sábado, 15 de setembro de 2012

UM CRUZEIRO FAZENDEIRO!

POR: PROFESSOR CELESTINO

O Cruzeiro é um time bonachão no Brasileiro. Ganha umas, perde outras. Está ali para fazer figura, como diria minha avó. Sim, esse é o Cruzeiro, o retrato de sua diretoria. O presidente, Gilvan, mais parece um fazendeiro, que vira e mexe cutuca seus peões, mas no dia-a-dia está mais entretido é com vaca, bezerro e bebida. Sim, para mim Gilvan parece um fazendeiro, desses do interior de Minas Gerais, que fica na parte periférica da situação, enquanto a realidade é outra.

Gilvan está tão periférico ao clube que pediu à imprensa que indicasse jogadores ao Cruzeiro. Bom, há um diretor competente para isso no clube. Alexandre Mattos, por sinal, é muito competente. Devia perguntar a ele, não aos fanfarrões (setoristas que trabalham na Toca e que na maioria torcem contra o Cruzeiro).

Se me perguntasse, Gilvan, te falaria ao menos uns 30 nomes, todos de qualidade infinitamente superior aos que temos. Mas não trabalho no Cruzeiro. Nunca fui convidado. Somente quem está a par do time e da realidade do futebol brasileiro sabe que Deivid, que foi para o Coritiba, seria mais útil que Wellington Paulista. Que o Aloisio, que meteu gol na gente no último jogo, é mais jogador que Wallyson. Sabe ainda que o lateral Jonas, que estava disponível no primeiro turno no Coxa não veio também e tivemos que aguentar Diego Renan, Leo e agora as contusões de Ceará. Vieram zagueiros que não encaixaram, como Rafael Donato, que ainda está lento. Não foi dada nenhuma chance para o Árias e os meninos da base foram suprimidos.

GIlvan, seu fazendeiro! A mudança que o Cruzeiro precisa fazer é técnica! Precisa ter um técnico que suba meninos da base, que valorize a prata da casa e que faça contratações pontuais. Quem em sã consciência faz um contrato com Tinga, um jogador de 34 anos, por três anos? Quem traz 10 volantes num ano? Só pessoas que estão mais cientes de cuidar de gado que de futebol, desculpe!

Cruzeiro precisa pensar 2013, mas com os pés em 2012. Já podia preparando o terreno para quem vai ficar e quem não vai. Dispensar o Roger foi um erro gritante. Ficamos com o sonolento Souza, de 33 anos, que é capaz de renovar por mais dois anos para a nossa tristeza. Gilvan, vamos conversar? Tenho sugestões ao Cruzeiro. Mas quero um cargo na diretoria e carta branca para contratar e demitir. Assim como quis Adilson, o que não foi lhe dado. O Cruzeiro precisa de ser menos fazendeiro e mais trabalhador. Não peão, mas capacitado administrativamente, como foi nos últimos 20 anos. Não faço apologia ao Perrella, mas nunca tivemos um perído de tantas vacas magras como nos últimos cinco anos. E olha que fomos vice do Brasileiro e da Libertadores nesse tempo...

CONTRATAÇÕES
Gostaria de ver Dagoberto com a camisa do Cruzeiro, assim como do meia Vargas, que jogou na La U. Gostaria também de ver jogadores líderes no time, como foi Cris, Alex, Dracena. Alguém como Diego Souza, Valdívia, Henrique (Palmeiras). Gostaria de ter o Henrique de volta ao meio-campo, o Arouca, o próprio Alex. Que tal ver ainda jovens da base como Pedro Paulo, Lucas e Elber entre os titulares? Pelo visto, tem gente da Série B chegando aí. Vamos ver quem será dessa vez...

TÉCNICO
Gostaria de ver Felipão no Cruzeiro. No final do ano o Luxemburgo estava disponível e a promessa de trazer um técnico de ponta se fez no erro de renovar com o péssimo Mancini. Deixaram um incompetente montar o time de 2012 e por pouco não viram coisa pior no Brasileiro. Hora de trazer um técnico de currículo!


Um comentário:

Guilherme disse...

http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/2012/09/15/a-diretoria-do-cruzeiro-pressiona-gilvan-tavares-quer-uma-revolucao-no-futebol-roubar-os-holofotes-do-atletico-e-contratar-luiz-felipe-scolari-o-presidente-esta-inseguro-titubeia/