terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TERÇA É DIA DA COLUNA DO ALYSON SOARES!


DESTA VEZ PUDEMOS VER UM TIME EM CAMPO!

O Cruzeiro conquistou a primeira vitória no Campeonato Mineiro de 2012. E esta veio em grande estilo, com um resultado por 3 a 0 diante do Tupi. Tudo bem que os problemas não foram ainda resolvidos. A fragilidade da equipe adversária era evidente, tanto que, junto com o Democrata-GV, são as únicas equipes que ainda não pontuaram depois de três rodadas. Mas que o time mostrou uma evolução, isso é verdade.

O goleiro e capitão Fábio não foi cobrado em tantos momentos assim, mas quando precisou, deu mostras de que está em plena forma, tanto física quanto técnica, principalmente em uma defesa de puro reflexo no início do segundo tempo. A defesa não teve lá tanta preocupação, mas cabe um elogio à boa atuação de Marcos, seguro na defesa e com alguma qualidade nas chegadas ao ataque. Por outro lado, continuamos sofrendo (não nesse jogo, mais por incompetência do adversário) com a falta de qualidade de Diego Renan, que não pode servir a um time da grandeza do Cruzeiro, e o zagueiro Léo, que é muito afobado e tem falhas graves de posicionamento, às vezes, escondidas pelo excelente Victorino e pelos milagres de Fábio. Atenção novo diretor (venha quem vier): um lateral, por favor!

O esquema com dois volantes e dois meias poderia ser mantido nos próximos jogos, pois não perde tanto na marcação e a presença de Roger no auxílio a Montillo dá maior mobilidade e inteligência ao time, além da presença de um jogador experiente, que consegue discernir os momentos de acelerar e controlar o jogo. Leandro Guerreiro continua mostrando que é um bom volante “cão de guarda”, pois marca forte e não dá espaços, mas ainda tem problemas em passes mais longos, problema esse que é minimizado com a presença de Marcelo Oliveira, que tem aparecido cada vez melhor, principalmente no papel de servir aos dois meias, trazendo a bola da defesa. Cabe também um destaque ao Rudnei, que entrou bem e me parece ser um jogador que poderá ser importante, pois tem boa força física e roubou muitas bolas, mesmo com pouco tempo em campo.

É no ataque que tivemos as maiores evoluções: Wellington Paulista além de marcar um gol, mostrou uma vontade surpreendente, ajudando na marcação e saindo para receber a bola. Já era hora do WP entender que, se ele joga junto ao Anselmo Ramon, jogador lento e pesado, a responsabilidade de sair mais da área é, obviamente, dele. Será que é tão difícil assim? Por falar em Anselmo Ramon, temos que aplaudir a força deste atleta. Mesmo a torcida o vaiando, ele se manteve focado em sua tarefa de ser a referência do ataque, papel que foi bem executado. Mais do que isso, ele cumpriu a obrigação primária do centroavante, que é empurrar a bola para as redes adversárias. Nas oportunidades que teve, Anselmo Ramon anotou seus dois gols. Palmas para ele!

Deixei para o final o estreante Walter. E que grande estreia, hein?! Entrou no lugar de WP mostrando uma mobilidade que eu nem esperava, pois este ficou conhecido no Internacional por seu papel de homem-gol. Mas, ao que parece, o jogador já está se moldando às demandas do elenco. Tomara que continue assim!

Este jogo não pode servir 100% como parâmetro de avaliação do time, pois o adversário era de baixa qualidade, mas pelo menos serviu para dar esperança de dias melhores na Toca da Raposa II. Que os Deuses do futebol nos ajudem!

2 comentários:

César disse...

Acredito nesse grupo. Acho que tem muito ainda a evoluir, mas acredito pelo que vi NO ÚLTIMO JOGO.

Alyson Soares disse...

César, todas as equipes estão passando por inconsistências nesse início de temporada, e o Cruzeiro talvez seja um dos principais. Mas ainda acho que, com alguns reforços, dê para se montar uma boa equipe, pelo menos para a Copa do Brasil.