segunda-feira, 25 de março de 2013

VIRADA MANJADA E PERIGOSA

POR:RAPOSO SENSATO

Não sou de criticar, de cornetar, se insuflar.

Mas o técnico Marcelo Oliveira está dando sopa para o azar.

Para alguns jornalistas, ele mexeu no time e mudou o jogo.

Para mim, ele apenas corrigiu um erro inicial.

Erro esse que considero grave.

Marcelo continua escalando os jogadores pelo nome.

Não acompanho os treinamentos diários, mas duvido muito que alguns atletas que não rendem em campo estejam voando no dia-a-dia.

Um meio-campo com Diego Souza, Nilton e Leandro Guerreiro é extremamente lento.

E o Marcelo continua insistindo nele.

Para jogar ao lado de Nilton, Marcelo deve escalar alguém mais dinãmico como Henrique, Tinga ou Lucas Silva.

Leandro Guerreiro e Nilton não dá.

Aliás, Leandro Guerreiro, quando foi para a zaga, acertou o setor.

E o Marcelo continua insistindo que ele é volante.

Não é.

Guerreiro e Paulão formariam uma boa dupla de zaga.

Ano passado ele provou isso nas últimas rodadas, ao lado de Thiago Carvalho.

Marcelo tem escalado um time errado para depois consertar.

E faz isso no Mineiro, um campeonato de técnica baixa.

No Brasileiro vai ser assim também?

É uma tática perigosa insistir naquilo que não dá certo para depois buscar reverter o jogo.

Sei que a motivação contra os times grandes será outra.

Mas será que não é a hora de escalar Elber, Lucas, Alisson, Mayke entre outros desde o início?

Seria demérito demais o Diego Souza ficar no banco uma vez ou outra?

Dagoberto tem que ser titular sempre?

Everton Ribeiro é insubstituível?

Por que o nome no Cruzeiro fala mais alto?

Vamos dar chance àqueles que têm entrado e mostrado serviço!

Ontem o Cruzeiro ganhou a partida mais uma vez em cima do Elber.

Vitória manjada.

Seria mais tranquila se as alterações fossem feitas no intervalo ou antes mesmo. 

Ou ainda: desde o início do jogo.

A cada partida nesse torneio, parece que cada vez mais as partidas são para o jogo do Élber.

O Cruzeiro precisa de velocidade.

Os times vêm com 10 zagueiros contra o Cruzeiro.

Nos toquinhos para o lado o time não chega a lugar nenhum.

Com chuveirinhos sem propósito o máximo que vai conseguir são escanteios.

Gol mesmo só com jogada individual, tabela, jogada ensaiada.

E o Cruzeiro tem deixado isso para o segundo tempo.

Na teimosia de Marcelo Oliveira, que escala somente aqueles que são tarimbados.

E quem tem salvado a pele do comandante está justamente no banco esperando uma chance, uma sequência.

Quando ela virá, Marcelo?

9 comentários:

Anônimo disse...

O gente calma...o marcelo esta msm escolhendo os jogadores pelo nome, mas sao jogadores bom (excetuando o guerreiro como volante) q nao estao rendendo...e o campeonato mineiro e o melhor lugar para esses jogadores terem ritmo e entrosamento e ai renderem...axo q com a xegada do brasileirao ele deve parar de escolher pelo nome se esses jogadores nao renderem

RUTILHO disse...

Mas pode ser tarde. Ele tem que escalar o Elber na direita e o Everton Ribeiro na esquerda. Assim estaremos com dois especialistas altamente tecnicos, rápidos e já entrosando para daqui a 60 dias na estréia contra o Goiás estarem afinados. Chega dessa mentalidade tacanha e retrograda de não lançar o jovem com medo de queimá-lo. Alguém ai acha que o Elber corre o risco de ser queimado? Nunca, pois a torcida já grita o seu nome.

Anônimo disse...

logico que o Dagoberto não pode ficar na reserva vc deve ser um parente de algum jogador da base mais vc esta certo em tirar o leandro guerreiro mais o resto ta otimo quando Martinuccio volta ele vai ser titular ao lado de Everton Ribeiro e Diego Souza vai pro banco

Guilherme disse...

Análise perfeita! Tem que colocar os garotos pra jogar! Só não vê quem é cego! Do meio para frente, o time precisa ser leve, rápido, contundente. Sobretudo contra times pequenos, toquinhos pra lá e pra cá não vão resolver nada! O time precisa de jogadores que partam pra cima! Não entendo como o Élber e o Alisson não entraram de vez neste time! Aliás, por que o Alisson nem tem ficado no banco? Ele joga muito e provou isso no clássico! Abra o olho, Marcelo!

Obs.: O Cruzeiro precisa trazer logo o Marcelo Moreno, antes que o Botafogo o leve!

Cruzeiro Online disse...

Parente de jogador da base? Com certeza não! Mas um defensor do aproveitamento dos meninos e da colocação dos jogadores em suas funções reais sem sombra de dúvida. Aqui as análises são feitas a partir do que é visto em campo. Sabemos que os jogadores que estão sendo escalados são bons. Contudo, não estão rendendo. E a escalaçao tem que ser por merecimento e não por currículo. Se o cara é bom, tem que mostrar em campo. Senão, dê chance para outro e lute para voltar ao time.

Cruzeiro Online disse...

Os jogadores da base tem que ter uma motivação para continuar rendendo. Se entra, muda o jogo e na outra partida nem no banco fica, como esse jogador vai se motivar. Celso Roth queimou muito jogador fazendo isso. Marcelo Oliveira tem que escalar pelo rendimento em campo. Ficar de fora pode ser até bom para alguns medalhões. É esse nosso modo de entender futebol

Anônimo disse...

Calma pessoal, o Mineiro é pra isso mesmo. Lembrem-se que teve um tempo que Bernard era criticado e até mesmo vaiado em campo e o Cuca continuou apoiando o jogador e deu no que deu. Vamos experimentar todos e depois, depois sim, colocar os melhores sejam quem for. O Guerreiro já no Botafogo não jogava mais como volante e sim como terceiro zagueiro. Ali na área ele tem lugar.

Anônimo disse...

Calma aee gente para que o estresse. O mineiro e para entrosar o time, e ver onde precisamos de reforços. O mineiro e um teste.
Como vi uns comentários aqui neste blog de uma escalação do cruzeiro, formada por.
Fabio
Ceara
Paulao
Bruno Rodrigo
Everton
Nilton
Henrique
Ricardo Goulart ( Elber)
Everton Ribeiro
Dagoberto
Borges (Anselmo Ramon)

Ótima equipe no meu modo de ver. Todos reclamam, mais para mim as Surpresas deste ano sao, o Elber, e o Anselmo Ramon. Que antes de se machucar vinha jogando muito bem.
Decepção e o Diego Souza, que Nao vem jogando nada. Fez um golzinho la. Jogou bem uma partida. O Diego Souza esta lento, e esta muito disperso. Ele parece o soneca, parece que comeu uma feijoada e da umas cochiladas no jogo. Por outro lado, o Everton Ribeiro enche os olhos, e craque. Gosto muito do futebol do Ricardo Goulart e racudo, dinâmico. O Elber esta jogando bem tambem. Elber poderia ter uma chance no meio campo ao lado do Everton Ribeiro. E no ataque eu ao contrário de muitos colocaria Dagoberto e Anselmo Ramon. O Borges e artilheiro, mais machuca demais. E hoje precisamos de entrosamento. O Anselmo esta jogando bem, e Nao Ha um jogador que faz melhor o papel de pivô do qe o Anselmo. Na zaga voltaria com o Bruno Rodrigo, e um bom zagueiro que encaixou bem com o Paulao. No meio campo colocaria somente o Henrique para ajudar o Nilton que esta sobrecarregado. No banco deixaria Rafael, Leo,Egidio, Guerreiro, Diego Souza, Martinuccio, Borges. Este banco poderia mudar uma partida.
Torco para que o Diego Souza consiga jogar aqui no cruzeiro aquele futebol que ele jogou no palmeiras. Um cara rápido, que tinha habilidade, que tinha uma arrancada impressionante. Espero que este mal futebol seja somente uma adaptação ao futebol brasileiro Ja que ele estava jogando em um futebol que Nao cobrava tanto fisicamente. Mas ele tem muito a melhorar.
O Vinicius Araujo este ano vai crescer bastante com seu futebol. Vai ser como o Elber foi ano passado. Ele tem raça, vontade, e é artilheiro. Ele faz lembrar muito o Kleber Gladiador. Sou contra a contratacao de Marcelo Moreno. Sei que e um bom jogador, mas Nao sei Nao. Ele vira para ser reserva de Borges, que se parar de machucar, e um dos 5 melhores atacantes do Brasil. Perde somente para Fred, Luis Fabiano, Barcos, Damiao. Se viesse seria uma ótima contratacao o Marcelo Moreno, Porem tem que conversar com ele que o Borges e titular do time e que ele tera que lutar por posição.
Hoje estou muito feliz com o cruzeiro, com Gilvan, e com o alexandre Mattos. Fizeram do cruzeiro um dos melhores elencos do Brasil. Na minha opinião o cruzeiro esta um passo atras de Corinthians, Gremio, e Neymar. Porque o santos sem Neymar e fraco.
Estou triste de ontem ver a torcida vaiar o time, gente nos temos que apoiar os jogadores ate o ultimo minuto do jogo. Após o termino do jogo, Ai sim podemos vaiar. Porque o time precisa dessa linda e imensa torcida azul do maior de minas apoiando. E Nao acho que o cruzeiro jogou tao mal assim ontem. O cruzeiro pegou um adversário fraco isto e certo, mas com um erro individual de Paulao o cruzeiro sofreu o gol. E Ai os caras da Caldense estava com 11 homens na zaga, e gastando o tempo. Futebol mudou, o cruzeiro jogou mal isto sei, mas temos que apoiar o time ate o final.

Roni disse...

Pessoal,

Ainda acho que a melhor formacao do time foi a do classico, por isso armaria o time assim:

Fabio (Rafael)
Ceara (Mayke)
Bruno (T. Carvalho)
L. Guerreiro (Wallace)
Paulao (Leo)
Egidio (Everton)
Nilton (Henrique)
R. Goulart (Alisson)
Everton Ribeiro (Diego Sousa)
Dagoberto (Elber)
Borges (Vinicius Araujo)

Alternativamente jogariamos sem jogador de area (o V. Araujo pode ser instruido pra variar o posicionamento). Poderiam ser dois jogadores de velocidade ou apenas um.

Lucca, Martinuccio, Anselmo Ramon, Ananias, Uellington, Tinga e Lucas Silvas completariam o grupo.

Nao usaria Victorino (moeda de troca), Nirley (so se melhorar), Luan (nao eh nosso e so esforcado).

O certo eh que o MO tem boas pecas e muitas opcoes. Acho que ele ta tentando acertar o time no Mineiro, mas algumas coisas parecem nao estar dando certo (p. ex. DS nao dando liga no meio de campo, ele eh finalizador e lento).

Talvez o MO devesse inverter posicao do Dagol com o DS (na direita), deixando o Dagol na armacao (pela esquerda). O ER ficaria mais centralizado. O VA teria q cair pela esquerda eventualmente.