quinta-feira, 7 de agosto de 2014

SERIA ESSE O SEGREDO DO SUCESSO?

Líder absoluto do Brasileirão com 29 pontos, o Cruzeiro pouco mudou em relação ao ano passado. O clube fez algumas contratações pontuais, como as aquisições de Marquinhos e Manoel recentemente, e se livrou de alguns jogadores que não vinham rendendo. Mas o ponto principal foi apostar na manutenção do elenco e em jogadores jovens para se manter no topo.

A estratégia em 2014 já tem se mostrado certeira, pois o time tem a perspectiva de conquistar o bicampeonato brasileiro e deve ao menos faturar uma vaga na Libertadores. Pela baixa média de idade do elenco, de 25,4 anos, e a manutenção do trabalho, o time estrelado tem a expectativa de continuar figurando entre os primeiros colocados nos próximos anos.

A diretoria adotou uma política de investir em jogadores jovens e promissores, que foi acentuada este ano com as contratações de Neilton, Marquinhos, Manoel, Willian Farias e Marlone. É um reflexo do sucesso que tiveram com Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, que chegaram ao clube como duas promessas no início de 2013 e foram decisivos no título brasileiro.

Hoje, os dois são os principais jogadores da equipe celeste e ainda são muito jovens. Everton Ribeiro tem 25 anos e Ricardo Goulart 23. Pelo bom vigor físico, quase não desfalcam o time por contusões e sempre estão à disposição do treinador Marcelo Oliveira.

Além disso, os dois meias têm contratos longos com o clube e ainda podem render muito ao Cruzeiro, seja tecnicamente dentro de campo ou financeiramente em uma futura venda. O vínculo de Everton vai até o fim de 2016 e o de Goulart até o final de 2017.

E vários jogadores do plantel estrelado se encaixam nesse mesmo perfil. Hoje, o clube conta apenas com cinco jogadores acima dos 30 anos. Fábio, 33, é titular absoluto. Dagoberto, que tem 31, hoje é reserva. Já Ceará, com 34, Júlio Baptista, com 32, e Borges, com 33, estão no departamento médico.

E a maioria dos atletas também possui contratos longos, o que garante a manutenção da maioria do grupo em bom nível por mais algumas temporadas. Somente quatro jogadores terão o vínculo encerrado em dezembro: Tinga e Borges, que não deverão renovar, e Samudio e Marcelo Moreno, que estão na Toca por empréstimo.

A diretoria também tem trabalhado para manter o grupo e recusou quase todas as propostas de venda que recebeu nesta temporada. Os atletas que saíram, Vinícius Araújo, e Wallace, deixaram o clube por quantias consideradas elevadas. Dessa forma, os principais destaques da equipe seguem na Toca e a tendência é de que o clube saia ileso da atual janela de transferências.

O técnico Marcelo Oliveira, que está em seu segundo ano à frente do Cruzeiro, destaca a importância da manutenção do trabalho. "O grande reforço desse ano foi a manutenção de jogadores. Por tudo que realizamos no ano passado, era normal ter assédio sobre os jogadores e o Cruzeiro conseguiu manter isso. Acho que tenha sido mais importante até do que trazer jogadores, embora tenha vindo o Marquinhos, o Manoel", comentou o treinador.

O Cruzeiro também tem investido na renovação de contratos dos jogadores. Somente nesta semana o volante Eurico e o zagueiro Léo estenderam seus vínculos com o clube até o fim de 2017. Dessa forma, o time vai se renovando aos poucos, sem grande impacto no grupo com a saída e chegada de vários jogadores ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: