quinta-feira, 15 de março de 2012

QUINTA-FEIRA A COLUNA É COM O RAPOSO!

POR: RAPOSO SENSATO

A sequência desse início de ano começou turbulenta, com derrotas para times pequenos ou mesmo deconhecidos. As vitórias continuam sendo questionáveis, mas agora, ao menos, o time está ganhando. É a dura realidade do futebol mineiro. Com qualquer time e de qualquer jeito, você ganha. Os adversários são fracos, não tem a menor estrutura e estão apenas participando, sem nada almejar. A pressão sobre Mancini, no entanto, já não é a mesma.

A pressão perdeu e está perdendo força a cada vitória. São seis seguidas. Os números passaram a ficar bonitinhos. O futebol, ao contrário, ainda não agradou. Somente contra o Rio Branco, o time desencantou e não ganhou de 10 porque não quis. Somente aquele jogo. Tentaram jogar de igual para igual e acabaram se ferrando. Não assumiram um papel de time pequeno. Como campeões regionais, acharam que poderia encarar nosso arsenal. E viram que o futebol acreano é tão medíocre quanto qualquer outro centro sem visibilidade. Além dam tradição, prevaleceu a qualidade.

Mas é sobre essa qualidade é que quero falar. É o ponto onde quero chegar. O Mineiro e as primeiras rodadas da Copa do Brasil são meros amistosos, que de nada se relacionam com o Campeonato Brasileiro, Libertadores ou mesmo Sul-Americana. São jogos-treinos oficiais e o torcedor não pode deixar de pressionar o seu treinador ou mesmo o time se não estiver agradando. Jogar bonito é obrigação na atual situação. Tem que golear e jogar bonito sim. O Cruzeiro tem uma estrutura de time grande, de grandes agremiações pelo mundo ou até superior. Não pode assumir esse discurso humilde, respeitando adversários como Caldense, Nacional de Nova Serrana...Cruzeiro é Cruzeiro. É o bicampeão da Libertadores.

O problema é que o treinador não tem e tampouco terá esse gostinho. Treinador que pensa pequeno não ganha nada grande. Até onde ele vai? Talvez até o Cruzeiro enfrentar alguém de verdade. Não falo de Atlético Mineiro, porque esse também não é grande coisa. Falo em Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Fluminense. A estreia é contra o Atléico-GO, talvez um time do nível de nosso comandante. Depois temos Náutico e outros times ainda pequenos. Mas quando o bicho realmente pegar...espero que não seja tarde.
 
 

Nenhum comentário: