terça-feira, 31 de janeiro de 2012

TERÇA-FEIRA É DIA! COLUNA DO ALYSON!

É SEMPRE BOM LEMBRAR: NINGUÉM VENCE ANTES DE LUTAR!


POR: ALYSON SOARES

Foi dado o pontapé inicial da temporada 2012 do futebol mineiro. Apesar de o Cruzeiro não ter jogado nessa rodada, tendo seu jogo contra o Nacional, de Nova Serrana, sendo adiado para o dia 16 de fevereiro, já pudemos dar uma pequena observada nos outros participantes. Estes que são: os rivais clássicos, Atlético e América; os tradicionais Villa Nova e Caldense; o América-TO que foi a grande surpresa da edição 2011; Guarani, Tupi, Democrata-GV e Uberaba, coadjuvantes mantidos da temporada passada; o Boa Esporte, que fez bela campanha na Série B do ano passado, além do Nacional, que disputa o Módulo I pela primeira vez em sua história. Boa e Nacional conquistaram o acesso pelo Módulo II do Mineiro 2011.

Comecemos com as equipes que conquistaram o acesso  no Módulo II de 2011. O Boa Esporte, de Varginha (ou o antigo Ituiutaba, para quem não reconhece) foi o campeão da segundona do mineiro, e volta ao primeiro escalão, nada mais esperado para uma equipe que fez boa campanha na Série B do Brasileirão 2011. O Boa tem em seu elenco jogadores rodados, como o goleiro Glédson, ex-Náutico e Santa Cruz, além do zagueiro Welton Felipe, que teve passagem pelo Atlético-MG. O meia Radamés, que ficou conhecido em sua passagem pelo Fluminense, é o comandante do meio-campo. Além deste, ainda temos o atacante, eeterna promessa, Jajá, que teve seu auge ao ser artilheiro do Mineiro de 2007 pelo Guarani. Após isso, foi adquirido pelo Cruzeiro, onde não se firmou, desde então vem rodando por diversos clubes. Inicialmente, o Boa pode ser postulante a uma vaga entre os oito.

Já o estreante Nacional de Nova Serrana possui diversos jogadores vindos do Cruzeiro, além de outros conhecidos de nossa torcida, como Walter Minhoca e Kerlon. O Nacional aposta em uma equipe jovem, liderada pelo técnico Emerson Ávila, ex-categorias de base do Cruzeiro, para tentar, ao menos, se manter no Módulo I. Não vejo essa equipe com alguma pretensão maior que essa.

O Guarani, oitavo lugar na temporada passada, vem para a disputa dependendo muito da sua dupla de atacantes, Marinho e Ely Tadeu, ambos já carimbados no futebol do interior mineiro. Além deles, o volante Léo Medeiros, ex-Ipatinga e com passagem apagada no Flamengo, completa o trio mais conhecido da equipe. Como se pode perceber, o Bugre de Divinópolis deve se contentar em buscar a permanência no Módulo I.

O Tupi, que ficou na 6ª posição da edição passada, vem para a temporada 2012 mantendo o atacante Ademílson, grande jogador da equipe. Além dele, o Galo Carijó conta com o goleiro Paulo Víctor, vindo do Atlético-MG, os experientes defensores Wesley Ladeira e Fabrício Soares. Mas é o meio-campo a zona para onde o Tupi trouxe seus principais reforços, como os volantes Ulysses e George, ambos com passagens pelo América-MG, e os meias Léo Salino e Jaílton, que fizeram parte do elenco do Ipatinga, campeão mineiro em 2005. Esta equipe pode dar muito trabalho aos grandes, sendo uma das favoritas a chamada “quarta vaga”, pensando-se que os três grandes devem chegar à semifinal.

O Democrata tenta apagar a péssima campanha da edição de 2011, em que ficou à uma posição do rebaixamento. Para isso, a equipe aposta em seus estrangeiros, todos contratados para essa temporada. O zagueiro uruguaio Jorge García, do Danúbio; o meia, também uruguaio, Oyarbide, que tem passagens pelo futebol português; além do atacante argentino Acuña. Não são jogadores conhecidos, mas espera-se que a já carimbada raça portenha renda bons frutos para a Pantera de Governador Valadares. Este também não aparece com muitas chances nessa temporada.

O Uberaba, que também foi eliminado logo na primeira fase do estadual do ano passado, tem como principal novidade o meia Thiago Marín, que jogou em Náutico e Botafogo, dentre outros clubes, e estava no futebol grego. Além deste jogador, o Uberaba conta com o experiente capitão Balduíno, além do lateral Maurinho, que fez muito sucesso com o Cruzeiro, campeão da tríplice-coroa em 2003, mas sofreu vários problemas de contusão, que o impediram de ter uma boa seqüência na sua carreira. O meia Maradona é o grande organizador do meio-campo. O Zebu entra no campeonato na luta por uma das 5 vagas restantes.

O América-TO, grade time do interior de Minas na competição de 2011, vem para 2012 sem seu matador Rogério Ávila, mas com um time que tem na sua defesa sua principal esperança. Liderada pelo experiente goleiro Fábio Noronha, ainda conta com o zagueiro Rodrigo Sena, ambos com grande rodagem no futebol. Apesar disso, acho que esse raio não cairá duas vezes e o Dragão deve somente brigar pelas quartas de final.

A Caldense vem com o experiente goleiro Glaysson, além de jogadores como Rodrigo Dias e Vieira, que são muito experientes, unidos com a juventude do meia Renatinho, tentam trazer a veterana de volta ao seu passado de belas campanhas. Mas não parece que o elenco seja suficiente para isso, deverá ser um campeonato muito complicado para essa equipe, que fica ali entre o céu e o inferno, ou seja, tanto pode brigar contra o descenso quanto pode abocanhar uma vaga entre os oito melhores. E  por falar em clubes tradicionais, temos também o Villa Nova, que tem o goleiro Fred, ex-Ipatinga, o experiente zagueiro Rones, os laterais Zé Rodolpho e Radar, este que foi contratado pelo Cruzeiro, mas não chegou a compor elenco; além de um meio-campo experiente, com Gedeon, Francismar e Tucho; o ataque é liderado pelo centroavante Marinho, que teve rápida passagem pelo Atlético. O Villa promete fazer uma bela campanha.

Bem, essas são as equipes que disputarão o Campeonato Mineiro 2012 com os três da capital. Optei por aproveitar essa coluna para fazer uma rápida apresentação de cada um, algo que se faz útil, já que conhecer o adversário é parte importante para a conquista das vitórias. VAI PRA CIMA DELES ZÊRO!


INDIQUE ESSA COLUNA A UM AMIGO SEU CRUZEIRENSE E COMENTE! SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE, TANTO NAS COLUNAS, QUANTO NAS NOTÍCIAS!

2 comentários:

Jonas disse...

Amigo, desde o ano passado que a formula do campeoanto mudou. Só se classificam 4.

Abraço

Alyson Soares disse...

É verdade Jonas, desculpe a falha.