terça-feira, 22 de julho de 2014

DIFERENCIAL: SER UM VISITANTE INDIGESTO

Atual campeão nacional, o Cruzeiro lidera o Brasileirão 2014 e tem sua melhor campanha na era de pontos corridos, iniciada em 2003. A vantagem de cinco pontos para o Corinthians também é a maior após 11 rodadas disputadas e tudo isso só é possível pelo bom aproveitamento fora de casa.

Em 11 jogos disputados até o momento, o time mineiro fez a maioria deles longe do Mineirão. O aproveitamento é muito bom, com quatro vitórias em seis partidas, ou 67% dos pontos conquistados, que aliados aos 87% de rendimento como mandante, dá uma folga considerável no topo da tabela.

Em comparação com o time campeão de 2013, no mesmo estágio da competição, a equipe possuía um desempenho até melhor nos jogos como anfitrião, com cinco vitórias e um empate, que representa 89% de aproveitamento. Porém, o desempenho como visitante era de apenas de 33%, com cinco pontos conquistados em cinco jogos.

A chave do sucesso para levantar o troféu na última temporada foi elevar o percentual de aproveitamento como visitante, o que a equipe conseguiu fazer no segundo turno. O time celeste terminou o campeonato com o desempenho fora na casa dos 54%, enquanto o rendimento diante do torcedor foi de 79%.

Depois da vitória sobre o Palmeiras, por 2 a 1, no Pacaembu, o meia Everton Ribeiro destacou a necessidade de manter a regularidade na competição. "Nós tínhamos sessenta por cento de aproveitamento fora de casa e aumentamos. Tem que ser assim, forte em casa e também buscando pontos fora", afirmou.

Os próprios rivais celestes têm sofrido com essa falta de equilíbrio. Segundo colocado na tabela, o Corinthians também tem ótima campanha como visitante, com 60%, o segundo melhor do campeonato. Contudo, é apenas o sétimo melhor como mandante, com 61% de aproveitamento.

Já o Fluminense, terceiro colocado, tem bom desempenho jogando diante da torcida, entre os três melhores do Nacional, com 72% dos pontos. Por outro lado, peca quando joga na casa dos rivais e tem apenas o décimo melhor aproveitamento, com 40%.

O técnico Marcelo Oliveira destacou a necessidade de pontuar como visitante. "Em um campeonato duríssimo como os de pontos corridos, que é muito longo, com muita concorrência, é importantíssimo o aproveitamento alto no Mineirão com a torcida e obter resultados fora. Em circunstâncias muito difíceis você tenta não perder, embora o Cruzeiro tenha um apelo ofensivo constante", observou.

Nenhum comentário: