terça-feira, 6 de março de 2012

TERÇA-FEIRA A COLUNA É DO ALYSON SOARES!


45 minutos de bom futebol

POR: ALYSON SOARES

O Cruzeiro conquistou mais uma vitória no Campeonato Mineiro, em casa, diante do América-TO, time que foi grande surpresa da temporada passada, mas que esse ano não mostra força suficiente para que possa ser considerado postulante a uma vaga entre os quatro melhores.  No primeiro tempo, vimos um time rápido, com marcação forte, já no segundo...

Na primeira etapa, o time mostrou um entrosamento ainda não visto até então, principalmente no ataque.  Anselmo Ramon e Wellington Paulista têm feito boas jogadas, principalmente sendo bem municiados, papel este bem exercido pelos meias Montillo (apesar de muito bem marcado) e Roger que, com mais espaço, foi o que mais contribuiu. Os laterais Marcos e Diego Renan continuam sendo o ponto fraco do setor ofensivo, mas mostram lenta (mas existente) evolução.

O goleiro Fábio não teve grande participação nesse jogo, o que é bom, pois quando o arqueiro não aparece no jogo é sinal de que os riscos não foram muitos. Mas nós não precisamos ficar preocupados com goleiro, pois sabemos que temos um excelente titular e reservas que, mesmo com alguma inconstância, comum nos jovens, tem grande futuro. A zaga, liderada por Victorino, mostra evolução, apesar de ainda achar o Léo um jogador fraquíssimo, e que Mateus e Thiago Carvalho deveriam ter oportunidades. Mas tudo isso acaba escondido pelo belo futebol do “xerife” uruguaio.
Leandro Guerreiro continua sua sina, sendo um excelente defensor. Rouba muitas bolas e consegue agregar muita segurança na cobertura dos laterais, além de poder atuar como um líbero, na sobra da zaga. Só que, resta saber se o Roger continuará fazendo esse importante papel de buscar a bola na defesa, pois Marcelo Oliveira, de quem era esperado isto, não vem correspondendo às expectativas, apesar de boa estréia. Marcelo parece ser “fogo de palha”.  Tomara que eu esteja enganado. 

Outro que entrou no meio campo foi Rudnei que, decepcionante, não soube o que fazer com as bolas roubadas.  Parece-me que este jogador nada mais é do que um reserva para Leandro Guerreiro. Com isso, fica clara a necessidade da contratação de um volante (podem dizer que: “mais um volante?”, mas não adianta ter ataque que não recebe bolas) que tenha qualidade para levar a bola até a dupla Roger e Montillo, além de aparecer como elemento surpresa no ataque. Hora dos estaduais servirem ao seu propósito!

O ataque continua (apesar de ainda existirem muitos críticos por aí) sendo a região mais interessante de se ver no Cruzeiro. Wellington Paulista vem aproveitando ao máximo as oportunidades criadas e vem tendo bom conjunto com Anselmo Ramon, apesar do último não ter ido bem neste jogo contra o America-TO. Alguém podia  avisar ao Anselmo que essa jogada de pivô só funciona dentro ou próximo à área, quando estiver longe, ele tem que tocar a bola com velocidade para quem vem de trás. Mais que isso, pude ver, pelo menos por alguns momentos, a volta do velho Wallyson, mostrando a velocidade que o fez artilheiro de Libertadores, além de coragem para partir para cima dos defensores adversários. Digo sim coragem, pois habilidade todos (menos alguns que sempre gostam de criticar) sabem que ele tem. Espero muito pela volta desse jogador, que ainda pode nos dar muitas alegrias. Vai pra cima deles, Wallyson!

2 comentários:

Alyson Soares disse...

Sem defesa só vamos disputar o Mineiro!!!

Eu disse...

Será que já não está na hora de testar o Thiago Carvalho e o Mateus???

Até quando teremos que aturar o Léo?

Agora, de laterais, estamos perdidos, todos os existentes no elenco são fracos.