma melhor dinâmica ao ataque, mesmo sem finalizar.

Melhor no segundo tempo, o Cruzeiro chegou em algumas oportunidades. Mas abriu o marcador minutos depois de ficar com um jogador a menos. Em jogada idiota, Bruno Rodrigo acabou expulso justamente. Quase prejudicou o time. Mas Dedé, o melhor em campo, supriu a falta de inteligência de Bruno Rodrigo. Fez o gol que abriu o marcador e garantiu a defesa, sendo o melhor em campo.

Nos minutos finais, Dagol ainda aumentou, em belo chute de fora da área. Placar final: Cerro 0 x 2 Cruzeiro. Vamos pegar o San Lorenzo nas quartas de final já na próxima quarta-feira. O time argentino tirou o Grêmio, nos pênaltis, por 4 a 2, depois de perder no tempo normal por 1 a 0. O Cruzeiro vai decidir em casa por ter feito melhor campanha na primeira fase.

CONFIANÇA NO ATAQUE

Após o empate por 1 a 1 na partida de ida contra o Cerro Porteño, disputada no Mineirão, com gol de Samudio aos 49 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro entra em campo nesta quarta-feira, às 22h, no Estádio General Pablo Rojas, precisando fazer gols para seguir na Libertadores. Pode parecer missão complicada, mas o time celeste tem a seu favor o fato de ter o melhor ataque da competição com 13 gols, ao lado do Leon, que já foi eliminado. Por isso, os jogadores mostram confiança em atingir a meta.

O time de Marcelo Oliveira classifica-se com vitória simples ou empate desde que marque ao menos dois gols. Uma nova igualdade em 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis e o empate em 0 a 0 favorece o time da casa. Em virtude disso, o próprio goleiro Fábio, responsável por evitar os tentos adversários, alerta para a necessidade de o time jogar para frente mesmo atuando longe de seus domínios e usa sua principal característica que é a força ofensiva. 

"Temos que jogar. Não podemos ir pensando em marcar e conseguir um gol por acaso. O Cruzeiro é grande, vitorioso, pode jogar em qualquer lugar, em qualquer estádio, independentemente do adversário. O grupo está muito confiante, mas sabemos que é dentro de campo que as coisas são resolvidas. Com a qualidade do grupo, tenho certeza que podemos ficar muito próximos do resultado esperado", afirmou o capitão celeste. 

Uma das apostas para balançar as redes e definir a partida a favor do time estrelado é o meia-atacante Júlio Baptista. Além da vasta experiência internacional, o camisa 10, que tem atuado como centroavante, mostrando seu faro de gols. Ele é o principal artilheiro do time na temporada com seis tentos. Na Libertadores, porém, só marcou uma vez, contra o Defensor Sporting e espera voltar a balançar as redes. "Quanto mais melhor. Mas vai ser um jogo difícil, temos que estar preparados e acho que um 1 a 0 já estaria de bom tamanho", disse. 

Nos sete jogos disputados pela Libertadores até o momento, o time celeste só deixou de marcar em um deles, quando enfrentou o Defensor Sporting fora de casa, enquanto o time paraguaio sofreu gols em todas as partidas. Por outro lado, a campanha do Cruzeiro como visitante é inconstante, com uma vitória e duas derrotas, e a do 'Ciclón' é extremamente positiva, com 100% de aproveitamento até agora. 

Além do ótimo retrospecto em casa, o Cruzeiro terá que superar um adversário bem acertado e que será praticamente o mesmo do Mineirão. Satisfeito com o desempenho da equipe, o técnico Francisco Arce decidiu manter a equipe. E assim como já havia acontecido no jogo da ida, o time paraguaio deverá chegar melhor fisicamente, pois todos os jogadores foram preservados pelo treinador na última rodada do torneio apertura.

Outro obstáculo virá do lado de fora. Empolgada com o bom resultado conquistado fora de casa, a torcida paraguaia esgotou todos os 25.500 ingressos colocados à venda ainda na noite de segunda-feira e promete lotar o Estádio Pablo Rojas, também conhecido como "La Olla Azulgrana", para empurrar o time em busca do sonho do primeiro título da Libertadores.

Apesar de reconhecer as adversidades, o lateral direito Ceará acredita que o time não pôde se deixar influenciar pela pressão das arquibancadas. "Todos os jogos são batalhas, são grandes desafios, a gente tem que fazer o nosso futebol dentro de campo. O extracampo não cabe a nós, temos que jogar tudo em campo e acho que temos condição de fazer um gol, conseguir o resultado e, consequentemente, a classificação", destacou.

Para o ataque, o técnico Marcelo Oliveira terá dois reforços importantes que não puderam atuar na primeira partida. O meia-atacante Ricardo Goulart, com dores musculares, perdeu o primeiro jogo e já voltou contra o São Paulo no fim de semana. Completamente recuperado, ele será titular nesta quarta. Já o atacante Dagoberto ficou mais tempo fora se tratando de lesão, mas também está à disposição do treinador. A condição dele ainda é uma incógnita e o mais provável é que comece no banco de reservas.

Outro reforço para o treinador como opção de banco é o volante Nilton, que não atuou nos últimos três jogos em função de uma suspensão imposta pela Conmebol por causa da expulsão diante do Defensor Sporting. Assim, com o time completo e mais descansado em relação ao primeiro jogo, o treinador espera conquistar a vaga para as quartas de final da Libertadores em partida que já ficará marcada na história do clube.

Com 556 jogos pelo Cruzeiro, o goleiro Fábio mais uma vez será titular nesta quarta-feira e se igualará a Raul Plassmann como o arqueiro que mais vezes entrou em campo na história do clube e o quarto jogador em toda a história. Após a partida, ele ficará atrás apenas de Zé Carlos, com 633 partidas, Dirceu Lopes, 610, e Piazza, com 566.

FONTE: UOL

BORGES NA MIRA DO PALMEIRAS

O Palmeiras levou um duro golpe ao perder Alan Kardec para o São Paulo. Depois de não evoluir na negociação com o seu camisa 9, o Alviverde viu seu principal atacante partir rumo ao Morumbi. Para compensar a perda, o clube paulista tem um lista de alvos para ocupar o posto de centroavante. Borges, do Cruzeiro, é um dos que interessa.

Alvo antigo do Palmeiras, Borges foi procurado no ano passado, antes de a equipe fechar com Kardec. Porém, o Cruzeiro não abriu mão de seu goleador e ele foi peça importante na conquista do Campeonato Brasileiro. Agora, fontes ligadas ao clube paulista admitem que o Verdão espera uma definição do caminho celeste na Copa Libertadores para tentar um acerto com o jogador. A primeira opção seria a de empréstimo, mas a Raposa deve exigir uma compensação financeira para liberar o atleta, de 33 anos, antes do fim de seu contrato.

O atacante Borges ocupa a reserva do time de Marcelo Oliveira. Ele sofreu uma lesão muscular no início de fevereiro e, após dois meses parado, voltou na condição de suplente. Desde então, a única partida como titular foi diante do Bahia, quando os principais jogadores foram poupados. Júlio Baptista é o titular no comando de ataque.

A reportagem apurou que realmente o Cruzeiro ainda não foi procurado pelo Palmeiras. Contudo, o Alviverde tem pressa para fechar a lista de possíveis reforços para a sequência do Brasileiro e da Copa do Brasil. A diretoria do Palmeiras passou a tarde reunida nessa quarta-feira. 

RESUMÃO DE QUARTA

JB: CONFIANÇA TOTAL
Depois de empatar por 1 a 1 no Mineirão, o Cruzeiro se classificará para as quartas de final da Copa Libertadores se houver igualdade com pelo menos dois gols marcados no reencontro com o Cerro Porteño, nesta quarta-feira, às 22h, em Assunção. Entretanto, Júlio Baptista “descarta” pensar em novo empate e adota discurso com foco em uma vitória no estádio General Pablo Rojas. “É um jogo bastante parecido com aqueles contra Universidad de Chile e Real Garcilaso (em que o Cruzeiro teve obrigação de vencer para chegar às oitavas de final). A gente sabe que tem de ganhar. Não há outra possibilidade. É só ganhar e ganhar”, afirmou o camisa 10.

CRUZEIRO FECHA PREPARAÇÃO
O Cruzeiro treinou na noite desta terça-feira no estádio General Pablo Rojas, em Assunção, local da partida contra o Cerro Porteño, nesta quarta, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Os jogadores fizeram um treino recreativo e Dagoberto participou normalmente da atividade. Ele está recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, sofrida antes do primeiro jogo contra o Cerro, mas deve ser opção no banco de reservas para o duelo no Paraguai. Na segunda parte do treino em Assunção, o técnico Marcelo Oliveira comandou uma atividade de bolas paradas, da qual Dagoberto ficou fora. Já Willian, provável titular, participou de todo o treinamento. O Cruzeiro deve ir a campo com Fábio, Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Henrique e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Júlio Baptista.

PÊNALTIS: CRUZEIRO SE PREVINE
O Cruzeiro se prepara para buscar a classificação no tempo normal diante do Cerro Porteño, nesta quarta-feira, mas o técnico Marcelo Oliveira já se preveniu quanto à possibilidade de a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores ser decidida em disputa de pênaltis. No fim do treinamento os jogadores treinaram cobranças na marca da cal. Quase todos os titulares foram testados contra os goleiros Fábio e Elisson. Os zagueiros Dedé e Bruno Rodrigo, o volante Henrique, os meias Ricardo Goulart e Everton Ribeiro e os atacantes Willian e Júlio Baptista treinaram cobranças de pênalti. Dagoberto, que deve iniciar no banco de reservas, também se arriscou, mas já mais no fim da atividade. “Se precisarmos, temos muitos jogadores que batem bem os pênaltis. Estamos todos tranquilos. A maioria bateu bem aqui, mas jogaremos para buscar a vitória sem precisar de pênaltis”, destacou o zagueiro Bruno Rodrigo.

LA OLLA: ESTÁDIO PRECÁRIO
O “padrão Fifa” que o Cruzeiro encontra no Mineirão está muito distante dos jogadores quando a equipe tem atuado fora de casa nesta edição da Copa Libertadores. Agora no Paraguai, a Raposa enfrentará mais um estádio com condições precárias. O duelo com o Cerro Porteño, nesta quarta-feira, às 22h, será disputado no Estádio General Pablo Rojas, conhecido como “La Olla”, ou a panela em português. Com capacidade para 25 mil torcedores, o palco do confronto decisivo pelas oitavas de final apresenta vestiários pequenos e com estrutura ruim. Durante o treinamento do Cruzeiro, na noite dessa terça-feira, havia refletores apagados em todas as quatro torres do estádio, além de uma queixa de que uma das traves estaria “torta”. Sobre o gramado, os jogadores avaliaram como “alto”.“A trave não chega a ser torta. O gol aqui tem um desnível em relação ao restante do campo, mas nada que não possamos superar”, analisou o goleiro Fábio. “Todos estamos cientes das dificuldades, sobre gramado e pressão da torcida. Sabemos que é uma decisão e todos estão cientes de que podemos sair com um resultado positivo”, acrescentou.

terça-feira, 29 de abril de 2014

VAI SER NO SOFRIMENTO, NA RAÇA, NA TRANQUILIDADE OU NÃO VAI SER?

POR: RAPOSO SENSATO

O Cruzeiro joga sua sorte, amanhã, no Paraguai.

De um lado, um time tradicional, o Cruzeiro. 

Do outro, um menos, sem Libertadores, o Cerro.

Contudo, se igualam em campo: o Cruzeiro é mais técnico, eles jogam com a torcida.

Para o torcedor da Raposa, não importa o resultado do jogo, contudo, que avancemos.

Não importa se for na raça, na tranquilidade ou no sofrimento.

Até nos pênaltis!

Mas que classifique.

Para o torcedor, o que vale é sempre passar de fase, até chegar à final e levantar o caneco.

Torcedor é movido pela paixão.

Torcedor é a humanização da paixão até mesmo quando o ser humano mais parece um animal.

Mas para a classificação acontecer, o Cruzeiro terá que jogar, partir para cima, fazer gol.

Se ninguém marcar, passa o Cerro.

E não é isso que os oito milhões de torcedores celestes esperam.

Se Shakespeare perguntasse hoje: ser ou ou não ser, hein a questão, o cruzeirense falaria: ser. 

Ser classificado hoje, para ser campeão amanhã.

Mas uma coisa de cada vez.

Que o Cruzeiro mostre força, tradição, o poder da Bestia Negra!

E realmente não importa como, importa o final.

Não pensamos em desclassificação.

Pensamos em só como podemos avançar mais e mais.

E vamos!

JÁ NO PARAGUAI, DELEGAÇÃO FOI COM DAGOL

Com a presença do atacante Dagoberto, o Cruzeiro embarcou na manhã desta terça-feira para o Paraguai. A delegação celeste viajou em um avião fretado, que deixou o Aeroporto de Confins por volta das 8h. O desembarque em Assunção é previsto para às 11h (10h na capital paraguaia).

Os jogadores celestes receberam o incentivo de poucos torcedores, que levaram faixas demonstrando confiança na classificação. “Em todos os seus jogos o Cruzeiro jogou pela glória. Contra o Cerro Porteño joga pela vida. Vencer é continuar vivo na Libertadores’2014”, dizia uma das faixas. "O apoio é fundamental. Isso motiva para classificação", destaca o diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos. 

Às 19h, o técnico Marcelo Oliveira comanda um treino no local da partida, o estádio General Pablo Rojas. Depois de desfalcar o Cruzeiro nos últimos três jogos, Dagoberto, que voltou a treinar com bola nessa segunda-feira, pode ser a novidade no jogo decisivo no Paraguai.

O Cruzeiro enfrenta o Cerro Porteño nesta quarta-feira, às 22h, pelo jogo de volta da Copa Libertadores. Para avançar às quartas de final, o time celeste precisa vencer o Cerro Porteño ou empatar com pelo menos dois gols marcados. Caso haja empate por 1 a 1, a vaga será decidida em disputa de pênaltis. Igualdade sem gols classificará a equipe paraguaia.

A Raposa entrará em campo no estádio General Pablo Rojas com: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Henrique e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian (Dagoberto); Júlio Baptista.

Jogadores que viajaram ao Paraguai

Goleiros: Fábio e Elisson
Laterais: Ceará, Samudio, Mayke
Zagueiros: Dedé, Bruno Rodrigo e Léo
Volantes: Lucas Silva, Henrique, Nilton e Tinga
Meias: Everton Ribeiro
, Marlone, Willian e Ricardo Goulart
Atacantes: Júlio Baptista, Dagoberto, Luan e Borges

CHEGADA
Depois de cerca de três horas de viagem, a delegação do Cruzeiro desembarcou em Assunção, na manhã desta terça-feira, por volta das 11h. Poucos torcedores recepcionaram os jogadores do time celeste, mas houve festa quando o avião pousou. O voo da equipe foi acompanhado por 42 torcedores, que cantaram em incentivo à Raposa.

Na noite desta terça, o técnico Marcelo Oliveira comanda um treino no estádio General Pablo Rojas, local da partida. Depois de desfalcar o Cruzeiro nos últimos três jogos, Dagoberto, que voltou a treinar com bola nessa segunda-feira, pode ser a novidade no jogo decisivo no Paraguai.

RESUMÃO DE TERÇA

MARCA QUE MARCA!
Em sua décima temporada consecutiva como titular do Cruzeiro, Fábio se tornará, nesta quarta-feira, o goleiro com mais jogos disputados pelo clube. No duelo com o Cerro Porteño, em Assunção, o capitão da equipe atual igualará Raul Plassmann, que defendeu a Raposa em 557 partidas, entre as décadas de 60 e 70. “Eu fico feliz pela oportunidade de estar há tanto tempo no Cruzeiro. É uma marca expressiva que demorou muitos anos para chegar próximo. Espero que com vitória para concretizar essa marca”, observou Fábio.

BENDITO GOL!
Foi de Samudio o gol que, nos acréscimos do segundo tempo, garantiu ao Cruzeiro o empate com o Cerro Porteño, por 1 a 1, no Mineirão, na primeira partida das oitavas e final da Copa Libertadores. As equipes se reencontrarão nesta quarta-feira, às 22h, em Assunção. No novo duelo, o lateral-esquerdo paraguaio sonha em voltar a balançar as redes e eliminar os compatriotas. “Estou sonhando todas as noites com isso, marcar um gol e deixar fora uma equipe paraguaia. Estou defendendo isto aqui (aponta para o escudo do Cruzeiro). O Cruzeiro me dá o de comer e também para minha família. Tenho de ser profissional. Se tiver de marcar um gol e deixar uma equipe paraguaia fora, será bem-vindo”, afirmou o camisa 23.

#SOMOSTODOSMACACOS
Os jogadores do Cruzeiro aderiram à campanha de apoio ao lateral-direito Daniel Alves. Alvo de ato racista da torcida do Villarreal, o jogador do Barcelona comeu uma banana atirada no gramado durante partida válida pelo Campeonato Espanhol. Em solidariedade ao atleta brasileiro, os cruzeirenses posaram com bananas no vestiário da Toca da Raposa II. A foto foi divulgada pelo zagueiro Dedé, que escreveu: "#FamiliaCruzeiro esta contigo contra esses idiotas Racistas #somostodosmacacos #somostodosiguais #diganaoaoracismo #racismonão #bananaaaaaa". Os jogadores da Raposa vivenciaram outro ato de racismo no futebol em 2014, contra o volante Tinga, em partida no Peru, diante do Real Garcilaso, pela fase de grupos da Copa Libertadores.

BOM RETROSPECTO NO PARAGUAI

O torcedor cruzeirense que se apega à história do clube tem um motivo a mais para confiar na classificação do Cruzeiro às quartas de final da Libertadores, nesta quarta-feira, às 22h, contra o Cerro Porteño, em Assunção. A equipe celeste jamais perdeu para paraguaios na Libertadores, mesmo jogando fora de casa.

Mais do que isso, em todas as oportunidades a Raposa conseguiu um resultado que seria suficiente para classificá-la nesta quarta. Foram cinco jogos, com quatro vitórias e um empate por 2 a 2, resultado que favorece ao time de Marcelo Oliveira desta vez.

Geovanni e Jairzinho são os artilheiros cruzeirenses em confrontos contra paraguaios fora de casa, ambos com dois gols marcados. Para se classificar às quartas de final da Libertadores, nesta quarta, o Cruzeiro precisa de uma vitória simples ou empate com mais de dois gols. Igualdade por 0 a 0 dá a vaga ao Cerro, e por 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis.

Os jogos do Cruzeiro no Paraguai pela Libertadores:


1976 – Luqueño 1 x 3 Cruzeiro
Gols de Roberto Batata, Nelinho e Jairzinho

1976 – Olimpia 2 x 2 Cruzeiro
Gols de Jairzinho e Darci

2001 – Olimpia 3 x 4 Cruzeiro
Gols de Geovanni (2), Jorge Wagner e Alessandro

2008 – Cerro Porteño 2 x 3 Cruzeiro
Gols de Thiago Heleno, Marcelo Moreno e Ramires

2011 – Guaraní 0 x 2 Cruzeiro
Gols de Thiago Ribeiro e Ortigoza

segunda-feira, 28 de abril de 2014

EMPATE AMARGO

Apesar de atribuírem ao erro da arbitragem o empate sofrido no final da partida com o São Paulo, neste domingo, em Uberlândia, os jogadores do Cruzeiro admitiram que houve falha de marcação. O zagueiro Bruno Rodrigo, que foi o pivô do lance, criticou o árbitro e lamentou o vacilo da defesa celeste.

"Infelizmente em uma falta que não existiu, na minha opinião, e infelizmente também tomar um gol em uma falha de marcação nossa. Teve o erro do juiz, mas foi um erro de posicionamento nosso", afirmou o zagueiro.

Ele também valorizou o desempenho da equipe e projetou o duelo contra o Cerro Porteño, pela Libertadores, na próxima quarta-feira, em Assunção. "Acho que valeu pelo empenho de todos, agora é descansar, colocar a cabeça no lugar. Quarta-feira tem um jogo importantíssimo, aqui já passou, não volta, tem que pensar na sequência de jogos", destacou.

Também já pensando no jogo contra os paraguaios e nos próximos compromissos do Cruzeiro na temporada, o volante Nilton disse que o revés no fim tem que servir de lição para o time celeste, que já viveu situação parecida contra o Defensor Sporting, no Mineirão, quando cedeu o empate em 2 a 2 que deixou o time em situação complicada na Libertadores.

"Ali o Antônio Carlos teve uma felicidade de cabecear na grande área, são alguns erros que no começo está até tranquilo, vamos suportar, mas mais para frente não pode repetir, porque pode acontecer em jogos cruciais", afirmou o volante.

O camisa 19 admitiu o sabor "muito amargo" pelo empate sofrido praticamente no último lance da partida. "Tem que rever isso ai para não acontecer novamente, infelizmente aconteceu hoje. Mas a equipe se portou bem, foi uma partida digna de dois times grandes e agora tem que mudar a chavinha para a partida de quarta contra o Cerro", observou.

Como empatou em 1 a 1 na primeira partida disputada em casa, o Cruzeiro precisa de uma vitória simples no Paraguai. O empate só dá a classificação se a equipe de Marcelo Oliveira marcar dois gols ou mais. O 0 a 0 classifica o time da casa e novo 1 a 1 leva a decisão para as penalidades.

RESUMÃO DE SEGUNDA

MARCELO: "LAMENTÁVEL"
"Este lance decidiu o jogo. Faltava um minuto, o Bruno Rodrigo estava de costas, dificilmente vai fazer uma falta de costas. A gente quer ver de novo o lance, mas, segundo o próprio Bruno, ele sofreu a falta primeiro. Por mais que a gente tenha errado na marcação do Antônio Carlos, se não tem a falta, acabaria o jogo e teríamos dois pontos a mais, que seriam fundamentais”, lamentou Marcelo Oliveira".

JÚLIO BAPTISTA: "EXPLICAÇÕES"
"Cada um tem uma forma de expressar ou comemorar, eu tenho um respeito grande pelo São Paulo, foi um clube que praticamente me projetou para o futebol. Por respeito, eu não celebrei”, disse o jogador, que completou observando a atuação da Raposa no empate. O importante é que o Cruzeiro fez um grande jogo, jogou muito bem, infelizmente levamos um gol no final do jogo que sai com um gosto amargo, mas o mais importante de tudo é que fizemos um grande jogo".

FÁBIO: "RECLAMAÇÕES"
"É brincadeira, duas faltas que ele não deu. Uma no Henrique e depois, na sequência, o Bruno estava aqui protegendo a bola, o Luis Fabiano atrás, como que ele vai segurar? Pelo amor de Deus. Ai acontece isso aí, no desespero, uma bola parada, eles fazem o gol e são dois pontos que não voltam mais por causa de um erro bobo do juiz". 



domingo, 27 de abril de 2014

FICOU NO QUASE

Cruzeiro domina a partida, mas recua cedo demais. São Paulo vai para cima e empata no último minuto

POR: MARCÃO ANTI-GALO

O Cruzeiro foi castigado no final da partida de novo. Não bastasse já ter ocorrido isso na Libertadores, diante do Defensor, no Mineirão, o Cruzeiro repetiu o mesmo erro, recuou no final do jogo e não soube manter a vantagem que tinha no placar. 

Na frente, com gol de Julio Baptista, de falta, o Cruzeiro, aos 48min do segundo tempo deu ao São Paulo a chance do empate, e ele não desperdiçou. Bola parada, cabeçada, gol de Antônio Carlos.

A torcida presente ao Parque do Sabiá ficou com o gosto do quase. O tabu de uma década se mantém. Infelizmente o Cruzeiro não consegue vencer o São Paulo.

Podíamos ter chegado aos seis pontos, ter disparado na liderança do Brasileiro. Fica o aviso para o jogo de quarta. Recuar cedo demais traz o adversário para cima... e aí... é um Deus nos acuda!

Pare com isso, Marcelo!

PARA BUSCAR O TETRA, CRUZEIRO TEM QUE TER OS PÉS NO CHÃO E CORAÇÃO NA PONTA DA CHUTEIRA

POR: MARCÃO ANTI-GALO

A campanha quase impecável no Brasileiro de 2013 ficou no passado. O time desse ano, embora tenha todos os atletas do de outrora, contudo, ainda não chegou àquele estágio, àquele ápice. Muitos diziam que o Cruzeiro não se manteria no topo por muito tempo, jogando bonito. Tiveram que engolir em seco ao final do Brasileiro.

Esse ano o Cruzeiro chega para a disputa em meio a outras duas, Libertadores e Brasileiro. Vai exigir mais dos atletas, do elenco, do planejamento da comissão e porque não dizer, da diretoria. Todos estão no mesmo barco. A vitória e a derrota são de todos. E por isso ter os pés no chão significa muito nesse momento. Viver cada jogo, cada competição. Fixar um objetivo por jogo, não a longo prazo. Não agora. Hoje o Cruzeiro busca a liderança do Brasileiro, na quarta, a classificação na Libertadores. Não haverá descanso, não haverá tempo para comemorar nem para lamentar nada. Então é hora de focar. E que o foco seja na vitória e que isso, no final, aconteça.

O Cruzeiro tem um elenco qualificado, de jogadores experientes, outros nem tanto, mas de uma qualidade que seriam titulares da maioria dos times da Primeira Divisão. Um time que tem Nilton, Mayke, Egídio, Marlone, Borges, Marcelo Moreno entre outros no banco não pode ser ruim, certo? Mas pode, sim, ser temido. E é isso que o Cruzeiro tem que fazer seus próximos dois rivais sentirem: medo, temor, arrepio. 

Se Uberlândia não é nossa casa oficial, hoje ela deve ser. E a torcida tem que ir, fazer barulho, transformando o Parque do Sabiá num Mineirão II. Fazer o São Paulo sentir-se acuado, ajudando o time a pressionar em campo e sair vitorioso. A vitória nos dará moral para quarta, quando precisaremos de outra, essa a mais importante do ano, é a que nos dá vida na Libertadores. 

Queremos o Tetra do Brasileiro e o Tri da Libertadores. Para isso, precisamos estar cada vez mais juntos, torcida e time.

E aqui a gente é #fechadocomocruzeiro

sábado, 26 de abril de 2014

CRUZEIRO FORTE EM UBERLÂNDIA!

Como já havia antecipado na última quarta-feira, o técnico Marcelo Oliveira irá escalar o Cruzeiro com força máxima no confronto com o São Paulo, domingo, em Uberlândia. No último coletivo antes da equipe seguir para o Triângulo Mineiro, o treinador esboçou o time que terá a missão de conquistar a segunda vitória no Campeonato Brasileiro.

O Cruzeiro vai entrar em campo com a seguinte formação: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Júlio Baptista. De acordo com o comandante celeste, o Cruzeiro teve uma semana muito importante de treinamentos e descanso e está preparado para fazer mais uma grande partida na competição nacional.

"Aqueles jogadores que tinham que descansar, descansaram, e nós tivemos uma semana muito proveitosa, trabalhando situações que normalmente não se pode quando se joga quarta e domingo, quarta e sábado. Finalizações, por exemplo, uma sequência de faltas, que é tão importante no futebol", declarou.

Marcelo Oliveira projeta um grande confronto contra o time paulista, mas volta a frisar que os celestes estão preparados para buscar a vitória em Uberlândia. "Estamos preparados e na expectativa de fazer um grande jogo, contra um ótimo adversário também e deve ser um jogo muito interessante", afirmou.

FRASE DO DIA: CEARÁ

"Eu gostaria muito de ganhar uma Libertadores e um Mundial, seria um final de carreira excelente. Eu sei como é bom ganhar estes títulos. No entanto a gente sabe que é uma realidade ainda muito distante e temos que trabalhar muito para chegar lá. Mas enquanto minhas pernas responderem e eu puder continuar correndo eu vou estar em campo"

CEARÁ, LATERAL DO CRUZEIRO

ALEXANDRE MATTOS: O CRUZEIRO VAI COMPRAR O WILLIAN

O atacante Willian tem contrato de empréstimo com o Cruzeiro até 14 julho. Para ficar com o atleta, a diretoria celeste teria que desembolsar o valor de 4 milhões de euros, previsto em contrato com o Metalist, atual dono dos direitos do jogador. Porém, a alta quantia significaria o segundo maior investimento da história do clube, atrás somente de Dedé.

Diante dessa situação, o diretor de futebol Alexandre Mattos admite que tentará uma composição com a diretoria ucraniana. Ele ressaltou que, na venda de Diego Souza, o Cruzeiro conseguiu um bom negócio e aposta em novo sucesso na negociação de Willian.

“A ideia é permanência do Willian. O valor de 4 milhões de euros é alto para qualquer clube do Brasil, óbvio que vamos ter a maneira de negociar e vamos ver se a gente consegue fazer um entendimento disso com o clube russo. Da mesma maneira, quando eles vieram contratar o Diego Souza, ofereceram 3,5 milhões de euros, e saíram daqui pagando 6 milhões de euros e mais o Willian. Não seremos impulsivos, vamos fazer a coisa bem feita, na hora certa, temos que ser inteligentes”, explicou Mattos.

O dirigente aproveitou para dizer que nenhum outro clube pode negociar com o Willian enquanto o Cruzeiro tiver o direito de compra. “Vamos esclarecer para o torcedor. A gente vem escutando muito aí as pessoas dizerem que algum clube de São Paulo quer o Willian. Tudo bem, este clube bate aqui na Toca da Raposa, pergunta para o doutor Gilvan quanto custa o Willian, faz uma oferta e o Cruzeiro vende ou não”, disse o diretor.

”Nem o Metalist pode fazer diferente disso. Se o Metalist quiser vender para o Real Madrid amanhã, ele tem que vir para o Cruzeiro, perguntar 'vocês querem vender?', porque a opção de comprar o Willian até 14 de julho é exclusiva do Cruzeiro”, finalizou.
 
COMENTÁRIO DA NOTÍCIA:
Embora a imprensa tente porque tente tirar o Willian do Cruzeiro, o time tem até o final do próximo mês para fazer a oferta de compra, que pode ser parcelada, compensada com algum jogador ou de alguma outra forma. Pelos discursos tanto do Alexandre Mattos quanto do Gilvan, não há porque fazer-se estardalhaço sobre essa questão. Tenho 90% de certeza que Willian fica no Cruzeiro e será por um bom tempo. 

MARCELO: UBERLÂNDIA SERÁ NEUTRO

Com o Cruzeiro obrigado a jogar longe do Mineirão por causa de punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o técnico Marcelo de Oliveira disse que atuar no Parque do Sabiá, em Uberlândia, contra o São Paulo, torna o campo neutro em função da proximidade com o estado de São Paulo.

"Em relação a jogar fora é de se lamentar. Obviamente, porque esse jogo é em função de uma punição, uma situação da nossa própria torcida. O Cruzeiro tem um aproveitamento muito bom no Mineirão. Então, torna o campo neutro", afirmou o treinador, que mesmo assim vê a obrigação de o time conquistar os pontos por ser o mandante.
 
Talvez o motivo de maior lamentação para Marcelo Oliveira seja justamente pela força do Cruzeiro atuando no Mineirão. No estádio, a equipe possui ótimo aproveitamento desde a sua reinauguração no ano passado, tendo conquistado 87,38% dos pontos disputados. Foram 31 vitórias, quatro empates e duas derrotas até o momento, uma delas para o próprio São Paulo.

Somente nesta temporada, a equipe ainda não perdeu no Gigante da Pampulha em 12  jogos disputados. Por isso, o treinador lamenta não poder contar com essa arma na estreia do Cruzeiro como mandante no Brasileirão.

"Sair do Mineirão é um aspecto de dificuldade. A estatística indica o Cruzeiro muito forte. Lá (no Parque do Sabiá) se torna neutro e com possibilidade de mais torcedores do São Paulo. Porém, a confiança é a mesma e vamos procurar jogar atacando muito e marcando sempre", destacou.

A missão do time celeste é de superar o retrospecto recente, que é ruim no Parque do Sabiá e diante do São Paulo. O time não vence em Uberlândia há quatro partidas e não triunfa sobre o tricolor paulista jogando como mandante há quase dez anos, o último resultado positivo foi em 2004. Para quebrar os tabus, Marcelo Oliveira aposta em neutralizar os pontos fortes do adversário e a trinca formada por Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato e Luis Fabiano.

"O São Paulo é forte em qualquer momento, pela camisa, tradição e jogadores que têm. Eles iniciaram o ano muito bem, apesar de terem perdido na Copa do Brasil, que é uma competição bem distinta, porque o adversário ganha uma sobrevida por jogar ao lado da sua torcida. Na estreia do Brasileiro, eles fizeram um bom jogo", disse o comandante celeste, referindo-se à vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo.

COMENTÁRIO DA NOTÍCIA:
A pergunta que fica é: quem definiu o campo? Se é neutro, beneficia o adversário, certo? Será que levaram em consideração algo além de dinheiro? Espero que a diretoria tenha considerado o fator gramado, a torcida e outros ítens. Senão fica igual a vez que tinha mais torcedor do adversário que nossos próprios torcedores. Na minha opinião, o segundo campo do Cruzeiro sempre foi o Melão, em Varginha.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

HORA DO TIME MELHORAR

O Cruzeiro decidirá seu futuro nas oitavas de final da Copa Libertadores na próxima quarta-feira, dia 30 de abril, em Assunção, contra o Cerro Porteño. Depois do 1 a 1 no Mineirão, o time celeste terá que ao menos empatar com dois gols marcados no Paraguai para seguir adiante.

Uma cobrança será especial na busca pela classificação. Insatisfeito com os resultados da fase de grupos, o presidente Gilvan de Pinho Tavares cobrou um melhor rendimento dos atletas. Além disso, o mandatário descartou a chegada de reforços, caso o clube siga na competição.

“O reforço de plantel já foi feito. A gente espera que os atletas passem a render mais. A classificação na primeira fase foi sofrida e agora o time já está mais encorpado e bem treinado. A gente acredita que vai render melhor mais para a frente”, disse Gilvan.

Ao tentar justificar os resultados dos brasileiros na Copa Libertadores, com apenas três equipes na fase eliminatória e todos em situação complicada, o presidente do Cruzeiro apontou para duas situações.

“Eu acho muito do problema da Libertadores é decorrente da arbitragem completamente diferente da nossa. Eu estou notando que com os brasileiros, os árbitros têm critérios diferentes. Dão cartão para os nossos e não para os adversários”, afirmou Gilvan, antes de completar.

“Os times brasileiros têm dificuldades contra os sul-americanos, com problemas da altitude em alguns países e campos péssimos”, finalizou.

CRUZEIRO LANÇA NOVOS UNIFORMES PARA O RESTANTE DA TEMPORADA







CRUZEIRO RECUSOU PROPOSTA MILIONÁRIA POR DEDÉ E EVERTON RIBEIRO

No lançamento do novo uniforme do Cruzeiro para o Brasileiro e a Copa do Brasil, nesta sexta-feira, no Mineirão, o diretor de futebol Alexandre Mattos revelou detalhes sobre os bastidores do mercado de negociações do clube.

Segundo o cartola, a diretoria recebeu duas propostas oficiais neste ano: o Zenit, da Rússia, ofereceu quase R$ 50 milhões pelo zagueiro Dedé e um fundo de investimentos inglês fez uma proposta de valor não revelado pelo meia Everton Ribeiro. Ambas as ofertas foram recusadas.

“Proposta oficial tivemos uma do Zenit de 16 milhões de euros pelo Dedé e outra de um fundo de investimentos pelo Everton Ribeiro. O Cruzeiro não aceitou nenhuma delas. Isso foi já tem um tempo, dois, três meses atrás”, disse Alexandre Mattos.

Na temporada passada, o Cruzeiro desembolsou R$ 14 milhões para comprar 45% dos direitos do zagueiro Dedé. Por sua vez, para contar com o futebol de Everton Ribeiro, foi preciso investir R$ 4 milhões; a Raposa detém 60% dos direitos econômicos do meia.

Sondagens

Lucas Silva, Ricardo Goulart, Nílton e Mayke receberam sondagens de vários empresários ligados a clubes europeus. Porém, nenhum contato oficial foi feito.

“Houve procura de empresário (pelo Nilton). Não houve procura da Inter de Milão. Empresários ligados não só a Inter, mas a um clube da Espanha, de outro clube da Itália. E não só pelo Nilton, como também pelo Lucas Silva, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Mayke. Isso é corriqueiro, mas não existe proposta oficial. O que eu chamo de proposta oficial: papel timbrado bonitinho. Isso a gente não teve. São conversas de empresários. O Cruzeiro é um foco deles. É natural que venha receber essas sondagen. Hoje não temos nada nem de saída nem de chegada”, disse Mattos.

BOA NOTÍCIA PARA ELBER

O atacante Elber recebeu uma boa notícia nesta quinta-feira. O jogador concluiu todos os exames no olho, no hospital Mater Dei, e os médicos não detectaram nenhuma anormalidade. Desta forma, a previsão é que o atleta receba alta nesta sexta-feira.

Elber sofreu um trauma com sangramento no olho, na partida contra o Cerro Porteño, na quarta-feira da semana passada. Logo após o jogo, ele foi encaminhado ao hospital. Na quinta-feira, retornou para casa e, no dia seguinte, foi internado novamente e permaneceu em tratamento ininterrupto por sete dias.

Segundo a assessoria de imprensa do Cruzeiro, Elber continuará sob cuidados médicos nos próximos dias. Ele agora vai para casa e ficará de repouso, com retornos periódicos ao hospital para medir a pressão ocular e dar sequência ao tratamento.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

PEQUENO, MAS EXISTE O RISCO...

A pancada sofrida contra o Cerro Porteño, no empate por 1 a 1, em Belo Horizonte, pode levar a um comprometimento da visão do olho esquerdo do meia-atacante Elber. Segundo o médico do Cruzeiro, Sérgio Freire Júnior, essa possibilidade é remota, mas ainda não pode ser descartada.

“Do ponto de vista médico, existe o risco, não pode ser descartado. Ele vem evoluindo com melhora. Do dia que machucou para agora, ele tem evoluído, isso é bom sinal. Associado à idade, ser jovem, aos cuidados e medicações disponíveis, este risco é pequeno, não é totalmente descartado, mas acreditamos que ele terá uma boa recuperação”, explicou.

Depois de sofrer o trauma no olho, no dia 16 de abril, o jogador foi encaminhado para exames médicos. Elber chegou a ser liberado, mas precisou retornar e permanece em observação no hospital Mater Dei.

“O Elber teve um trauma, uma pancada forte no olho esquerdo. Ele evoluiu com dor, fez bateria de exames neurológicos e da região do olho, que não evidenciaram lesão séria, nada cirurgicamente, nada de urgência, mas ele teve sangramento. O organismo precisa absorver o sangramento. Essa absorção é lenta, ele precisa de certo repouso. Essa avaliação precisa ser feita com constância. Um dos riscos é a pressão do olho subir e causar maiores danos a saúde”, esclareceu o médico Sérgio Freire Júnior.

“Para que as avaliações sejam feitas de forma mais correta e precisa, ele está sendo mantido internado no Mater Dei, para que sejam tomados os cuidados, com medicação para dor. Está acompanhado da esposa, para que tenha este repouso muito bem controlado, para que essa pressão ceda de forma lenta, sem que cause maiores transtornos. Riscos, ele ainda tem, mas está evoluindo com melhora. E estamos acompanhando de forma direta”, complementou.

FALTA POUCO... E O CRUZEIRO LIBEROU PEQUENA PARTE DO UNIFORME...

O Cruzeiro divulgou, a dois dias da estreia oficial da linha de uniformes, uma foto do novo modelo da camisa principal. Na imagem, o patch em alusão a conquista do Campeonato Brasileiro de 2013 é destacado. A apresentação da nova camisa está marcada para esta sexta-feira, dia 25, no Mineirão. Os jogadores passam a utilizar o novo modelo já no jogo contra o São Paulo, pela segunda rodada do Brasileirão, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. 

RESUMÃO DE QUINTA

CRUZEIRO VAI COM FORÇA MÁXIMA!
O Cruzeiro terá força máxima contra o São Paulo, neste domingo, às 16h, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Marcelo Oliveira confirmou a decisão de utilizar os principais atletas no duelo com o Tricolor, em Uberlândia, três dias antes de partida decisiva pela Copa Libertadores, contra o Cerro Porteño, em Assunção. “Nós analisamos bem a situação dos atletas, que descansaram por um bom tempo. Então, a gente vai com força máxima, a não ser que tenha um ou outro jogador que esteja mais desgastado, com propensão a algum tipo de lesão, e na quarta-feira da mesma forma. Não tem como fugir disso, sempre jogar jogos decisivos com toda a intensidade, com todo o comprometimento que o Cruzeiro tem tido sempre”, afirmou o treinador, em entrevista ao site oficial do Cruzeiro.

ATLÉTICO-PR X CRUZEIRO CONFIRMADO EM BRASÍLIA
O Cruzeiro confirmou, nesta quarta-feira, que disputará seu terceiro jogo pelo Campeonato Brasileiro no estádio Mané Garrincha, em Brasília, contra o Atlético-PR. Mandante do duelo em 3 de maio, às 18h30, o Furacão aceitou oferta da capital federal para utilizar a a arena.

 
WILLIAN DEVE PEGAR SÃO PAULO. DAGOL FORA
Depois de contar com o retorno de Ricardo Goulart, o Cruzeiro espera agora pela recuperação de Willian e Dagoberto. Os dois atacantes são aguardados para o jogo decisivo contra o Cerro Porteño, na próxima quarta-feira, em Assunção. Ao analisar a recuperação dos dois jogadores, o médico do clube indicou estar mais otimista sobre o camisa 25. Segundo Sérgio Freire Júnior, Willian pode estar em campo já neste domingo, contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Ele se recupera de entorse no tornozelo direito. “O Willian já teve uma melhora bem significante com a entorse de tornozelo, uma melhora muito boa, já caminhando sem dificuldade. A gente conseguiu colocar uma certa atividade na academia, mas ele tolerou bem. Temos expectativa de recuperação boa. Talvez até domingo, no mais tardar na quarta tenha condições”, explicou. Dagoberto segue em tratamento na Toca da Raposa e já está vetado para o jogo de domingo, contra o São Paulo. “De Uberlândia, ele está fora. Este trabalho está sendo feito para quarta-feira, uma tentativa, porém ainda com essa interrogação. Precisamos observar como este atleta vai evoluir até a véspera da viagem (a Assunção)”, esclareceu o médico do Cruzeiro. “Temos que respeitar a recuperação biológica da lesão muscular. O tempo para que a evolução cicatrize bateria, mais ou menos, em cima do jogo do Cerro Porteño. Então a gente precisa entrar firme no tratamento para tentar deixá-lo em condições de atuar na partida, mas ainda dependendo de uma evolução individual deste atleta”, complementou. 

GOULART: "ESTOU PRONTO"
O meia Ricardo Goulart voltará ao time do Cruzeiro neste domingo, na partida contra o São Paulo, no Parque do Sabiá, às 16h, pelo Campeonato Brasileiro. Ele se recuperou de dores na coxa e treinou com os demais companheiros nessa quarta-feira. Questionado se está pronto para retornar à equipe, o camisa 28 confirmou que se sente muito bem fisicamente. ”Quero jogar, estou pronto. Se o Marcelo (Oliveira, treinador) me perguntar, eu vou responder que quero estar em campo no domingo, contra o São Paulo. Fiquei duas partidas sem jogar, só assistindo aos meus companheiros, então agora quero atuar, pois me sinto preparado”, disse Goulart, que desfalcou o Cruzeiro nos jogos contra o Cerro Porteño e o Bahia, na última semana.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

VILSON DE SAÍDA

Com o vínculo provisório com o Cruzeiro encerrando-se no dia 1º de maio, o zagueiro Vilson não deverá permanecer na Toca da Raposa II. Segundo o empresário do jogador, Tiago Faria, a previsão é de que o atleta precise de mais três meses de tratamento para se recuperar de uma tendinite no joelho esquerdo e, por isso, não renovaria com o time celeste.

Vilson foi anunciado oficialmente como jogador do Cruzeiro no início da temporada e apresentou-se junto com os demais jogadores no dia 6 de janeiro. Desde então, vem realizando tratamento na Toca da Raposa II. Inicialmente, ele ficou um período sem contrato e, posteriormente, assinou um vínculo provisório por três meses. O atleta não foi inscrito para a disputa da Libertadores.

Agora, segundo o empresário, deverá dar continuidade ao tratamento no Rio de Janeiro e sem nenhum tipo de contrato com qualquer clube. "Ele precisa de um tempo maior para continuar o tratamento, ele vai para o Rio de Janeiro. Existe a possibilidade de fazer o tratamento no Rio e depois voltar a falar com o Cruzeiro", afirmou o agente.

Embora Vilson não deva renovar com o Cruzeiro e fazer o tratamento à parte, existe uma preferência para o time celeste contar com o jogador quando ele estiver plenamente recuperado. Por isso, o seu empresário não abriu negociações com outros possíveis clubes interessados no jogador. 

"A gente está com o contrato vigente neste momento e tem uma situação combinada. No momento que se recuperar, o Cruzeiro tem uma preferência, pelo tratamento que foi dado ao jogador. E agora partimos do zero. Não havendo exercício da preferência do Cruzeiro, a gente conversa com outros clubes", explicou Tiago Faria.

O agente disse que o jogador ficou triste com a situação e lamentou o período afastado dos gramados. "Ficou chateado porque imaginou que fosse um prazo de recuperação bem menor. O pessoal do Palmeiras também não passou bem a questão da gravidade da lesão que ele tinha, então superou um pouco o prazo que a gente imaginava de recuperação", declarou.

O médico do Cruzeiro, Sérgio Freire Júnior, por outro lado, não se surpreendeu com o tempo de demora na recuperação do atleta. "A gente tinha ciência, sim. Tanto que ficou aqui um bom tempo sem contrato, aí como foi tratado entre Cruzeiro e jogador, a partir de um certo tempo foi feito um contrato. Não tivemos susto sobre a gravidade do quadro, a gente tinha ciência do quadro", afirmou. 
O chefe do departamento médico celeste, ainda disse que esse prazo de três meses para a recuperação total depende da evolução do jogador. "Pode variar muito, pode ser um pouco para menos, um pouco para mais", explicou o doutor, que ainda observará o atleta e a sua situação nos próximos dias para dar um parecer para a diretoria e ao próprio zagueiro.

Por enquanto, o clube estrelado adota uma postura cautelosa. Segundo o diretor de comunicação, Guilherme Mendes, a diretoria irá esperar os próximos dias para definir a situação do jogador.

TABU INDIGESTO

O técnico Marcelo Oliveira ainda não definiu se utilizará os titulares ou se mandará a campo um time reserva contra o São Paulo, domingo, às 16h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pensando no duelo contra o Cerro Porteño pela Libertadores, no próximo dia 30. Porém, independentemente da equipe, o Cruzeiro terá o desafio de quebrar um tabu de quase dez anos sem vencer o São Paulo como mandante pelo Brasileirão.

O time tricolor é uma espécie de pedra no sapato da equipe celeste na maior competição do País. A última vitória como anfitrião diante do São Paulo pelo Nacional ocorreu em 23 de maio de 2004. Na ocasião, o time mineiro venceu por 2 a 1, no Mineirão, com gols Jardel e Dudu. Gabriel descontou para os visitantes. Rogério Ceni é o único jogador que esteve em campo.

Desde então, o Cruzeiro já recebeu o rival em outras nove ocasiões e nunca conseguiu conquistar os três pontos. O time possui péssimo retrospecto diante dos paulistas mesmo atuando em seus domínios, com seis derrotas e apenas três empates neste período. Foram 12 gols marcados e 22 sofridos.

Até mesmo no ano passado, a equipe campeã brasileira foi vítima do rival. Os comandados de Marcelo Oliveira conseguiram quebrar um longo jejum de vitórias sobre o rival no Brasileirão ao vencer por 3 a 0 fora de casa, no primeiro turno, mas foram surpreendidos dentro de casa mesmo atravessando uma fase melhor e acabaram derrotados por 2 a 0, em pleno Mineirão.

Se colocar na conta todas as competições, a última vitória sobre os são-paulinos como anfitrião ocorreu em 2009, quando o Cruzeiro bateu o rival por 2 a 1, no Mineirão, pela Libertadores. Na ocasião, o time venceu também fora de casa e avançou às semifinais. Porém, naquele mesmo ano perdeu os dois confrontos pelo Brasileirão.

O retrospecto geral também aponta ampla vantagem do São Paulo. Em 70 jogos entre as equipes, os mineiros venceram apenas 17 vezes, empataram outras 20 e foram derrotados em 33 ocasiões, um aproveitamento de apenas 33,8% dos pontos. No Brasileirão o rendimento é ainda pior, com apenas 28,2%, com dez triunfos, 14 igualdades e 28 revezes.

E neste domingo o time celeste deverá enfrentar dificuldades mais uma vez. Cumprindo punição de perda de campo imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em função de briga entre torcedores no clássico contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão do ano passado, o time não poderá jogar no Mineirão e terá que mandar a partida em Uberlândia, no Parque do Sabiá.

Ao contrário do Mineirão, em que teria a presença esmagadora da torcida, é possível que veja o seu adversário levar mais público ao estádio, até mesmo pelo começo empolgante do tricolor, com vitória de 3 a 0 sobre o Botafogo, e a forte presença de são-paulinos na região.

Já visando essa partida e a tentativa de quebrar o incômodo tabu, os jogadores se reapresentam na manhã desta quarta-feira na Toca da Raposa II. O técnico Marcelo Oliveira avaliará a situação dos atletas para definir a equipe. A intenção do comandante é escalar os titulares, mas ele poderá preservar alguns jogadores, como o atacante Willian, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, pensando no duelo contra o Cerro Porteño.

O Cruzeiro enfrenta os paraguaios na próxima quarta-feira, dia 30, em Assunção, pelo jogo de volta das oitavas de final a Libertadores. Como empatou a primeira partida em 1 a 1 jogando dentro de casa, o time celeste precisa vencer o rival fora para se classificar. Desde que marque dois gols ou mais, a equipe também poderá empatar para avançar às quartas de final.

FÁBIO PERTO DE MARCA HISTÓRICA

Em sua décima temporada com a camisa celeste, o goleiro Fábio está perto de conquistar um dos seus maiores 'títulos' no futebol. Com 555 jogos no currículo, o capitão celeste está a duas partidas de se igualar a Raul Plassmann como o arqueiro que mais vezes entrou em campo pelo Cruzeiro.

Titular absoluto da meta celeste, o camisa 1 deverá entrar em campo contra o São Paulo, domingo, pelo Brasileirão, e chegar a essa marca expressiva diante do Cerro Porteño, na quarta-feira. "A expectativa é boa, porque vem sempre uma história, desde o primeiro dia em que eu pisei aqui na Toca da Raposa para assinar o contrato, vem toda essa lembrança de uma passagem importante da minha vida", disse.

"São quase dez anos diretos no Cruzeiro. É sempre bom. Ficar marcado em um clube tão importante como o Cruzeiro, com uma torcida apaixonada, marcado por conquistas. Eu levo com tranquilidade, empenho e nesses jogos quero fazer o mais importante que é ajudar o Cruzeiro a conquistar as vitórias. Isso já me deixa super feliz. E, na sequência, estar sendo o goleiro que mais vezes vestiu a camisa do Cruzeiro", acrescentou Fábio.

Natural da cidade de Nobres, no Mato Grosso, o arqueiro garante que nunca havia imaginado se tornar um jogador quando criança. Porém, ficou feliz com o destino que teve na vida e se mostra agradecido por ser um dos jogadores mais importantes na história do clube mineiro e um dos maiores ídolos dos torcedores.

Esse reconhecimento vem até mesmo de quem já esteve na mesma posição de Fábio e hoje torce pelo êxito do seu sucessor. "Nunca falei sobre isso com o Raul (Plassmann), mas sempre que ele me encontra fala que está chegando. A gente sempre brinca, mas eu nunca fiquei com esse pensamento fixo que tenho que alcançar, que tinha que passar. Foi tudo de forma natural, parece que foi ontem que cheguei ao Cruzeiro", afirmou capitão celeste.

Fábio teve uma breve passagem pelo Cruzeiro entre 1999 e 2000, ainda no início de carreira, quando estreou pelo clube em um amistoso contra o Universal-RJ, com vitória por 2 a 0. Mas a atual e duradoura trajetória começou em 2005, quando o goleiro foi bastante contestado pelos torcedores logo na perda do título estadual para o Ipatinga e conseguiu dar a volta por cima.

Para o arqueiro celeste, o segredo é a perseverança e o empenho, que ele espera que sirva de exemplo para os mais jovens. "É difícil permanecer esse tempo todo, a cobrança é grande, ninguém me deixou aqui porque sou bonzinho. Se não tivesse rendendo já tinham me mandado embora", afirmou. "Quem me vê treinar esses anos todos vê a dedicação, porque independentemente dos jogos e tempo no Cruzeiro, meu treinamento nunca mudou em nada", complementou.

Com contrato no clube até 2016, Fábio tem boas perspectivas de ultrapassar até mesmo Zé Carlos, que tem 633 jogos disputados, e se tornar o jogador que mais vezes vestiu a camisa celeste. "Acho que são coisas naturais que tem que trabalhar e dedicar cada vez mais. Quando trabalha correto, Deus vai trilhando nosso caminho e, se for da vontade Dele, de eu permanecer, vai acontecer como das outras vezes", ressaltou.

RESUMÃO DE QUARTA

INGRESSOS PARA CRUZEIRO X SÃO PAULO
Começa nesta sexta-feira a venda antecipada de ingressos para a partida entre Cruzeiro e São Paulo, neste domingo, às 16h, no Parque do Sabiá, pelo Campeonato Brasileiro. As entradas já podem ser adquiridas por sócios do futebol por meio do site do programa. A venda física em Uberlândia ocorrerá das 9h às 17h, na Amil Esportes e na loja Verdão Mania, na sexta e no sábado. Já no domingo, os bilhetes serão vendidos somente no estádio, a partir das 9h.

Preços:
Arquibancada comum (azul) R$ 40 e R$ 20 meia-entrada
Arquibancada geral (verde) R$ 40 e R$ 20 meia-entrada
Cotovelo (vermelho) R$ 40 e R$ 20 meia-entrada
Arquibancada especial (amarela) R$ 80 e R$ 40 meia-entrada
Cadeira cativa: R$ 80 e R$ 40 meia-entrada
Cadeira numerada: R$ 80 e R$ 40 meia-entrada

Preços para sócios ‘Cruzeiro Sempre’:

Portão 03 – setor amarelo: R$ 40

PREPARAÇÃO PARA PEGAR O SÃO PAULO
Na manhã desta quarta-feira, com um treinamento físico na academia da Toca II, o Cruzeiro iniciou a preparação para enfrentar o São Paulo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Os goleiros, por sua vez, foram a campo fazer um trabalho específico com o preparador Robertinho. O meia Alisson e o atacante Martinuccio também fizeram uma atividade no gramado. Já o restante dos jogadores ficaram apenas na academia. O Cruzeiro volta a treinar no período da tarde. Nessa terça-feira, apenas o atacante Ricardo Goulart, recuperado de dores na coxa direita, treinou - o restante do elenco estava de folga. Desfalque no primeiro jogo do duelo com o Cerro Porteño pelas oitavas de final da Copa Libertadores, Ricardo Goulart reforçará o Cruzeiro no reencontro com a equipe paraguaia na próxima semana. Mas antes, neste domingo, a Raposa enfrenta o Tricolor paulista, em Uberlândia, no Estádio Parque do Sabiá. O técnico Marcelo Oliveira ainda analisa a possibilidade de poupar jogadores porque tem confronto decisivo pela Libertadores na próxima quarta-feira.

GOULART COMEÇA A TREINAR
Desfalque no primeiro jogo do duelo com o Cerro Porteño pelas oitavas de final da Copa Libertadores, Ricardo Goulart reforçará o Cruzeiro no reencontro com a equipe paraguaia na próxima semana. Recuperado de dores na coxa direita, o meia-atacante foi liberado pelo departamento médico do clube e já iniciou atividades físicas na Toca da Raposa II. Enquanto o restante do elenco esteve de folga, Goulart treinou nesta terça-feira. “Ele já fez atividades físicas, sem restrições”, explicou o médico do Cruzeiro, Sérgio Freire Júnior. Ricardo Goulart desfalcou o Cruzeiro no empate com o Cerro Porteño, por 1 a 1, no Mineirão, e também na vitória sobre o Bahia, por 2 a 1, na Arena Fonte Nova. Nesses jogos, a equipe não contou também com Dagoberto, que segue em tratamento de uma lesão muscular na coxa direita. O departamento médico do Cruzeiro aguarda a recuperação de Dagoberto e não descarta a possibilidade de o camisa 11 estar apto para o jogo contra o Cerro Porteño, em Assunção. Substituto do atacante na primeira partida diante do time paraguaio, Willian também está sob cuidados médicos, por causa de uma entorse no tornozelo direito. Nesta terça-feira, ele esteve em tratamento na Toca da Raposa II.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

APESAR DA VITÓRIA, CRUZEIRO VAI ACIONAR A CBF

Nem mesmo a vitória sobre o Bahia, por 2 a 1, neste domingo, em Salvador e o fato de ser a primeira rodada do Campeonato Brasileiro evitou as reclamações do Cruzeiro em relação à arbitragem da partida. O diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, foi enfático em suas críticas e o técnico Marcelo Oliveira considerou que o árbitro Luiz Flávio Oliveira sentiu a pressão da torcida da casa. 

O dirigente celeste criticou a não marcação de um pênalti em Alisson e considerou o lance do gol do time da casa errado."Bom começar com uma vitória, mas temos de lamentar a atuação do juiz, foi lamentável", disse Mattos.

"Não deu pênalti na cara dele no Alisson, temos de reclamar, se perde e vem reclamar é choradeira, então tem de lamentar agora, cartões estranhos para os dois lado, o bandeira inverteu o lance de escanteio e tomamos gol", acrescentou.

O dirigente não se mostrou satisfeito com a arbitragem de Luiz Flávio de Oliveira e dos seus auxiliares  Flávio Gomes Barroca e Lorival Candido das Flores. Alexandre Mattos disse que irá formalizar uma queixa formal para a CBF nos próximos dias.

"Vamos reclamar com o José Eugênio (chefe da arbitragem da Federação Mineira de Futebol) na semana, para ele poder enviar para a CBF, foi lamentável o pênalti que ele deixou de marcar na cara dele, não sei o que pensou", observou Mattos.

Marcelo Oliveira, por sua vez, considerou que o árbitro acertou ao marcar pênalti de Nilton sobre Rhauner, mas errou ao não assinalar penalidade máxima, logo em sequência sobre o meia celeste Alisson."Quero registrar também que o pênalti sofrido do Bahia foi pênalti sim, assim como foi sobre o Alisson. O juiz, que eu gosto tanto e tanto admiro hoje estava um pouco perdido", destacou o treinador celeste.

CHUVA DE GELO, MARCELO?

O técnico Marcelo Oliveira gostou da atuação do time reserva do Cruzeiro na vitória sobre o Bahia, por 2 a 1, neste domingo, em Salvador. O treinador celeste se irritou foi com o comportamento de parte da torcida adversária, que atirou pedras de gelo em sua direção, na Fonte Nova, um dos estádios da Copa do Mundo. "Felizmente, não atingiram meu rosto", afirmou.

Marcelo Oliveira fez questão de registrar de forma oficial o episódio. Segundo ele, enquanto os torcedores se limitam a xingá-lo, não há problema. "Essa questão do brasileiro ficar atrás xingando todos os nomes possíveis ao técnico adversário, isso é normal, já estamos habituados, nem olho, mas na saída jogaram alguns objetos, e gelo, felizmente não atingiram o meu rosto", comentou Marcelo Oliveira, em sua entrevista coletiva.

Em relação à atuação do Cruzeiro, Marcelo Oliveira disse que o time foi competitivo. O comandante celebrou a atuação cruzeirense em Salvador e destacou a força da bola parada celeste, que marcou os dois gols pelo alto, de cabeça, após cobranças de escanteio.

"Em relação ao jogo foi de muito equilíbrio. O Bahia, recentemente campeão baiano, jogando aqui é time forte, que vai para cima, envolvente que tem jogadores de velocidade, time muito bem armado pelo Marquinhos, ficou jogo competitivo sem oportunidades", disse Marcelo Oliveira.

O treinador gostou da atuação celeste. "Achei que o Cruzeiro foi bem, precisa ajustar algumas coisas. Entendíamos que era fundamental a vitória no início do Campeonato por pontos corridos, essa vitória vai valer tanto quanto no final, quando como o campeonato está se decidindo e soubemos aproveitar as bolas paradas", comentou.

Marcelo Oliveira destacou que a bola parada foi determinante para o triunfo do Cruzeiro. Os dois gols saíram pelo alto, com o volante Nilton e o atacante Marcelo Moreno. "O que é bola parada, é quando o time vem envolvendo o adversário, a defesa joga para escanteio, faz falta e se você tem potencial, pode decidir o jogo. No primeiro tempo a gente teve poucas chances, eles estavam marcando bem e a bola não estava chegando como deveria", analisou.

 "No segundo tempo conseguimos, houve pressão do Bahia, é natural, foram trocando passes, com jogadores rápidos, e o Cruzeiro foi bem mostrou mais uma vez que o grupo é forte, de muita qualidade, mas, principalmente é muito comprometido", acrescentou Marcelo Oliveira.

RESUMÃO DE SEGUNDA

GRUPO FORTE
Seja com titulares ou reservas, o Cruzeiro, de Marcelo Oliveira, sabe aproveitar as jogadas de “bola parada”. A prova da competência foi dada neste domingo, com vitória por 2 a 1 sobre o Bahia. Nilton e Marcelo Moreno aproveitaram cobranças de escanteio para marcar os gols celestes. "Se você tem um bom potencial, você pode decidir o jogo em bolas paradas. Conseguimos no segundo tempo e suportamos a pressão do Bahia. O Cruzeiro mostrou que o grupo é forte e comprometido. Em relação ao jogo, foi de muito equilíbrio. O Bahia é um time forte, envolvente e tem jogadores de boa velocidade. Ficou um jogo competitivo e trabalhado entre as intermediárias. Nós entendíamos que era fundamental uma vitória no início. Ela vale tanto como na hora final”, disse Marcelo Oliveira.

WILLIAN E MORENO COMEMORAM O RESULTADO
Em Salvador, o Cruzeiro conquistou seus primeiros três pontos no Brasileiro. A estreia positiva, neste domingo, com um triunfo diante do Bahia, por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, foi comemorada pelos jogadores na saída de campo. Titular no jogo, o atacante William lembrou da dificuldade de enfrentar o Tricolor da Boa-Terra no Nordeste. “Foi uma boa vitória. Estreamos bem. Sabemos a dificuldade que é jogar aqui e todo mundo está de parabéns pelo resultado, que era o nosso objetivo”, destacou o jogador. Companheiro do 'bigode' na segunda etapa, o boliviano Marcelo Moreno, autor de um dos gols, também exaltou seu retorno. “A gente vem trabalhando. Nossa bola aérea é muito forte e graças a Deus consegui fazer um gol lindo e ajudar o Cruzeiro na primeira vitória do Campeonato Brasileiro”, disse o atacante.

NILTON VIBRA COM GOL
Após o triunfo do Cruzeiro diante do Bahia, por 2 a 1, neste domingo na Arena Fonte Nova, o volante Nilton, autor de um dos gols da vitória, comemorou muito o resultado e sua presença no time. Reserva da equipe de Marcelo Oliveira desde que voltou de lesão, o atleta prometeu colocar mais uma dúvida na cabeça do treinador. “A concorrência esse ano é mais difícil, campeonatos difíceis também, e todo mundo dando o máximo de si desde os treinos, nos jogos não é diferente. Como eu disse, vou causar mais uma dor de cabeça, vou dar mais uns cabelos brancos para o Marcelo. E quem tiver melhor vai jogar, isso é a filosofia do Cruzeiro”, ressaltou o atleta, que ainda completou. “E mais uma vez o Nilton deixando um gol de cabeça”.

MARCELO EM DÚVIDA
O Cruzeiro terá que dosar o início do Brasileiro com a Copa Libertadores. Porém, um dilema surgiu na cabeça do técnico Marcelo Oliveira. Na próxima rodada do Nacional, o clube encara o São Paulo, em Uberlândia, e três dias depois é a vez de entrar em campo em Assunção, contra o Cerro Porteño, pela competição continental. A dúvida em dar ritmo aos titulares – que jogaram pela última vez no dia 16 de abril -, contra os paraguaios, ou usar os reservas para evitar baixas de última hora passa na mente do técnico. "Essa é uma situação que vamos analisar bem (titulares contra o São Paulo). Por um lado ficaríamos muito tempo sem jogar, mas por outro você pode lesionar jogadores. A ideia inicial é colocar o time titular contra o São Paulo. Temos uns dias para pensar e analisar bem", disse Marcelo Oliveira.