terça-feira, 9 de setembro de 2014

CÁLCULOS

Com a melhor campanha da história do primeiro turno do Brasileirão, o Cruzeiro se aproxima do tetracampeonato nacional. A pontuação recorde permite que o time comandado por Marcelo Oliveira planeje o returno sem a necessidade de repetir o alto rendimento da metade inicial da competição.

Enquanto venceu 13 dos primeiros 19 jogos, o Cruzeiro ficará muito próximo do título se vencer mais 10 partidas. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe que alcançar 76 pontos terá chance superior a 99% de ser campeã nacional. Porém, no atual formato de disputa da competição (em pontos corridos com 20 participantes), o vice-campeão jamais obteve pontuação superior a 72, marca atingida por Grêmio e Atlético nas edições de 2008 e 2012.

Caso o segundo colocado do Campeonato Brasileiro, atualmente o São Paulo, mantenha o aproveitamento com o qual encerrou o primeiro turno, o vice-campeão da edição 2014 atingirá 72 pontos.

Os cálculos para alcançar a taça já são feitos pelos jogadores do Cruzeiro. “Comentamos. Temos meta e objetivos. É saber que em 20 jogos, temos 10 para ganhar. Sendo que para outros pode ser 13 ou 15. Mas tudo de forma ordenada. Não é para entrar em campo que nem louco. Às vezes, o empate é um belo resultado. O Marcelo também tem seus objetivos. Daqui a pouco, as vitórias que precisamos vão diminuir e vamos ficar mais perto do título. É legal falar sobre esses números”, destacou o atacante Willian.

Atualmente, a chance do Cruzeiro ser campeão brasileiro é de 71,5%, de acordo com a UFMG. Já o site Infobola, de Tristão Garcia, engenheiro especialista em probabilidades no futebol, a possibilidade de o clube celeste chegar ao tetracampeonato nacional é hoje de 81%

Nenhum comentário: