terça-feira, 2 de setembro de 2014

EMPRESÁRIO PARECE QUERER LEVAR "UM POR FORA" E TIRAR EVERTON RIBEIRO DO CRUZEIRO

POR: JOÃO VITOR VIANA

No último dia de possibilidade de perder um jogador para o exterior, o Cruzeiro recebeu uma proposta, via empresário Robson Ferreira, de 9 milhões de euros por Everton Ribeiro, mais um milhão por produtividade. A proposta, segundo informou o empresário do jogador ao portal Superesportes, seria do Mônaco e vai ao encontro do que fora acordado com o clube no início do ano: se o Cruzeiro recebesse uma proposta de 10 milhões de euros por 60% do jogador, teria que liberar.

O Cruzeiro bateu o pé e disse não. Pelas frases do empresário, ele não gostou. Pelo que disse o presidente Gilvan, a proposta não foi oficial e conversa de empresário não é oficial. Disse que pelo valor não venderia. E o dinheiro teria que ser à vista.

Na minha forma de interpretar a situação, o empresário Robson Ferreira forçou a saída do jogador, que atualmente integra a Seleção Brasileira. Talvez pela comissão que receberia pela transferência, o que é comum no meio do futebol. Talvez contasse ali com seus milhões, mas o Cruzeiro não entrou na conversa do empresário. Na minha visão, faz bem. Deve esperar o desempenho do jogador na Seleção. Pode valorizar. E aquela conversa, dos tais 10 milhões de euros, pode até ficar para trás.

O problema é fazer empresário desistir de vender seu atleta e ganhar na transferência. Eles são como os corretores da bolsa: querem que você compre e venda as ações para que possam ganhar duas vezes. Para eles, tanto faz se você ganha ou perde, pois eles sempre ganham. Assim é o empresário de futebol: quanto mais o seu jogador trocar de clube, melhor, ainda mais sendo vendido.

O senhor Robson deveria esperar um pouco, "quietar o facho", como dizemos em Minas Gerais, e parar com essa "sangria desatada". Mostrar proposta e forçar a saída do jogador é ruim para ele mesmo, que tira o foco do jogador, faz um turbilhão no clube, joga o atleta contra a torcida e, caso ele caia de rendimento, o  torcedor irá dizer que ele está fazendo corpo mole. Momento nada propício para forçar a venda de Everton, senhor Robson.

Nenhum comentário: