quinta-feira, 13 de março de 2014

TREINADOR APOSTA NO MINEIRÃO. O TORCEDOR TEM QUE COBRAR POSTURA DE CAMPEÃO, DENTRO OU FORA

POR: MARCÃO ANTI-GALO

O futebol é simples, para quê complicar? No Cruzeiro, depois de um ano muito bom como o de 2013, várias mudanças foram feitas e, agora, colhe-se o resultado. E não são resultados bons. Isso porque mexeram no que estava dando certo. O esquema tático está variando menos, trocaram jogadores no time titular e o desempenho caiu muito.

O técnico Marcelo Oliveira, com um papo "muito do ruim", disse que o Cruzeiro precisava de um "primeiro volante". O Cruzeiro trouxe dois. E nessa, Eurico, da base, que subiu para ganhar experiência foi renegado à oitava opção. Lucas Silva, que estava jogando o fino da bola, foi parar no banco de reservas. E, Marcelo, o Cruzeiro não precisava de um primeiro volante. Tinha Nilton (que vem mostrando queda de produção ao lado de Rodrigo Souza), Henrique e até o próprio Souza. O fato de o Cruzeiro não ter aquele jogador só para destruição fazia do meio-campo celeste um setor dinâmico, rápido, envolvente. Hoje está previsível e turbulento. Perdeu-se a velocidade, o passe piorou e as derrotas vão acontecendo. E pior: na Libertadores.

A tal lua-de-mel com a torcida, muito pela teimosia do treinador, está começando a ter conflitos. Já foram dois revezes na Libertadores e mais um deixaria o Cruzeiro praticamente fora da competição. Competição, esta, que o Cruzeiro tem elenco e capacidade para vencer. Mas por erros internos, vem sendo derrotado e deixando uma péssima impressão no torneio.

O técnico Marcelo vem dando declarações que acredita na força do clube no Mineirão. Mas não pode se ater somente a isso. Tem que pensar jogo a jogo, tem que saber escalar, modificar o time quando necessário. E isso não vem sendo feito. Preterir o Lucas e Willian quando eles são melhores do que alguns que jogam confortavelmente como titulares é um verdadeiro absurdo.

Como disse Alexandre Mattos, é hora de conversar internamente e falar pouco sobre isso na imprensa. Na verdade, Mattos, nosso famoso Mittos, o que a diretoria poderia fazer é cobrar do técnico o porque dessas mudanças que acabaram com o entrosamento do Cruzeiro. Será mesmo que o Lucas e o Willian devem ser reservas? Será que Rodrigo Souza tem que ser titular? Que cobre de quem escala. Cobrar do jogador é até justo, mas quem o põe no campo sem ele ter as condições ideais é o maior culpado e deve ser o cobrado pelo torcedor. 

Que o próximo jogo no Mineirão seja de um bom futebol. E que o técnico já promova alterações. Esse meio-campo do time está mais morto que defunto em estado de putrefação. E cabe à torcida cobrar do time. Incentivar, obviamente que sim. Mas também cobrar uma postura ofensiva, dentro e fora de casa. O Mineirão não pode ser a válvula de escape para desculpas. Uma hora vamos perder aqui e aí o barco vai ficar à deriva.

6 comentários:

Unknown disse...

Prezado Marcão,

Como cruzeirense e um de seus "facefriends" através do Cruzeiro Notícias, permita-me discordar de algumas coisas que você disse. Também prefiro o Lucas Silva ao Rodrigo Souza, mas quero lembrar duas situações:

1 - O Nilton está voltando de cirurgia e recuperando o ritmo de jogo. Não é a presença do Rodrigo Souza que fez isto com ele.

2 - O Rodrigo Souza, no último clássico, foi eleito por todos os órgãos de imprensa por anular as ações do jogador mais badalado deles que chegou até a lhe dar uma cotovelada no boca em represália.

Não acho que seja uma boa lançar o Eurico. É muito jovem e jogá-lo às feras num jogo de Libertadores pode fazer com que ele sinta muito e a coisa fique pior ainda.

Outra coisa: não acho que o esquema possa funcionar sem um atacante de referência. Sei que o Moreno é isto que está aí e o Borges vive no DM. Mas tem que ter alguém lá e não é o Willian ou o Ricardo Goulart. Nenhum dos dois cumpre esta função. Poderia ser o JB mas também está no DM há um tempo. Na esquerda, temos o Samudio, experiente e vivido em Libertadores, mas que também está voltando de contusão. O time e o técnico, até há poucas semanas atrás, estavam acima de qualquer suspeita. Não é agora que degringolou tudo! Precisamos confiar e apoiar incondicionalmente de quem esteja dentro de campo. O Everton Ribeiro precisa aparecer mais para o jogo, assim como o Dagoberto e o Fábio precisa saber armar barreira nas faltas frontais! Eu confio e creio que nos classificaremos! Depois é mata-mata e tudo é possível! Abraços e saudações celestes!

Marcelo cr disse...

Marcão, perfeito. O Cruzeiro mudou sua forma de atuar, perdeu velocidade, erra passes demais e frouxo na marcação, sem contar que o Marcelo moreno é horrível e não sai do time, com isso Elber, wilian ( fundamental em 2013 fora), os meias caíram demais, e o Lucas Silva fora é piada, e o pior o Cruzeiro é ridículo fora tá ridículo.

RUTILHO disse...

Celso concordo em parte e acrescento o seguinte: o meio de campo tem um 1º volante que é o Rodrigo S. para mim é titular. Seu companheiro ideal é o Lucas Silva. Quanto ao Lucas digo que deve ser treinado com um pouco mais de atenção para aproveitar o seu potencial.Conduz bem a bola, tem um ótimo chute de fora da área e numa 2ª bola pode ser vital. É um jogador que tem a característica de uma meia de ligação. Lá atrás deixa que o Rodrigo S. dá conta. O Nilton após recuperar a forma terá que disputar a posição com o Rodrigo porque os dois não podem jogar juntos. Outra coisa, é muito fácil culpar a turma do meio prá trás, o técnico. Mas e o pessoal de frente? Lá tem gente que arrebenta hoje e depois passa mais de 10 jogos fazendo número.Nas grandes empresas é aplicada a ferramenta AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. Que seja aplicada.

Unknown disse...

Na minha humilde opinião os volantees deveriam ser Nilton e Lucas e no ataque o wiliam no lugar do dagoberto,acho que o dagoberto entrando no 2 tempo pra por fogo no jogo ele rende melhor e a qualquer hora ele pode se machucar igual ao borges(sem querer agorar o cara).E com o Wiliam na maioria das vezes fazemos gol de bola parada,COISA QUE O CRUZEIRO DEVERIA TENTAR MAIS POIS TEMOS BONS CABECEADORES.

Unknown disse...

concordo com o celso. rodrigo sousa nao tem culpa de tudo. axo q quem deveria sair eh o niltom mesmo. errou muitos passes, a forma fisica nao tah 100%, lento. nao entendi o pq do lucas nao entrar... agora o egidio ta dificil, tem jogo q ele funciona bem mais aquele tipo de jogo duro truncado nao adianta sempre vai sobrar bola nas costas dele. temos q tentar o samudio logo

Unknown disse...

Pessoal concordo com os comentarios em partes. Pra mim, essa turminha ( Egidio, Ceara, Leo, Luan, Tinga, Dagoberto Gordo, Souza, Rodrigo S, Borges, Ricardo G e principalmente Marcelo Oliveira) vai afundar o cruzeiro esse ano. Lembrando que mineiro nao serve de base pra time grande nao, tanto que com o time reserva estamos ganhando. Pelo amor de Deus sera que so eu que lembro daquele time veloz esforcado, aquele time que nao tomava tanto drible, aquele time que quando tomava 1 gol corria atras. Acordem!!!!!!! Ano passado ganhamos o brasileirao nao foi so merito, os outros times estavam pessimos. Fica aqui o meu desabafo por esse falso treinador e falso time.