domingo, 25 de novembro de 2012

PRÉ-JOGO: CRUZEIRO X CORITIBA

A uma semana do encerramento do Campeonato Brasileiro, e pela última vez na temporada diante de seu torcedor, o Cruzeiro enfrenta o Coritiba, amanhã, às 17h00, na Arena Independência. Se cumprido o objetivo principal: somar os três pontos, o clube da Toca da Raposa pode fechar o torneio nacional na condição de quarto melhor mandante e, ainda nesta rodada, ultrapassar o Internacional, chegando, assim, ao oitavo lugar. Em segundo plano fica a manutenção do tabu diante do Coxa em Minas Gerais. Há nove temporadas, os celestes não perdem para os rivais de domingo quando em seus domínios.

Com 49 pontos conquistados, o azul estrelado ocupa a nona posição, e vem de série positiva – derrotou o Bahia, na Arena Independência, e o tetracampeão Fluminense, no Engenhão. O Coritiba, por sua vez, foi superado nas duas últimas rodadas – por Corinthians e Vasco -, e ocupa a 14ª posição. Com 45 pontos somados, ainda possui (embora mínimas) chances matemáticas de rebaixamento.

Na arbitragem do confronto estará o gaúcho Anderson Daroco, que comanda, pela segunda vez, uma partida do Cruzeiro no Brasileiro – na ocasião anterior, empate por 1 a 1, diante do Flamengo, no Engenhão. Seus auxiliares serão os também sul-rio-grandenses Altemir Hausmann e Rafael da Silva Alves.

Capitão azul retorna
Após testar formação com três atacantes no coletivo da quinta-feira, o treinador Celso Roth, que contou, nas atividades de ontem, com o retorno dos meio-campistas Leandro Guerreiro e Montillo, parece ter, mesmo, optado pela continuidade do 4-4-2. E a principal novidade será o retorno do goleiro e capitão Fábio, recuperado das dores na panturrilha direita, que o vetaram de enfrentar o Fluminense no último domingo, quando foi substituído por Rafael.

Ausente da formação titular há onze partidas, o atacante Wellington Paulista, goleador do time cruzeirense na temporada (27 gols) e no Campeonato Brasileiro (nove) retorna ao posto. O avante ganhou a briga com o velocista Fabinho, que compôs o trio de ataque na tarde de quinta, e será escalado na vaga de Anselmo Ramon, advertido com o terceiro cartão amarelo na rodada anterior.

Outros dois desfalques celestes são o zagueiro Léo e o centroavante Borges, que permanecem aos cuidados do Departamento Médico. Por outro lado, o jovem lateral-direito Mayke foi relacionado, e aguarda sua primeira oportunidade com a camisa da Raposa.

Rafinha é dúvida
Acreditando que as equipes adotarão posturas semelhantes na Arena Independência, o técnico do Coritiba, Marquinhos Santos, prega atenção aos detalhes. Detalhes que podem fazê-lo preferir Robinho, que faz a função de terceiro volante, a Rafinha, destaque do Coxa na competição. Com o retorno de Éverton Ribeiro, o jovem Vinícius, titular na derrota para o Vasco, figura como opção no banco.

Donos do quinto ataque mais positivo do Campeonato Brasileiro, com 49 gols marcados, os paranaenses depositam a confiança no centroavante Deivid, que já balançou as redes adversárias por oito vezes no torneio. Único atacante da formação titular, o ex-cruzeirense tem contado com os avanços e assistências do capitão e camisa dez, Lincoln.

Ficha Técnica:
CRUZEIRO x CORITIBA
Data: 25/11/2012
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS)
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Leandro Guerreiro; Thiago Carvalho e Diego Renan, Charles, Marcelo Oliveira, Tinga e Montillo; Martinuccio e Wellington Paulista. Técnico: Celso Roth.
CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Escudero e Dênis; Willian, Gil, Rafinha (Robinho), Lincoln e Éverton Ribeiro; Deivid. Técnico: Marquinhos Santos.


COMENTÁRIO PRÉ-JOGO
O destaque para essa partida fica por conta do placar do primeiro jogo (4 a 0) para o Coritiba e a chance que o Cruzeiro tem de dar o troco. Fica ainda marcada a despedida do Cruzeiro de BH. Mas não podemos deixar de frisar o abandono de Celso Roth a Lucas Silva e Diego Árias. Nem convocados foram, assim como Wallyson. Roth não gosta de jogador bom, pelo visto. Prefere os pupilos. Surpreso fiquei porque não convocou Sandro Silva, o intocável de seu esquema ridículo...
 

Nenhum comentário: