sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

POTUGUESA PODE REBAIXAR O FLAMENGO

Um novo fato pode causar uma reviravolta na punição da Portuguesa no Superior Tribunal de Justiça Desportiva pela escalação irregular do meia Héverton, na última rodada do Brasileirão. A defesa do clube utilizará no julgamento do Pleno do STJD, no próximo dia 27, uma falha no próprio sistema da CBF para provar que o jogador poderia estar em campo. No "BID da Suspensão", sistema de acesso apenas para a entidade e para os clubes, consta que o meia já havia cumprido a suspensão e, portanto, estaria apto a atuar.

Criado em setembro deste ano, exatamente para facilitar a comunicação a respeito de suspensões da CBF com os clubes, o BID (Boletim Informativo Diário) da Suspensão traz todas as informações sobre os jogadores que estão suspensos ou que já cumpriram suspensão determinadas inclusive pelo STJD.

No dia 6 de dezembro, sexta-feira, data do julgamento que condenou o meia Héverton a cumprir mais um jogo de suspensão, o BID da Suspensão informava que o jogador "cumpriu". No dia 10 de dezembro, dois dias após a partida contra o Grêmio, portanto, o sistema mantém o termo "cumpriu" a respeito da suspensão de Héverton, ou seja, a CBF não teria informado a Portuguesa, por meio do sistema, da punição ao meia.

Para provar que o sistema foi atualizado, a Portuguesa utilizará a suspensão dada ao atacante Gilberto, que também foi a júri naquela sexta-feira. O status do jogador foi alterado de "suspenso" para "cumpriu", já que ele foi julgado e liberado pelo STJD no mesmo julgamento.

Após a constatação, a Portuguesa utilizará no recurso que a CBF é co-autora do erro no caso Héverton, exatamente por também não ter informado que o jogador estava suspenso.

Em caso de uma mudança na pena à Portuguesa e os pontos retirados forem devolvidos, o rebaixado novamente não seria o Fluminense, mas o Flamengo, que, após perder os pontos na segunda-feira por escalação irregular do lateral André Santos, terminou a competição na 16.ª posição, acima da Lusa. Os cariocas também tentam reverter a situação no Tribunal.

FONTE: SUPERESPORTES

COMENTÁRIO DA NOTÍCIA
Agora é que são elas. Se a CBF for realmente culpada nessa, o clube não pode responder por nada. Tinha o aval da instituição que comanda o futebol e a competição. Logo, a Portuguesa está mais do que amparada para escapar desse rebaixamento, que seria um absurdo. Quem ri de orelha a orelha nessa é o Fluminense, que se vê fora com o cenário e um rival, o Flamengo, entrando na degola. Sinceramente, para o Pleno do STJD não fazer feio, deveria punir Flamengo e Portuguesa em 2014 e rabaixar o Flu. Senão haverá mais pano para a manga. Se a Portuguesa for rebaixada, será tão somente por ser um time pequeno. Não há porque rebaixá-la. Ganhou no campo e estava amparada pela CBF. Se rebaixar o Flamengo, um clube campeão do mundo e de maior torcida do país, a Globo vai chiar muito e o clube, que antes estava tranquilo, pensando tão somente em Libertadores, terá que conviver com um inédito cenário. Já o Fluminense, o campeão do tapetão e o maior merecedor de estar na Série B, esse sim deveria ser punido, mas por anulação do primeiro julgamento. Se mantiverem a postura do primeiro "equívoco", o Fla vai se ferrar... e dois times do Rio voltam a ficar entre os piores...

3 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente, divido que vão ter peito pra rebaixar o Flamengo, por mais que esteja correto.. infelizmente cairá o mais fraco.

Unknown disse...

Sinceramente? esta parte da tabela não nos pertence. Por pouco tempo nos preocupamos com ela , mas passou. QUE SE VIREM.

Anônimo disse...

"Já o Fluminense, o campeão do tapetão e o maior merecedor de estar na Série B"
Que declaração mais sincera e honesta de que você não gosta do Fluminense, né?
Sei que o Fluminense perdeu em campo e seria normal cair para a segundona mesmo. Normal se não houvesse infração por parte da Portuguesa. Agora, provando que ela não teve culpa, o flamengo não tem essa de escaper porque há mais analfabetos no Brasil do que se imaginava. Também não é desculpa livrar a cara do time da Gávea-Chatuba só porque a Globo gosta deles.
Aí já entra a sua discriminação e seu preconceito contra o Fluminense.
O que você deveria dizer é, "Não importa o que aconteça, eu só odeio o Fluminense e queria que ele não existisse.. Assume logo, e fica mais transparente.