sábado, 19 de janeiro de 2013

PRIMEIROS JOGOS PARA "DESENFERRUJAR"

POR: PROFESSOR CELESTINO

O Cruzeiro, aos poucos, vai se aprimorando. Chegaram uns reforços, estamos a espera ainda pelo Ananias, mas o grupo é este aí. Um grupo forte, na minha opinião. Há tempos não vi o Cruzeiro reforçado em todas as suas posições, em todos os seus setores. 

Temos bons goleiros; laterais que têm tudo para nos ajudar, inclusive os reservas; temos seis opções para a zaga e ainda falam que vão trazer mais um; volantes que marcam e sabem chutar a gol; meias de chegada, criativos; e atacantes rápidos e de boa finalização. Ao meu ver, um grupo competitivo, que não deve nada a nenhum outro, a nao ser pelo conjunto, que se adquire com o entrosamento dos jogos.

E é justamente nos jogos, que começam hoje, mesmo sendo um jogo-treino, que o time vai se conhecendo. Ainda com vários desfalques, devido às lesões e preparações individuais com os atletas, ainda não será a formação ideal. Muita gente preocupada com a inclusão de Anselmo Ramon entre os 11. Calma! Dagoberto não vai ser reserva. E, ao meu ver, Vinicius Araujo tem mais qualidade que Anselmo e, nos jogos, vai ganhar essa posição de "primeiro suplente".

Hoje o Cruzeiro pega o Vitória-ES, um time fraco, como é o futebol naquele estado. Mas é melhor jogar contra uma equipe que fazer um coletivo. É algo válido. O placar do jogo que não interessa muto. O importante é que os jogadores saibam como cada companheiro joga, o que deve ser feito nas partidas, quem cobra falta, penalti. Será uma atividade para "desenferrujar" o time. Amanhã, com outros 11, teremos mais um jogo-treino. É assim que deve ser pensada a preparação: com planejamento e análise de todo o elenco.

O ano começou e a preparação vai ditar aqueles que primeiro irão começar os jogos. O primeiro desafio real será o clássico, mas nada que possa interferir num planejamento a longo prazo. O jogo, no Mineirão, vai atrair a mídia do Brasil inteiro para cá. Mas o sucesso do time se dará aos poucos. E confio nele para essa temporada.

Um comentário:

RUTILHO disse...

Oi professor, concordo com o seu comentário. Acrescento apenas que a questão do entrosamento o Marcelo tira de letra. Os jogadores que chegaram são de qualidade elevada, hoje são 19 de janeiro, tres jogos treinos programados, mais os coletivos aliado aa preparação fisica, até o dia 3 o time já estará pronto. Pelo menos não veremos algumas figuras vestindo o manto, o pesadelo acabou. A propósito, ontem ao apresentar DAGOL E O EVERTON nosso presidente foi aplaudido ou seja a harmonia e o respeito fazem muito bem. E vem mais.