sábado, 7 de junho de 2014

HORA DE QUEBRAR O TABU

Atual líder do Brasileirão depois de nove rodadas disputadas, o Cruzeiro tenta repetir o feito da temporada passada e mais uma vez se sagrar campeão. Para isso, no entanto, o time celeste terá que superar o tabu no campeonato por pontos corridos nas duas vezes que a Copa do Mundo interrompeu a competição.

Em 2006 e 2010, o time que terminou o período pré-Copa na liderança não conseguiu sustentar a primeira colocação até o fim do campeonato e acabou não levando o troféu. O Cruzeiro terá a missão de quebrar essa escrita.

Na pausa para o Mundial de 2006, foi o próprio Cruzeiro que encerrou a primeira fase na liderança. Após dez jogos disputados, o time celeste obteve 21 pontos, com 70% de aproveitamento, o mesmo que a equipe de Marcelo Oliveira possui no momento. Naquela ocasião, os mineiros caíram bastante de rendimento no período pós-Copa e acabaram a competição em 10º lugar. O São Paulo, que estava na terceira posição, foi o campeão.

Já em 2010 o Corinthians ficou na primeira colocação após sete rodadas disputadas, com 17 pontos e um excelente aproveitamento de 81%. À época, o time paulista também caiu de rendimento, mas brigou pelo título até a última rodada e acabou na terceira colocação.

Curiosamente, a parada de 2010 foi bastante benéfica para o Cruzeiro. O time celeste saiu do 11º lugar com uma arrancada incrível para brigar pelo título e terminar como vice-campeão, apenas dois pontos atrás do Fluminense, que foi o time que levantou o caneco naquela temporada e assim como o Tricolor Paulista quatro anos antes, estava no terceiro posto.  

Apesar da superstição e das coincidências, o meia-atacante Ricardo Goulart crê que o Cruzeiro tem tudo para modificar a história. "Não tem nada disso, agora a história é outra. Isso aí não cai muito bem aqui não", disse o jogador em tom descontraído.

O camisa 28 entende que o time celeste tem condições de manter a sequência positiva de resultados, mesmo se tornando um alvo maior para os concorrentes. "Realmente fica mais visado. Nosso time já vai fazer um ano e seis meses junto, a nossa equipe já fica mais estudado. Mas por outro lado também coloca respeito nos rivais. Se Deus quiser o Cruzeiro vai voltar firme da parada da Copa", afirmou.

O técnico Marcelo Oliveira também aposta em um time ainda mais forte após a parada aproveitando o período de treinamentos nos Estados Unidos. "Creio que vai melhorar, vamos ajustar. Temos um elenco bom que nos dá a condição de ter a qualidade do Nilton, do Marlone e o Mayke, jogando de forma exuberante, no banco. A gente vai trabalhar firme, principalmente fisicamente e tecnicamente para voltar forte", comentou.

O treinador espera que o tempo de paralisação dê para recuperar a melhor condição física. "Com o calendário achatado em função da Copa do Mundo, jogamos muitos jogos decisivos, pela Libertadores, Mineiro e no Brasileirão todo jogo é decisivo. Os jogadores estão desgastados fisicamente e emocionalmente. Neste primeiro momento vamos deixar descansar bastante e depois treinar forte. A viagem não tem nenhum sentido de passeio, vamos treinar e muito", garantiu.

Nilton acredita que o técnico saberá utilizar a intertemporada para corrigir os equívocos apresentados no primeiro semestre. "A parada vai agregar mais ainda. Os erros que aconteceram nesses jogos foram por não ter tempo para treinar, estávamos sempre jogando quarta e domingo. Acho que nessa parada o Marcelo poderá aperfeiçoar a bola parada, avaliar alguns jogadores. Ele sabe tudo que tem em mãos", ressaltou.
Além de tempo para treinar, o técnico também contará com alguns reforços. Ainda sem nenhuma perda significativa, o Cruzeiro já contratou três atletas e dois deles chegam bastante badalados. Um é o zagueiro Manoel, que foi eleito um dos melhores zagueiros do último Brasileirão, e o outro é o jovem Neilton, que é apontado como uma grande promessa. Já Marquinhos veio em negócio de ocasião para repor a saída de Elber.

Nenhum comentário: