segunda-feira, 1 de setembro de 2014

CHANCE DE FAZER A MELHOR MARCA DE TODOS OS TEMPOS

O Cruzeiro mais uma vez fez valer o seu favoritismo jogando dentro de casa e venceu a Chapecoense por 4 a 2, no sábado. Com a vitória sobre os catarinenses, o time mineiro chegou aos 42 pontos e está a uma vitória de fazer o melhor primeiro turno da história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos em termos de aproveitamento.

Caso vença o Fluminense no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, o time de Marcelo Oliveira terminará o primeiro turno com 45 pontos, que é uma marca inédita desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes, e com 79% de aproveitamento, o melhor da história dos pontos corridos.

O único time a superar essa marca de pontos em números absolutos foi o próprio Cruzeiro. No campeonato de 2003, que tinha 24 equipes participando, o time celeste conseguiu fazer 47 pontos em 23 jogos, mas o aproveitamento foi bem inferior, de 68%. Em 2004, o Santos, com 24 equipes, e em 2005, o Corinthians, com 22 clubes, não conseguiram alcançar essa marca.

O recorde atual em termos de aproveitamento pertence ao rival Atlético-MG, que alcançou a marca de 43 pontos no primeiro turno de 2012 com um rendimento de 75%. O time alvinegro, então comandado por Cuca, tinha campanha muito semelhante a do Cruzeiro, 13 vitórias, quatro empates e duas derrotas, com 34 gols a favor e 15 contra.

Com um jogo a menos, o Cruzeiro já igualou as 13 vitórias e até agora também perdeu dois jogos, somando ainda outros três empates. Além disso, já superou o número de gols marcados, com 38, e até agora também sofreu 15.

O meia Everton Ribeiro, que desfalcará o time na próxima rodada diante do Fluminense para defender a seleção brasileira, comemorou a meta alcançada, que era superar a campanha do ano passado, quando o time estrelado terminou a primeira metade do campeonato com 40 pontos.

"Fizemos nossa meta que era 42 pontos. Foi um jogo que o time deles tentou o contra-ataque e acharam um gol. Mas voltamos bem, mais bem concentrados, lutamos, fizemos uma bela partida e conquistamos a vitória", destacou o camisa 17.

O técnico Marcelo Oliveira também celebrou a boa campanha com ainda um compromisso para terminar o primeiro turno. "Esperamos que o time possa usufruir desse número que até então é muito bom, (77,8% de aproveitamento). E o caminho está indo bem porque foram vitórias consistentes, não foi por acaso que aconteceu. Temos ainda todo o segundo turno para manter essa seriedade, essa pegada e o envolvimento de todos também", afirmou.

O treinador ainda vê o time mais forte que o da temporada anterior. "O time do ano passado foi campeão brasileiro de forma impecável, esse está caminhando bem. Teoricamente a tendência é que fosse melhor mesmo. Manteve a base do grupo, da comissão técnica, um ano a mais de experiência, mas o caminho ainda é longo, estamos firmes e trabalhando com comprometimento", ressaltou.

Podendo terminar a rodada com oito pontos de vantagem para o segundo colocado, o treinador mostrou confiança em conquistar mais um título. "Pode acreditar pela tradição do clube, a estrutura, um conjunto bom de trabalho no dia a dia. Isso dá a confiança que pode sair campeão ou lutar até o final. Mas o caminho é longo, tem outras equipes fortes. Não podemos olhar para trás, temos que tentar manter esse alto aproveitamento em casa e buscar pontos fora", observou.

Para a partida diante do Fluminense, no próximo domingo, o técnico terá que quebrar a cabeça para formar o time. Ele terá os desfalques de Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Lucas Silva, que defenderão a seleção brasileira principal e olímpica. O jovem Alisson, que poderia ser uma opção, também foi convocado para o time sub-21.

LINK ORIGINAL

Nenhum comentário: