sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

NOVA CAMISA SEM AS ESTRELAS DO TRI

Como será a camisa do Cruzeiro em 2014? Depois de conquistar o Campeonato Brasileiro na última temporada, os torcedores estão ansiosos para saber como será o novo uniforme celeste, que deve ser lançado em fevereiro. No entanto, o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares, indica que a camisa não terá mudanças significativas e não terá as três estrelas douradas referentes ao Tricampeonato Brasileiro (1966, 2003 e 2013). O mandatário da Raposa já viu o novo uniforme e garantiu que as cinco estrelas permanecem no peito, ao invés do escudo do Cruzeiro.  

A Tríplice Coroa, que faz menção ao três campeonatos conquistados pelo Cruzeiro em 2003 – Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro –, também permanece na camisa. Segundo Gilvan, o elemento não pode sair da camisa, porque isto está definido no estatuto do clube. Para o presidente celeste, o clube optou por simplificar e não deixar a camisa muito cheia de elementos, para não poluí-la visualmente.

- A Tríplice Coroa não pode deixar de estar, é estatutário. Então nós não vamos tirar a Tríplice Coroa. Eventualmente em outra camisa a gente pode colocar as três estrelas, dos três títulos nacionais. Mas se a gente for colocar as estrelas dos títulos nacionais, das duas Libertadores, da Recopa, Supercopa, as quatro Copas do Brasil, não vai poder colocar mais nada na camisa. São muitos títulos, o Cruzeiro é o papa-títulos das competições aqui no Brasil, o maior clube brasileiro do século XX e a gente não pode colocar coisa demais na camisa.

Normalmente, o campeão brasileiro coloca um “patch”, um selo com o logotipo da Confederação Brasileira de Futebol, referente ao título nacional do ano anterior. O Cruzeiro não vai colocar este logotipo na camisa, pelo menos até o início do Campeonato Brasileiro. O presidente Gilvan, no entanto, admite que a identificação pode ser acrescentada depois.  

- O estatuto do Cruzeiro não exige a colocação do “patch”, nem a CBF exige que seja colocada mais esta identificação do título brasileiro. Podemos colocar depois, o estatuto prevê essa possibilidade. Não  pode colocar muita coisa na camisa porque senão ela não fica nem muito bonita. Eu já vi, a camisa está muito bonita e estou doido para chegar o dia do lançamento para que a torcida veja também.  

Quando o Cruzeiro foi campeão brasileiro, em 2003, o clube adotou o “patch” na camisa do ano seguinte, de 2004. O escudo da CBF aparecia entre a marca de fornecedor esportivo e o escudo do Cruzeiro. Foi neste ano também o clube colocou no uniforme, junto à Tríplice Coroa, duas miniaturas da taça em prateado, em homenagem ao bicampeonato da Libertadores, de 1976 e 1997.

FONTE: GLOBOESPORTE

Nenhum comentário: