quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

CRUZEIRO COMEMORA, HOJE, 93 ANOS

O aniversário de 93 anos do Cruzeiro, comemorado nesta quinta-feira, dia 2 de janeiro, terá um atrativo especial. Além de realizar a tradicional missa de ação de graças, o clube terá o título brasileiro como recordação do ano que terminou. 

A missa celeste contará com a presença do presidente Gilvan de Pinho Tavares, conselheiros e funcionários do clube. O evento ocorrerá na sede social do Barro Preto, em Belo Horizonte, na rua Guajajaras, 1722, a partir de 19h.

Fundado por colonos italianos em 1921, o clube celeste foi chamado inicialmente de Sociedade Esportiva Palestra Itália. A mudança de nome ocorreu em 1942, no período da guerra.

Nos seus anos de história, o Cruzeiro acumulou conquistas expressivas. O primeiro título de âmbito nacional foi em 1966, com a Taça Brasil, que, posteriormente, foi reconhecida pela CBF como referente ao título brasileiro.

Dez anos depois foi a vez do clube dominar a América. O Cruzeiro ganhou pela primeira a Copa Libertadores, em 1976. Dentre os regionais, a Raposa acumula 38 taças.

Nos início da década 90, o clube reencontrou as glórias nacionais e internacionais, com dois títulos da Copa do Brasil, o bicampeonato da Supercopa, o bi da Copa Libertadores e com a Recopa Sul-Americana.

A saga vitoriosa continuou nos anos 2000, e o Cruzeiro ganhou mais duas Copas do Brasil. O ano de 2003 merece um destaque especial, pois foi quando a Tríplice Coroa foi carimbada. Nessa temporada, a Raposa conquistou o Campeonato Mineiro, o tetra da Copa do Brasil e o segundo Campeonato Brasileiro. Enfim, todos os títulos disputados foram confirmados.

Depois de 10 anos sem comemorar competições de peso relevante no Brasil e exterior, o Campeonato Brasileiro de 2013 marcou a retomada positiva do Cruzeiro. Agora, o clube se prepara para a disputa da Copa Libertadores'2014, sonho de consumo na Toca da Raposa. 

Nenhum comentário: