terça-feira, 10 de junho de 2014

DOS REFORÇOS, SOMENTE MARQUINHOS JOGAVA REGULARMENTE

Apesar de ter um dos melhores elencos do país, o Cruzeiro foi ágil no mercado de transferências e logo na primeira semana após a Copa do Mundo anunciou as contratações de Manoel, Marquinhos e Neilton. Mas dos três reforços celestes, apenas o meia-atacante vinha atuando com frequência, embora tenha chegado na 'sombra' dos outros contratados.

Pelo clube baiano, Marquinhos foi titular na maioria dos jogos e disputou 22 partidas na temporada, distribuídas entre o Campeonato Baiano, a Copa Nordeste, a Copa do Brasil e o Brasileirão. O time rubro-negro acabou sendo eliminado nas três primeiras competições e terminou a primeira parte do Nacional na zona de rebaixamento.

O último jogo de Marquinhos pelo clube celeste foi contra o Botafogo, no empate em 1 a 1, em Volta Redonda, disputado no dia 25 de maio. Naquela partida o meia-atacante completou seis jogos pela competição e depois disso não entrou mais em campo para não estourar o limite de jogo, o que impediria a sua transferência para outro clube da Série A.

Apesar de atuar com frequência, Marquinhos foi contratado em um negócio de ocasião. O jogador, de 25 anos, tem contrato com o Vitória até o dia 30 deste mês e foi oferecido a alguns clubes brasileiros, dentre eles o Cruzeiro. Ele será repassado pelo Desportivo Brasil, agremiação que pertence à Traffic, por empréstimo de um ano.

Já Manoel, de 24 anos, e Neilton, de 20, chegaram como grandes contratações e boas apostas para o futuro, tanto que o Cruzeiro abriu os cofres para comprar 50% dos direitos econômicos do zagueiro por aproximadamente R$10 milhões. O clube também adquiriu 40% do vínculo do atacante. Os dois firmaram contrato de quatro anos.

Mas os dois jogadores pouco atuaram em 2014. No caso de Manoel, ele atuou em apenas os oito jogos da Libertadores. Como o Atlético-PR utilizou um time reserva no Estadual, ele atuou apenas no torneio sul-americano, nas duas partidas da primeira fase e nas seis da fase de grupos.

O seu último jogo foi no dia 8 de abril, quando o Atlético-PR perdeu para o The Strongest, na Bolívia, e foi eliminado de forma precoce. Depois da queda, a direção do clube paranaense afastou o jogador, que ficou treinando em separado e chegou a ir para a Justiça pedir a rescisão de contrato. Mas acabaram se acertando e realizando a transferência de forma amigável para o clube celeste.

Já no caso do atacante Neilton a situação é ainda pior. Por causa da dificuldade em renovar o contrato com o Santos, que se arrastava desde a temporada passada, o jogador sequer entrou em campo neste ano. A última partida como profissional foi no dia 15 de setembro de 2013, contra o Botafogo, pelo Brasileirão, quando o Peixe saiu derrotado por 2 a 1.

Depois do imbróglio, Neilton foi afastado pela diretoria e chegou a reintegrar o time júnior. Ele participou da campanha na Copa do Brasil Sub-20, de 2013, em que o Santos foi campeão e também teve uma participação de apenas dois jogos no título da Copa São Paulo desta temporada.

Nenhum comentário: