segunda-feira, 1 de setembro de 2014

QUEM VAI PARAR ESSE TREM? CRUZEIRO SEGUE EMBALADO...

POR: JOÃO VITOR VIANA

Em Minas Gerais é muito comum falar-se "trem". Trem significa "troço", "negócio" ou qualquer outra coisa. A gente substitui mesmo. E não temos vergonha disso. Já no futebol, o "Trem Azul" quer dizer uma só coisa: Cruzeiro. Andando bem guiado, ele está na rota do tetracampeonato. No trilho, mostra a cada desafio que é capaz de superá-los. O maquinário desse trem tem muitas peças reservas, o que facilita a vida do maquinista Marcelo Oliveira, um experiente condutor.

A pergunta que está nos principais programas de televisão é: Quem vai parar esse trem? O Trem Mineiro, a cada rodada, se distancia mais das demais locomotivas que buscam o mesmo objetivo. Acho difícil alguém nos parar. Mas ainda é cedo. O caminho celeste está cada vez mais com menos curvas e subidas. Já os demais estão se digladiando e nessa luta, estão morrendo juntos. O maquinário precisa de peças, que são escassas. Bem diferente do que tem o Cruzeiro.

Hoje, eu diria, que a Raposa somente por um grande absurdo deixa esse título escapar. Jornalistas, no entanto, seguram no feito do Flamengo em 2009, um hiato do futebol, que dificilmente se repetirá. Na ocasião, o time carioca estava 11 pontos atrás do líder e acabou  sagrando-se campeão. Cabe ao Cruzeiro, então, aumentar a diferença, passar desses 11 pontos para, quem sabe, nos darem o valor que merecemos.

Vencer o Cruzeiro, seja onde for, desfalcado ou não, é uma missão complicada. Ocorreu somente duas vezes em 19 jogos, uma delas na mão grande, diante do nosso rival. Ainda empatamos outras três, uma delas, contra o Criciúma, quando fomos nitidamente garfados.

Mas não importa. Mesmo assim estamos na frente, jogando com os pés no chão, permanecendo humildes e resolvendo em campo. Se não conseguimos, logo de cara, mostrar nosso potencial, o Trem Mineiro, no intervalo é posto novamente nos trilhos. Estamos a 10 vitórias da conquista. Talvez até menos. Mas vamos galgando aos poucos. Sabemos que será um caminho complicado, principalmente na reta final. Mas nosso trem é forte, é valente, é bem guiado e tem muita lenha para queimar. Vamos juntos, Cruzeiro!


Nenhum comentário: