quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

PARABÉNS, CRUZEIRO!

POR: JOÃO VITOR VIANA

Quando se fala em Cruzeiro, se fala em grandiosidade, em título, em história, em conquistas, em glórias. Fala-se em jogadores de alto nível, referências, que fazem a torcida vibrar a cada jogada espetacular feita dentro de campo. E hoje, aos 93 anos de sua fundação, é bom revermos um pouco dessa história, falar sobre alguns jogadores que marcaram nossa história e o que podemos esperar desse time que temos orgulho de dizer que torcemos.

O Cruzeiro Esporte Clube nasceu através do esforço de desportistas da comunidade italiana em Belo Horizonte, com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália, em 2 de janeiro de 1921. Dos anos iniciais, datam os primeiros ídolos e conquistas do Palestra, como o tricampeonato estadual de 1928, 1929 e 1930, com uma equipe que contava com os lendários Ninão, Nininho, Bengala e Piorra. Tivemos que mudar de nome por causa da Segunda Guerra Mundial. Mas as conquistas, estas nunca deixaram de existir. E é por isso que o cruzeirense é um feliz "mal acostumado".

Sempre fizemos do Mineirão a nossa casa, o palco das nossas conquistas e, hoje, a Toca da Raposa III. Quem manda lá é o Cruzeiro e seus craques da atualidade. Quem mora lá é a torcida celeste, presente em massa desde sua inauguração e dona das maiores presenças no Gigante da Pampulha.

Nesses 93 anos, a torcida pôde acompanhar jogadores de renome internacional vestirem a camisa celeste e levantar taças importantes. Não somos time de se contentar com pouco, sejam apenas um Brasileiro ou uma Libertadores conquistadas a trancos e barrancos. Temos uma coleção de títulos em nossa história e vários desses mesmos títulos conquistados seguidamente. Afinal, quem teve a oportunidade de acompanhar Tostão, Dirceu Lopes, Palhinha, Piazza, em um tempo mais distante; Palhinha (ex-São Paulo e América), Elivélton, Dida, Marcelo Ramos, mais recentemente; e hoje pode ver Dedé, Fábio, Julio Baptista, Everton Ribeiro sabe que não podemos parar no tempo e não aceita não ser o melhor entre os melhores.

Temos ainda uma safra de meninos capazes de explodir no cenário mundial em pouco tempo, muito pelo trabalho realizado na base celeste, por muitos anos pouco explorado, mas que foi novamente descoberto como um produtor de talentos, haja vista as últimas revelações de Lucas Silva, Mayke, Vinícius Araújo,  e Elber. 

O Cruzeiro é um time que tem história e que não para de fazer história. É um time que honra seu hino, com páginas heroicas imortais, e que está sempre fazendo a sua história cada vez aumentar. E faz isso com títulos, o que é o mais importante.

Parabéns, Cruzeiro, pelos seus 93 anos! 

Nenhum comentário: