quinta-feira, 8 de março de 2012

QUINTA-FEIRA A COLUNA É DO RAPOSO!


PRIMEIRO "ROUND" DE SURPRESAS E GOLEADAS

POR: RAPOSO SENSATO

A Copa do Brasil tem o seu charme. Fica, obviamente, mais fraca sem os clubes que disputam a Libertadores, mas não menos importante. Tanto que no ano que vem essa besteira, essa punição aos clubes que melhor se destacaram no Brasileiro anterior deixa de existir. A Copa do Brasil terá uma duração maior e vai até o segundo semestre. Demoraram para corrigir esse erro ridículo, mas ainda é tempo.

Bom, mas a Copa do Brasil traz, juntamente com esse charme que citei, a sua tradicional primeira fase. Times grandes enfrentam clubes desconhecidos, de nomes estranhos, dos lugares mais longíncuos. O Cruzeiro mesmo pegou o campeão... do Acre. Fez uma viagem cansativa para o outro lado do Brasil. E o campeão local tomou de 6 a 0. Imaginem o campeonato que há por lá! O Paysandu, que há anos figura nas Séries B e C, enfrentou o Espigão. Venceu por 3 a 1. Mas o que faz um time com esse nome na Copa do Brasil? É o problema da primeira fase. O ABC de Natal afundou o Trem. Isso mesmo: o nome do time é Trem. Esse descarrilou no 4 a 0 e nem joga a partida de volta. 

Casos à parte, há as surpresas. O Paraná Clube, que figurou há até pouco tempo na Série A empatou com o Luverdense; o Grêmio, tetracampeão da Copa do Brasil suou para bater o River Plate-SE; o América-RN perdeu para o Horizonte-CE por 2 a 0 e corre risco de ficar de fora da próxima fase. Que fase, América! Outro que anda de mal a pior é o Atlético-PR. Perdeu para o Sampaio Correa-MA por 2 a 1. E o fantástico São Paulo? Não pasou de um mísero 1 a 0 contra o Independente-PA.

A Copa do Brasil é assim: cheio de encontros bizarros, de resultados absurdos, de artilheiros de um jogo só. Mas no final, com raras exceções, ficam os melhores. Não estou querendo dizer que o São Caetano, Paulista de Jundiaí foram melhores em seus anos. Foram exceções. Mas em um campeonato curto e que tudo pode acontecer, há dessa coisas. Que o Cruzeiro mantenha o bom futebol apresentado ontem. Deu gosto de ver. Agora vamos ver daqui para frente se a nossa realidade é de somente bater um inespressivo time do Acre ou se já podemos apostar nesse Cruzeiro contra as potências do futebol brasileiro. Cedo para afirmar? Talvez. E isso com os próximos jogos vamos tendo uma idéia melhor.




Nenhum comentário: