sexta-feira, 15 de agosto de 2014

HORA DE VOLTAR A DISPARAR

O Cruzeiro tem o melhor elenco do Brasil. Pelo menos é o que muitos dizem. A fórmula de sucesso em 2013, que prega jogadores em quantidade e qualidade semelhante, foi mantida e pode mostrar ser novamente correta a partir deste fim de semana. Embora tenha visto a vantagem na liderança cair de cinco para dois pontos nas últimas duas rodadas, e possa até dormir fora da primeira colocação (com uma vitória sobre o Goiás, no sábado, o Internacional ultrapassa a Raposa), o time mineiro garante não sentir pressão. Pelo contrário. Vê o momento como favorável para deslanchar. 

A partir do jogo contra o Santos, o Cruzeiro iniciará uma maratona de jogos no meio e no fim de semana. Em seis semanas, serão 13 jogos, sendo 11 do Brasileirão e dois da Copa do Brasil. Neste período, em que a maioria dos times costuma cair de rendimento, a equipe de Marcelo Oliveira espera se manter. Para isso, aposta na força do grupo e na qualidade de jogadores que até agora pouco jogaram. 

- Gostaríamos que fosse intercalado, com uma semana completa para treinar, e na outra com dois jogos. Assim o futebol ficaria mais bonito e melhor. Já que não vai ser, o Cruzeiro leva vantagem, porque tem um elenco muito qualificado, tem dois ou três jogadores para cada posição. Neste período, acontece de ter suspensão e lesão, e o Cruzeiro vai mostrar sua qualidade - afirmou o volante Lucas Silva.

O técnico Marcelo Oliveira vê o início da maratona se aproximar em um bom momento do elenco, pois quase não tem jogadores no departamento médico. Nesta semana, ganhou Ceará e Júlio Baptista, que já serão reforços para pegar o Santos, no domingo; em breve, terá Bruno Rodrigo e Borges, que estão perto de finalizar o tratamento.

Para o meia Ricardo Goulart, o Cruzeiro vai mostrar novamente a qualidade do elenco. Jogadores pouco usados até agora, mas com qualidade comprovada em outros momentos, podem reaparecer. São os casos de: Dagoberto, Júlio Baptista, Manoel, Borges, Marlone, Willian Farias, entre outros.

- Isso ajuda bastante. Sabemos que vai ser um final de temporada muito corrido, jogo atrás de jogo. Espero que o Cruzeiro possa se preparar bem essa semana, ninguém se machucar. Mas se precisar, o Cruzeiro tem grande jogadores para entrar e dar conta do recado – afirmou Goulart.

Embora encare com confiança o início da maratona, o Cruzeiro admite a obrigação de se sair bem nos dois próximos jogos. A Raposa pegará Santos e Grêmio, dentro do Mineirão. Apesar da qualidade dos adversários, o time celeste entende que só pode pensar em vencer. Para o atacante Willian, que voltará a ser titular diante do Peixe, o Cruzeiro está pronto para lidar com essa obrigação.

 - Pressão sempre vai existir. Está muito cedo para falar que nós vamos ser campeões, o Corinthians ou o Inter. Há pouco tempo todo mundo estava falando que o Cruzeiro estava sobrando. Não podemos deixar essas coisas de fora interferir. Temos que ganhar no domingo, fazer um bom jogo. A pressão sempre vai existir. O campeonato é difícil, é competitivo. Mas, que a gente possa focar no nosso trabalho e aproveitar as oportunidades. Temos que vencer e não ficar preocupado com os adversários.

Problemas
Apesar da boa expectativa, o Cruzeiro pode ter problemas no caminho. Um já é mais visível. Adversários diretos terão vida mais fácil nas próximas semanas. Internacional, Fluminense e São Paulo, três integrantes do grupo dos cinco primeiros, foram eliminados da Copa do Brasil e terão duas semanas cheias de trabalho, enquanto o Cruzeiro estará jogando quarta e domingo.

Além disso, a Raposa pode chegar ao duelo contra o Fluminense, no encerramento do primeiro turno, sem jogadores importantes. Já não terá um titular, o volante Lucas Silva, convocado para a seleção brasileira sub-21. E ainda pode perder outros. Com o bom futebol mostrado no Brasileirão, Dedé, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart são cotados para uma vaga na lista de Dunga para a Seleção principal. Se forem convocados, também desfalcarão a Raposa contra o time carioca.

Nenhum comentário: