terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

TERÇA-FEIRA A COLUNA É DE ALYSON SOARES!


ALGUNS MELHORES, OUTROS NÃO. MAS MONTILLO VEM COM TUDO

POR: ALYSON SOARES

Mais um jogo, mais uma vitória. Podem até dizer que o time ainda não está tão bem, o que é bem verdade. Mas não se pode deixar de salientar a evolução técnica celeste que, apesar das falhas táticas, muito culpa do fraco desempenho de Vagner Mancini. O time vem conseguindo um volume de jogo dentro do aceitável e, tirando o resultado adverso diante do Guarani, todos os restantes foram positivos. 

Analisando o jogo diante do Democrata-GV, obviamente não podemos tapar os olhos diante da fragilidade da equipe adversária, que mostrou  porque é a principal candidata ao descenso.  Mas campeonato estadual é assim mesmo, tirando os rivais e poucas equipes do interior que conseguem montar equipes razoáveis, todo o resto serve unicamente de pré-temporada para os campeonatos adiante.

A defesa continua me dando medo, principalmente com Léo, que é muito fraco e vai muito afobado na marcação. As duas laterais também são problemáticas: Marcos vai bem no apoio, mas marca muito mal, aliás, ele demora muito para voltar do ataque, deixando a zaga muito exposta. Quanto ao Diego Renan, andam dizendo que fez seu melhor jogo, não sei, mas se foi, o seu melhor continua sendo ruim. Será que não está na hora de testar o tal Mateus, pois utilizando uma frase batida, “pior que tá não fica”! Já na lateral-esquerda, Gilson ainda não passa confiança, então poderia utilizar o Marcelo Oliveira na esquerda e colocar o Arias, já que Roger está fazendo bem o papel de buscar a bola na defesa.

Por falar em meio-campo, este vem fazendo boas apresentações, sendo seguro e envolvente, liderado pelo craque Montillo, que volta a dar mostras de sua grande categoria. Falando no argentino, com os dois gols, ele chegou a 30 e ultrapassou o grande Aristizábal, representante do inesquecível time de 2003, e se tornou o maior artilheiro estrangeiro da história cruzeirense. Palmas para ele!

Mas, obviamente, Montillo não dominou sozinho o meio-campo, foi auxiliado por três guarda-costas: Leandro Guerreiro, que mantém seu estilo, ótimo na marcação, e só; Marcelo Oliveira, que fez sua pior apresentação, mas deu mostras nos outros jogos de que é o jogador com mais qualidade de saída de bola no elenco; e Rudnei, outro que decepcionou, muito também pela pouca presença de ataque do adversário. Mas faltou a ele um pouco de coragem, talvez. Roger entrou no segundo tempo, e mostrou que o Cruzeiro com dois armadores é bem mais perigoso. Resta saber se ele conseguirá manter-se em forma para cumprir o papel de buscar a bola na defesa.

O ataque, que para muitos é a maior carência do elenco (para mim,  a área com mais problemas é a defesa) cumpriu seu papel, apesar de eu não ter gostado da apresentação de Wellington Paulista, pois este parecia estar muito afobado, mais preocupado em correr atrás dos zagueiros do que atacar. Sim, a marcação na saída de bola adversária é importante, mas não pode superar o papel de atacar. Anselmo Ramon continua sua boa fase e, junto com Montillo, foi o melhor em campo, fazendo o papel de pivô muito bem, deixando Montillo livre no primeiro gol e dando passe para Diego Renan fazer o cruzamento para o segundo, ambos de calcanhar.

Podem até falar que o Anselmo Ramon não é a solução máxima para o ataque celeste, o que até é verdade, mas daí a dizer que ele é um problema também já estão exagerando. Ele é um bom jogador sim, pode não ser do nível de Fred e Leandro Damião, mas é melhor que muitos que passaram pelas terras mineiras nos últimos anos. 

Ah, para aqueles que pensaram que eu esqueci... o Fábio jogou sim, mas foi um mero espectador em campo. Como falar de um goleiro que mal pegou na bola?

2 comentários:

Não sei quem disse...

Se tirar o Fábio e o Montillo, o resto é um time de segunda parte da tabela

Alyson Soares disse...

Caro leitor que não se identificou. se pegarmos o elenco de TODOS os times brasileiros, poderemos tirar. no máximo, 5 grandes jogadores, o esto é formado por medianos.

Não espere um "Dream Team", pois isso não acontecerá tão cedo!