sexta-feira, 29 de junho de 2012

ESPECIAL: ITÁLIA EM BH NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES?

Com a vitória sobre a Alemanha por 2 a 1 nesta quinta-feira e a classificação à decisão da Eurocopa, contra a Espanha, a Itália garantiu também presença na Copa das Confederações de 2013, no Brasil. Isso porque a Fúria, sua rival na finalíssima europeia, já tem lugar assegurado no torneio por ter conquistado a última Copa do Mundo.

E a casa da Itália no Brasil deve ser Belo Horizonte. A cidade, que receberá uma partida do Grupo B (17 de junho) e uma do Grupo A (22 de junho), além de uma semifinal (26 de junho), tem tudo para sediar ao menos uma apresentação da Seleção Italiana.

A Toca da Raposa II, centro de treinamento do Cruzeiro, clube fundado por italianos, seria o local favorito para receber as atividades preparatórias da equipe azul.

Em março, durante visita ao presidente Federação Italiana de Futebol - Giuoco Calcio (FIGC), Giancarlo Abete, em Roma, o governador de Minas, Antonio Anastasia, convidou oficialmente a Seleção Italiana para se instalar em Belo Horizonte na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.

”Não tenho dúvidas de que Belo Horizonte possui todas as características favoráveis para receber bem as seleções de futebol”, disse Giancarlo Abete naquele encontro.

Também naquela ocasião, o secretário de estado de turismo, Agostinho Patrus, apresentou a Abete um book com os centros de treinamentos em Minas Gerais e os atrativos turísticos do estado.

Minas Gerais tem uma grande colônia italiana e recebe altos investimentos de empresas da Itália, principalmente a Fiat Automóveis, instalada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A forte ligação do país com o estado é o trunfo para receber a Azzurra.

”A vinda da Seleção Italiana a Belo Horizonte é quase certa, pois o governo do estado, a prefeitura, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, a ACIBRA (Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais) e diversos empresários italianos radicados em Minas estão muito empenhadas com essa recepção há tempos. O governador Antonio Anastasia foi à Itália e reforçou esse compromisso. A grande concorrente de BH seria São Paulo, que está fora da Copa das Confederações”, destacou Anísio Ciscotto, vice-presidente da ACIBRA.

”O estado de Minas é a região do mundo que mais recebe investimentos de empresas italianas fora da Itália”, acrescentou Ciscotto para exemplificar a ligação dos mineiros com os italianos.

O sorteio da Copa das Confederações será em 1º de dezembro deste ano, em São Paulo.

Além da Itália, já estão confirmadas no torneio as seleções do Brasil (país-sede), Espanha (campeã da Copa do Mundo de 2010), Uruguai (campeão da Copa América em 2011), México (campeão da Copa Ouro de 2011), Taiti (vencedor da Copa da Oceania) e Japão (vencedor da Copa da Ásia de 2011). A última integrante será a campeã da Copa Africana de Nações de 2013.

Itália no grupo do Brasil?
No começo do mês, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, divulgou que, caso Recife fosse confirmada na Copa das Confederações, a partida de abertura do Grupo B, na cidade, teria a Espanha. A informação teria sido passada a ele por representantes da Fifa. Como seleções do mesmo continente não podem compor a mesma chave, a Itália entraria no Grupo A, do Brasil. Logo, a tendência é que a Seleção Italiana se apresente em Belo Horizonte em 22 de junho (duelo A2 x A3).

FONTE: SUPERESPORTES

Nenhum comentário: