sexta-feira, 20 de setembro de 2013

QUANTOS PONTOS PARA SER CAMPEÃO?

Com a vitória sobre o segundo colocado Botafogo, o Cruzeiro abriu sete pontos de vantagem em relação à equipe carioca no Campeonato Brasileiro.

De acordo com o professor da UFMG Gilsione Nonato Costa, o Cruzeiro precisa manter aproveitamento de 50% nas rodadas restantes para ficar muito próximo de levantar a taça. “É muito provável que o vice-campeão fique entre 71 e 72 pontos. Com mais 24 pontos do Cruzeiro, é bem provável que isso já garanta o título. O Cruzeiro está a oito vitórias para ficar muito perto de ser campeão”, explicou.

“Se o Cruzeiro fizer 24 pontos, equivalente a um rendimento de 50%, o Botafogo teria de fazer pelo menos 32 pontos em 48 possíveis. Esse é um rendimento de ganhar em casa e empatar fora, o que não é fácil em final de campeonato, com brigas contra rebaixamento e por vaga na Libertadores. É muito provável que 24 pontos deem o título ao Cruzeiro”, acrescentou.

Nas dez edições do Campeonato Brasileiro disputado por pontos corridos, o vice-campeão jamais superou 72 pontos. Porém, o engenheiro gaúcho Tristão Garcia, responsável pelo site Infobola, projeta pontuação maior para assegurar o título. Segundo ele, é necessário que se mantenha a média de dois pontos somados por partida, determinando, assim, 76 pontos para a conquista do Brasileirão.

“Se o Botafogo cair de produção, o Cruzeiro pode ser campeão com menos pontos do que essa média. O campeonato é duríssimo e dois times não conseguem fazer essa média. Se o Cruzeiro mantiver a média de dois pontos em 14 rodadas, poderá descartar outras duas (rodadas)”, disse.


COMENTÁRIO DA NOTÍCIA
Não sou matemático, mas acredito que o Cruzeiro tem tudo para levar essa taça. Na questão pontuação, acho que entre 71 e 73 dificilmente não se leva a taça. Esse Brasileiro tem sido bem equilibrado na parte do meio da tabela. Nota-se uma diferença muito pequena entre os times. Acredito que com mais oito ou nove vitórias, o Cruzeiro consiga ser o campeão. Mas vai depender muito da maturidade mental do time, que não pode deixar se levar pela euforia, pela opinião da imprensa nacional. Devem jogar cada jogo como se fosse o último jogo, como tem sido feito.

Um comentário:

Fabio disse...

Acredito que terminaremos o campeonato com 79 pontos, um recorde na era dos pontos corridos. E seremos campeoes na rodada 34.