segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SEM ALARDE, MAS DE ALERTA LIGADO

POR: JOÃO VITOR VIANA

Muitos torcedores celestes estão começando a crer numa derrapada do Cruzeiro nesse reta final de Brasileiro. Sinceramente, não acredito. Talvez se tivesse umas cinco rodadas a mais, se estivéssemos virando o turno agora, a situação poderia, sim, mudar. Mas a oito rodadas do fim e com jogos contra equipes bem fracas em casa, dificilmente o Cruzeiro deixa essa escapar. Não podemos esquecer que enfrentaremos o Grêmio no Mineirão. A final será nesse jogo.

Mas devemos, sim, questionar o espírito da equipe. Está longe de ser aquele que existia no início do Brasileirão. Cansaço? Talvez. Mas o treinador tem que saber lidar com isso e usar os atletas menos cansados nas partidas. Se for para mudar três, quatro, cinco atletas, que mude. Mas que o Cruzeiro não perca o ritmo nem o foco. Nos últimos jogos estamos vendo a Raposa não só jogando mal como uma certa preguiça de alguns atletas.

O campeonato não está ganho ainda. Há 24 pontos a serem disputados. Se o Cruzeiro ganhar 12 desses, fica com o troféu, ainda mais se três for em cima do Grêmio, jogo que ocorrerá em nosso campo. Mas o que tem se visto é que quando o Cruzeiro já sabe dos resultados dos seus principais adversários, há uma acomodação. Em vez de o time jogar para abrir mais vantagem, joga para empatar ou para perder de pouco. Como podemos alcançar algo grande pensando tão pequeno?

O alerta está ligado e o treinador não pode tampar o sol com a peneira. Afinal, se o Cruzeiro tem um elenco grandioso como tanto se fala, porque não usá-lo? Não podemos pensar em entrosamento nessa fase do campeonato. Mas devemos, sim, pensar no título e em quem pode trazê-lo para nós. É normal uma oscilada na competição? Sim. Mas quando isso ocorre na reta final, o torcedor fica apreensivo.

Que diante do Criciúma, que terá quatro desfalques, saiamos vencedores. Chegar aos 65 pontos é nosso dever. Temos que jogar a pressão no Grêmio, que não tem aproveitado nossos deslizes. 

Fiquemos de alerta ligado, sabedores que não há necessidade para alarde no momento.

Um comentário:

Unknown disse...

É verdade, queria saber o que aconteceu com o Vinícius Araújo que não é mais utilizado, porque o elber não participa mais como era no início co campeonato. Tem jogos que o Borges e o William estão mal e não são os seus substitutos naturais que entram. Sem falar no Mayke.