sexta-feira, 7 de junho de 2013

PROMESSAS PARA 2014 É O QUE NÃO FALTAM!

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro, há um bom tempo, tem uma base forte, que conquista torneios pelo mundo e revela jogadores. Esse ano subiram três atletas: Mayke, Wallace, Vinícius Araújo. Se juntaram a Lucas Silva, Élber e Rafael, outros revelados no clube. O terceiro e quarto goleiros da Raposa também são da base: Georgemy e Igor Rayan.

Recentemente o Cruzeiro voltou da Holanda, onde conquistou o Torneio de Terborg. Atualmente a equipe disputa o Campeonato Mineiro sub-20. Dentre os destaques da equipe estão o goleiro Charles, o zagueiro Murilo, o volante Eurico, os meias Bruno Lamas (foto) e Lynneeker e o atacante Rodrigo Dias. Muitos talentos a serem trabalhados pelo técnico do profissional.

São ao menos mais seis jogadores que em 2014 podem estar estourando no time de cima do Cruzeiro. Cabe ao treinador do time principal dialogar com os técnicos da base e olhar para os jovens talentos. Esse Bruno Lamas, por exemplo,tem diversos gols no Youtube, da sua época de Santos. E muito golaço que vale a pena ver. 

Somos sabedores também que um time vencedor não se faz só com meninos. Mas se faz com a contribuição deles também. Esse ano o Cruzeiro contratou, por exemplo, Nirley, que acabou tirando a oportunidade ao zagueiro Wallace. Talvez até ocupou uma vaga que poderia já ser de Murilo. Trouxe o Ananias, que até já saiu, vaga esta que poderia estar sendo ocupado por Rodrigo Dias, ou pelo próprio Bruno Lamas. Então o Cruzeiro tem que entender que só se contrata aquilo que não se faz em casa. 

Esse ano já foram 17 contratações, para mim, um número absurdo. Precisava reformular o time todo? Sim. Mas talvez aproveitando mais o que se tem na base, trazendo jogadores experientes para posições carentes, jogadores decisivos, de currículo, para as posições que o Cruzeiro não tem jogador nem da base.

Infelizmente não vejo hoje, na base, um lateral-esquerdo que possa chegar e tirar a vaga de um do profissional. Se tem que reforçar, tem que contratar. Mas zagueiros a gente tem, volante também. Meias então, temos dois. Cabe ao Marcelo, treinador atual, olhar esses garotos e já planejar algo a eles. São ótimos talentos. Mas precisam de apoio, oportunidades e confiança.

Um comentário:

RUTILHO disse...

Concordo plenamente. Por isso contesto certos comentários que só frisam contratações. E digo mais, não podem vir de cruzeirenses porque objetivam abarrotar o elenco de jogadores que na realidade viriam só para impedir o lançamento das revelações. Já temos jogadores experientes demais que podem dar apoio aos jovens. Sem essa de contratações.