sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PAPO DE BUTECO - MAIS LONGO DO QUE NUNCA

Amigos, 

O que muitos temiam aconteceu, o argentino pediu contas e quer deixar o clube. Nessa época de escassez no mercado, onde falta dinheiro para comprar e jogador de qualidade para vender, os poucos que restam são disputados a tapa pelos agora milionários clubes brasileiros. Vou aproveitar este espaço para fazer ponderações sobre essa situação e a atualidade do nosso futebol. 

MONTILLO 
Vamos ser sinceros, o cara joga muita bola, se entrega em campo e vai fazer muita falta neste elenco meia boca que a atual diretoria está montando. Mas me respondam, nos dois anos em que esteve aqui, o que Montillo ganhou pelo clube? Absolutamente nada. Ele esteve ausente nas decisões estaduais de 2010/ 11, ambas vencidas pelo Cruzeiro. Ele nada conseguiu fazer para mudar o principal jogo do ano, e fomos eliminados pelo Once Caldas na libertadores com uma atuação discreta do argentino. Em 2010 perdemos o clássico e o campeonato nacional com um pênalti muito mal batido, alias, os pênaltis nunca foram o seu forte, se colocarmos no lápis o que ele perdeu, não tínhamos passado tanto sufoco esse ano. 

O retrospecto do time sem o argentino em campo é muito favorável, a equipe encontrou uma forma de jogar sem o seu principal jogador. O Cruzeiro fica mais solto e consegue encontrar alternativas para superar seus adversários, que diga o atlético que tomou mais um sacode histórico.

Claro que perdemos o nosso principal e mais temido jogador do momento, mas o Cruzeiro sempre foi e sempre será milhões de vezes maior que o Montillo. 

Para finalizar o assunto Montillo, pergunto para qualquer um quanto vale o seu amor. Eu não tenho duvidas de que o argentino gosta do Cruzeiro, e tenho certeza que sua opção de sair é 90% financeira. Quem não pediria o boné e ficaria muito insatisfeito em continuar, se lhe fosse oferecido por outro clube um salário 5 vezes maior, para jogar em um time que tem mais mídia, mais dinheiro e mais jogadores? Infelizmente o futebol é assim, não vamos nos iludir. A única coisa que eu reprovo foi à atitude do jogador em demonstrar sua insatisfação por nota oficial, acabou dando um tiro no pé e se queimando. 

PERRELLA E ATUAL DIRETORIA (CARTAS MARCADAS) 
 Se tem alguém que de fato é responsável por isso, esse alguém é o Zezé Perrella. E vou colocar em fatos: 
1- Quem acreditaria que o Gilvan iria se opor as vontades do seu mentor. Gilvan é a continuação da dinastia Perrella, ele não largou o osso. No final da temporada o Corinthians já havia procurado o Cruzeiro e um acerto era eminente. 
2- PVC falou aquilo que muitos já sabiam, um desses “investidores” misteriosos do Cruzeiro é nada mais, nada menos que o nosso senador Zezé. Ele não promoveu apenas um desmanche com as vendas de Gil, Jonathan, Thiago Ribeiro e companhia, o Perrella estava unicamente tentando reaver os lucros de seus investimentos. 
3- Os misteriosos 20% de Montillo vendidos pelo Zezé no fim de 2011. Quem vocês acham que comprou essa porcentagem? Sim, ele mesmo. E quem vocês acham que é o maior interessado na venda do jogador? Pois é, certa resposta. Tanto é, que ele mesmo disse na imprensa que já teria vendido a muito tempo. 
4- A venda já era certa. Foi tudo um jogo de cartas marcadas. Gilvan não queria assumir o time vendendo o “craque” da equipe. Ele já havia sofrido a perda de Fabrício, o que lhe custou muitos créditos com a torcida. Então, o negócio era se fazer de difícil e cozinhar a situação. Quando ele disse que se o Montillo pedisse para sair ele não iria se opor, estava mais claro do que nunca. Ele tirou a diretoria da reta e deixou o jogador fazer o serviço. Qualquer pessoa com a proposta que o argentino tinha nas mãos pediria para sair. Quando isso ocorresse, o jogador seria queimado, a situação insustentável e a venda inevitável. Montillo virou Judas e a diretoria sairia fortalecida aos olhos do torcedor. 

Não se enganem, o Perrela nunca deixou o Cruzeiro e está é a prova. 

ATUAL MOMENTO DO FUTEBOL BRASILEIRO. 
Está cada vez mais complicado fazer futebol, ainda mais contra times como Corinthians e Flamengo. Vou repetir algo que já venho alertando a muito tempo, estão querendo fazer do campeonato brasileiro a mesma coisa que fazem na Europa, fortalecer 3 ou 4 times e deixar o resto no limbo, almejando no máximo uma vaguinha na libertadores. As cotas de TV chegam a ter R$ 30 milhões de diferença, sem contar os patrocínios. O próprio BMG paga muito, mas muito mais aos times paulistas do que aos times mineiros. A diferença de valores é gritante. 

Mas o que mais me deixa preocupado é que na atual situação do mundo, com crises financeiras, o histórico miserável do nosso continente, onde a maioria esmagadora vive abaixo da linha da pobreza, é que não sejam fiscalizadas e controladas situações como as que vêm acontecendo com os clubes brasileiros. Jogador ganhando mais de um milhão por mês, outros bem perto disso. Os salários de Adriano, Fred, Ronaldinho, Deco, Thiago Neves, entre outros são uma verdadeira afronta a nossa sociedade. Não vou entrar no mérito da questão se é merecido ou não, até porque eu não concordo com esses valores, eu não concordo com o volume de dinheiro que está envolvido no futebol de hoje, e cada vez mais o esporte vai perdendo espaço para os negócios, e a graça e romantismo do mesmo vem declinando. Isso é assunto para outra coluna. 

Porem, em um mundo onde a UEFA começa a pregar tetos para salários e transferências de atletas. Os governantes europeus começam a criticar e tentar controlar os excessos de seus clubes, no Brasil estamos vendo as coisas seguirem em uma direção oposta. O Corinthians ganhou um estádio com o dinheiro público numa manobra até hoje não esclarecida. Mano Meneses, um técnico sem currículo foi colocado na seleção, de onde sempre tem um corinthiano (ou ex corinthiano) convocado, e agora, Andrés Sanches é nada mais nada menos que o diretor de seleções da CBF. Ricardo Teixeira tem denuncias de corrupção feitas até pelo comando da FIFA, está sendo indiciado por la, e aqui ele é simplesmente o rei da cocada preta, manda e desmanda. Tudo em nome de uma Copa do mundo que vai onerar os cofres públicos, trazer benefícios para uma minoria, e manter a tradição do pão e circo. 

Esse país meus amigos, não pode ser sério mesmo, não tem jeito. 

TIME ATUAL.  
Já falei sobre a política de contratações a serem adotadas pelo Cruzeiro neste texto aqui, não tenho mais nada a dizer. Bom final de semana amigos. 

Lembrem-se, futebol não é tudo, vão curtir a família, amigos e namoradas, vão se divertir e preparar o espírito para uma temporada que promete ser nada fácil para o coração azul. 

Saudações. 

Zalivi

2 comentários:

Guilherme disse...

Concordo que o Cruzeiro pode se virar sem o Montillo, até porque, sem ele, o time é obrigado a procurar alternativas.
Os jogadores precisam pensar e não apenas jogar a bola para ele resolver! De toda forma, caso ele saia, o Cruzeiro precisará contratar um meia de muita qualidade, porque o Roger só deve aguentar 1 a cada 3 jogos (sendo otimista).

Marcos disse...

Falou e disse. E o pior é que o Perrela "investiu" no jogador do Cruzeiro com dinheiro do próprio Cruzeiro. Trocou o dinheiro de gaveta e veio falar que era um "investidor". Oras, como é possível admitir que o tal investidor não possa ser revelado?? Por que tanta falta de transparência na gestão de um clube que motiva mais de 8 milhões de torcedores? O "investidor" é realmente o Perrela.
Aliás, certamente ele "investiu" em muitos outros jogadores. Imaginem só quanto ele não lucrou com as vendas irreais de Fábio Júnior e Geovanni, por exemplo?