quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O JOGO DOS CULPADOS

POR: JOÃO VITOR VIANA

Como é possível reparar, não teve post da nossa derrota de ontem. Por que? Porque não entramos em campo, porque o treinador não foi ousado, porque os jogadores não deram o sangue que esperávamos e não honraram a camisa que vestiram.

Precisando vencer, vimos nosso rival buscando as alternativas. Fábio fez o que pôde para evitar os gols. A defesa bateu cabeça, o meio-campo deu espaço e não criou e o ataque foi inoperante. Salvo a valentia de Willian e Henrique, além do já comentado capitão. No mais, não entraram em campo.

Foi o jogo dos culpados! Não parecia uma final. Não bastasse ser pior no primeiro jogo, foi também no segundo. Onde esteve a gana? Onde estava a motivação. Com certeza o técnico não mobilizou o time (se é que precisava).

Mas assim como normalmente faz, Marcelo se contentou em ver o jogo. Não agiu. Na minha forma de ver, se equivocou ao sacar Lucas do time. A não ser que já esteja vendido, foi uma alteração que mudou a forma do time jogar. Perdemos na qualidade do passe e não ganhamos em marcação.

Atrás no placar, no intervalo vimos Henrique sair e dar lugar a... Willian Farias. O time precisando de vencer e o treinador mantém o mesmo esquema. Era hora de puxa Everton para segundo volante e adiantar o time com Dagoberto ou Julio. Mas Marcelo foi covarde!

Mudou o time no meio e o jogo permaneceu igual. Jogando contra o tempo, não teve mobilização em campo. O time melhorou somente depois da entrada de Dagoberto e Julio Batista, quando criou três chances de gol.

Mas de que adianta criar, se Ricardo Goulart, por exemplo, de frente para o gol fecha o olho e chuta longe? De que adianta o time tentar o ataque se não sabe dominar uma bola ou não consegue trocar dois passes? No primeiro e no segundo tempo foi só ligação direta e chuveirinho. Time que quer ser campeão não pode ser pragmático. E nem ter um técnico nada ousado. 

10 comentários:

Marcello Zalivi disse...

Cara, acho que sua opinião esta um pouco radical. Esse time fez um feito enorme de ser campeão brasileiro seguido e tetra do Brasil. Poucos times fizeram isso na história, poucos farão.
Acho que o Marcelo foi infeliz na escalação. Eu entendo a entrada do Nilton no jogo, mas não a saída do Lucas. ele tem que explicar porque o nosso prodígio que tem um passe sensacional (vide o lançamento para o William no segundo gol do Cruzeiro contra o Goias) não estava em campo. Porque?
Porque precisando ganhar fazer 4 gols, ele coloca o William Farias? Porque Moreno é titular do time, se todo mundo vê que o futebol dele não encaixa com o time? Enfim... Também não podemos fechar os olhos para a visível falta de pernas do time. O Cruzeiro jogou jogos pesados e decisivos desde quele empate contra o Palmeiras. Teve que ganhar de todo mundo. Enquanto a gente venceu duas fora, a batalha contra o Grêmio e o Goias naquele campo encharcado. O Atlético poupava seus jogadores. Eles priorizaram, nos também, cada um ganhou aquilo que era a sua prioridade. Dava para ser melhor... Com certeza, mas o que não pode é baixa a cabeça e pedir desculpa por ser tetra. Ta na hora de soberba. Esse time é tetra campeão CARAI!!!!

Anônimo disse...

O Cruzeiro jogou como um time normal,não jogou como bi-campeão brasileiro,jogou uma partida horrivel em alguns momentos,a principal caracteristica do time que é atacar não foi vista ontem,vimos um Cruzeiro que ao inves de botar a bola no chão,fica com lançamentos que não dão em nada,vimos um time como uma marcação horrivel que lá no ataque perde a bola e dá contra ataques para adversario,que deixa espaços,que não teve responsabilidade,não honrou a camisa do Cruzeiro ontem,quem viu o jogo,pareceu que o Cruzeiro tava brincando em campo,não conseguia criar uma jogada clara de gol,não conseguia trocar passes e perdia a bola toda a hora,diga mais quem viu o jogo pareceu que era o atletico que precisava vencer,um time que não marca e que não consegue criar jogadas em jogos contra o rival.
se o Cruzeiro se reforçar,trocar alguma peças que não vem dando certo e o Marcelo Oliveira mudar essa filosofia de jogo,que eu realmente eu não entendo,o Cruzeiro conquista mais titulos em 2015.

Anônimo disse...

quero fazer um pedido ao dono do blog,que as postagens etc,porque não fazemos uma lista de jogadores do Cruzeiro que devem sair e jogadores que o Cruzeiro tem que contratar.
tem alguns jogadores do Cruzeiro que não renderam o que era esperado e que deveram sair,e tem muitos bons jogadores ao meu ponto vista pra contratar para 2015.

Anônimo disse...

depois que vc se decidir faz uma postagem pra pessoas darem suas opiniões sobre quem fica,quem sai,quem contratar?

RUTILHO disse...

Amigos, não me revolto, procuro analisar o jogo, os times, cada jogador e setor. Vejam, Levir mandou marcar e bater no nosso melhor jogador que tomou chute na cara, pisão por trás, joelhada. Everton não é bobo e se encolheu no segundo tempo. Sem ele criando, Moreno que já é zumbi acaba acompanhado de Goulart e Willian que se tornam zumbis também pois são dependentes do Evertom. E virou aquela baba de ataque.
Henrique, "o cão de guarda" distraiu e permitiu que Tardelli conferisse(observem o lance). Olha, se não fosse Léo, Bruno, Nilton e Fábio seria de goleada e agora acredito que o 6 x 1 é eterno. Do lado de lá, Tardelli é a referência, bastante técnico, rápido, se desloca todo o tempo, busca o companheiro sem precisar de tantos dribles(diferente do Everton), Dátolo eficiente defendendo, apoiando e finalisa bem, Luan da mesma forma movimenta todo o tempo em sintonia com todo o ataque. Carlos é um pangaré tipo Moreno. Deu para perceber o porquê de perdermos as duas. Marcelo O. errou, Dagol tinha que entrar jogando no lugar do MM; Lucas não entrou porque já está vendido. JB, esse sim é um ex-jogador. Para mim nosso meio de campo tem que ser repensado, Nilton melhorou sua forma física e merece ser titular, Henrique e Willian F. podem vazar; hora de testar Eurico e mais um da base jogando com o experiente Nilton; Borges e Moreno podem sumir também é que se contrate um grande centro avante tipo Fred, Barcos ou Luis Fabiano. Agora, se venderem o Everton vai ser preciso correr meio mundo para encontrar outro que se aproxime dele.

Unknown disse...

Sei que é sua opinião Rutilho mais mandar o henrique embora?ta louco!Henrique é o cara que mais marca nesse meio campo(eu diria ate o unico que realmente marca) o resto só ocpa espaço.A unica razão pro Lucas não ter entrado deve ser pq ja esta vendido mesmo.Por outro lado o ano foi muito positivo Campeão mineiro, do brasileiro e finalista da copa do brasil.O que me irrita no MO é como ele deixa o cruzeiro previsível.Precisamos de alguns estrangeiros nesse time pra vê se o time ganha mais raça

Unknown disse...

Acho q esse ano faltou alguem para substituir o Everton. Não temos ninguém q faça pelo menos 40% du ele faz. Em 2003 tínhamos o zinho q já era vovó mais ajudava e bem o time. Ficou claro o desgaste do time nesse fim de temporada

Cesar da Caveira disse...

Desgaste teve bastante, mas, não foi só esse o problema, no segundo turno o que aconteceu foi que os outros times melhoraram e nós caimos.
Não temos mais tabelas, pois o MM não sabe tabelar, não temos mais gosl de escanteios com tinhamos tantos, tudo tem de ser observado e corrigido, principalmente as contusões que no Cruzeiro existem mais do que nos outros times e com mais tempo de recuperação, haja vista que Bruno Rodrigo demorou 6 meses para jogar de novo, Borges não voltou, JB demorou 2 meses, Alisson volta e machuca de novo desde julho.
E ainda tem os contratados que não deram resultados MM, Marlone, Samudio.

Unknown disse...

Valeu cruzeiro pelo brasileiro eu já sabia que seria inédito tira o título do galo e dificil pelos adversário que eles tirou nois tiramo so um time da copa do brasil santos o outros era muito fraco não serve de base

Unknown disse...

Sua visão e audaciosa mais nunca se esqueça que estamos no brasil onde calendário e puxado o time do galo titular não jogou em2 de 3 último jogos você acha que cruzeiro tinha condições de reverter 2 a 0 o galo subiu na tabela atoa que tirou coritnthias por caso flamengo pela sorte se liga filho aqui e cruzeiro nao real madri que pram mim e melhor time do planeta no momento mais vc e meio sonhador ou não ta vendo os últimos jogo do cruzeiro no brasileiro saindo de campo esgotado fisicamente