quarta-feira, 13 de agosto de 2014

EM BUSCA DA MILÉSIMA VITÓRIA

A sintonia entre a atual equipe e o Mineirão, com a torcida incentivando os jogadores, tem sido uma das receitas do recente sucesso do Cruzeiro, atual campeão e líder do Campeonato Brasileiro. Mas essa afinidade não é recente. Desde sua inauguração, em 1965, o estádio tem sido palco de grandes apresentações da Raposa, conquistas inesquecíveis e jogos marcantes. E caberá ao time comandado pelo técnico Marcelo Oliveira o mérito de atingir 1 mil vitórias no Mineirão. Faltam apenas três.

A contagem regressiva começa no próximo domingo, diante do Santos, às 16h, pela 15ª rodada do Brasileiro. Na quinta-feira, 21, o adversário será o Grêmio, do técnico Luiz Felipe Scolari. No dia 30, o time recebe a Chapecoense, que poderá ser o jogo histórico. No entanto, antes do returno do Brasileiro, haverá um jogo pelas oitavas de final da Copa do Brasil, dia 27 ou 3 de setembro, dependendo do sorteio que será feito pela CBF, na segunda-feira. Depois, o Cruzeiro recebe o Bahia, em 11 de setembro, na primeira rodada do returno.

Nas atuais 997 vitórias, não faltam feitos memoráveis para jogadores e torcedores. A goleada por 6 a 2 sobre o Santos, na primeira partida da final da Taça Brasil de 1966, era apenas o 53º jogo da equipe no novo estádio e marcou o crescimento do futebol mineiro. Na estreia na Copa Libertadores de 1976, que terminaria com o título, Cruzeiro e Internacional fizeram um jogo que é apontado por muitos como o melhor da história do Mineirão. E a Raposa venceu por 5 a 4. Cada cruzeirense tem sua vitória inesquecível, e pelos mais variados motivos.

Único técnico que comandou a equipe depois da reforma para a Copa do Mundo, Marcelo Oliveira conquistou as 36 últimas vitórias no estádio e está a apenas uma de entrar para a lista dos 10 treinadores mais vencedores pelo Cruzeiro no Mineirão. Ílton Chaves, com 108, lidera, seguido de Levir Culpi, hoje no Atlético, com 73.

Critérios

O levantamento leva em consideração os jogos do profissional, mesmo os com times mistos, como os da Copa Centenário de Belo Horizonte e torneios estaduais comuns na década de 1970. Não estão incluídas as partidas pelo Campeonato Mineiro de Aspirantes, disputado na década de 1960, preliminares contra seleções amadoras, comuns em anos passados, e de Torneios Inícios. Para comparação, o Atlético tem 863 vitórias em 1483 jogos no Gigante da Pampulha.
 

Nenhum comentário: