sexta-feira, 27 de setembro de 2013

IMPRENSA COM POUCA NOTÍCIA E CRIATIVIDADE AINDA MENOR

POR: JOÃO VITOR VIANA

É complicado a pauta para um jornalista quando a pauta não ajuda. Mas em imprensa séria, é dever do jornalista competente opinar e dar sugestão de pauta. Não criar notícia, pois ele está ali para relatar fatos, elaborar matérias do que ocorreu ou mesmo do que está por vir. Mas o que se vê na imprensa é algo terrível. Pauta mixurucas. E o pior: jornalista reclamando. Reclamando de quê? Deveria se revoltar consigo mesmo por ser tão incompetente quanto o seu chefe, que não sabe sobre o que falar.

Jornal, TV, Rádio, Site. Tempo corrido, pressão dos superiores e espaço a preencher. No jornal, cai anúncio, o editor quase arranca os cabelos. É mais espaço para escrever. E não se tem do que escrever.

Lendo algumas mídias nos últimos dias, principalmente em época em que os clubes mineiros estão se preparando, nada a ler. Até de bigode de jogador tem televisão e sites escrevendo a respeito. Por que? Porque não há nada de novo. Nenhuma contusão, poucos jogadores no departamento médico, poucas notícias sobre reuniões de jogadores e CBF.

A lenha está sem fogo e nada pior que isso para a imprensa. Pior para os leitores, que são obrigados a ler entrevista sobre apelido de pai de jogador, ler sobre novas tatuagens, sobre o que o Neymar anda fazendo fora de campo na Espanha ou um bate-papo baixo nível de apresentadora com jogador a respeito do "nada".

O que temos visto, pessoal, é um conjunto de incompetência centrado na imprensa. Não só a mineira, mas também a nacional. Tanta gente falando muito e não falando nada. Erros bisonhos de escrita, de conjugação, digitação. Claro processo de um profissional de baixo nível que faz algo por obrigação.

Um recado aos jornalistas que se queixam de seus empregos em grandes veículos: tem muita gente boa de fora, que pode fazer melhor que você. Pena que não tem as costas quentes.

Em Minas a gente sabe que várias são as mídias que dão oportunidades a amigos de editor, filho de fulano. É uma pena, pois o jornalismo cai com isso e a própria profissão fica jogada às traças e aos dedos nada criativos de "profissionais".

Espero ter notícias melhores nos próximos dias. Notícia sobre bigode, apelido de fulano, cabelo de cicrano e sexualidade do Richarlyson eu já estou cheio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto. A imprensa, com honrosas exceções, seja esportiva ou não, mais desinforma que informa. Muitos apenas comentam o obvio. Outros plantam notícias. Conduzem as informações de acordo com os patrocinadores de seus programas. Tem programa que fica fazendo piadinha imbecil e chacota até entre eles mesmo. Os caras fazem perguntas idiotas e depois quando escutam o que não querem, apagam e ficam criticando. Aliás, são excelentes para criticarem tudo. E ai do coitado que fizer cara feia para os donos da verdade...

RUTILHO disse...

Ocorre que muita gente não está gostando do sucesso meteórico do nosso Cruzeiro. Ano passado com os amebas jogando e treineiros treinando, era uma festa. Pediam a queda do técnico e contratações num constante desafio. Paralelo a isso as frangas "em alta" eram só "já ganhou" festa prá R10 e tudo o mais. Este ano, com o Cruzeiro em alta, tentam incutir ao elenco essa idéia do já ganhou que não vinga pois temos um Presidente e um treinador profissionais e responsáveis alertando o plantel. Fica então essa imprensa agindo dessa forma. Tá osso ouvir as rádios, ver a mídia televisiva passando asneiras diariamente quando podiam se ater a divulgar os números absolutos alcançados pelo Cruzeiro até então, caminhando a passos largos para a conquista. Estão todos na caça a raposa, vai ser difícil alcançá-la, pois a danada é astuta e esperta!!!