quinta-feira, 30 de junho de 2011

QUINTA-FEIRA É DIA! COLUNA DO RAMÓN

Joel: o mestre das retrancas bem sucedidas

Por: Ramon Lopes

Na situação em que o Cruzeiro se encontrava, nada era mais importante que a vitória, principalmente em cima do Campeão da Copa do Brasil. E ela veio, de certa forma, até com um placar em demasia. Relembrando os velhos tempos de Botafogo, Papai Joel não economizou na sua arte da retranca e engarrafou o meio campo. Não pensou duas vezes ao colocar os três volantes e esperar o Vasco sair, para assim conseguir encaixar um contragolpe mortal.

A tática apesar de não encher os olhos de nenhum torcedor, funcionou como se o time tivesse jogado com 2 meias. Afinal, os 3 a 0, mesmo que conquistados nas únicas 3 finalizações em que a Raposa conseguiu de fato encaixar na partida, devolveu de certa forma a confiança que vinha faltando ao torcedor nos últimos jogos.

Aparentemente mais tranquilo, o Cruzeiro agora enfrenta na próxima quarta-feira, o Grêmio, na Arena do Jacaré,no jogo que pode marcar a verdadeira redenção da Raposa. Porém, é preciso que Joel lembre que o jogo é outro. Jogando dentro de casa, a equipe celeste não pode se dar o luxo de esperar o adversário sair, para jogar no contra-ataque; chegar apenas em míseras oportunidades ao gol adversário. Sabemos, que vencer nas características que vencemos na noite de ontem, são muito mais acaso, do que de fato merecimento. Avante, Cruzeiro!

O argentino está dando show de novo


Por: João Vitor Viana

O armador Montillo voltou a jogar bem e a desequilibrar. Depois de ser fundamental contra o Coritiba, fez uma bela partida contra o Vasco e uma pintura de gol. No lance deu a bola por baixo das pernas de Dedé e marcou o segundo gol celeste, o que selou, ali, a vitória. Roger ainda marcaria mais tarde.

Montillo é um belo jogador, que vem jogando bem desde o ano passado. Muitos torcedores, em redes sociais, chegaram a falar mal dele, dizendo que ele não era isso tudo, que era comum. Calma, torcedor! O cara é diferenciado! Vamos apoia-lo!

O argentino é um jogador essencial para nós e o motor desse nosso meio campo. Não podemos abrir mão dele. Com ele somos mais fortes. #FuerzaMontillo, #FuerzaSantino

100 jogos bem comemorados


BLOG CRUZEIRO ONLINE

O lateral Diego Renan comemorou 100 jogos, ontem, contra o Vasco. E comemorou com vitória, o que foi o mais importante. Desde que voltou ao time, o que coincidiu com a chegada de Joel Santana, ele tem demonstrando uma boa forma, jogando, vibrando. Cruzeirense, vibra a cada gol do time. Não tem falhado e tem cuidado de suas deficiências. Que ele continue assim!

Cruzeiro vende Rômulo e espera por Jonathan


Clube mineiro terá direito à metade dos valores sobre os laterais

Por: João Vitor Viana

O Cruzeiro vai receber uma boa grana nos próximos dias. Isso porque o clube anunciou a venda do lateral Rômulo para a Fiorentina, da Itália, por 2,5 milhões e, em breve, deve anunciar também a venda de Jonathan, que estava no Santos, mas deve seguir para a Inter de Milão. Metade dos direitos dele também são da Raposa. Dessa maneira, o clube irá por em caixa cerca de 4 milhões de euros, o que hoje seria algo em torno de R$ 9 milhões.

Rômulo já se desligou do Atlético-PR, onde estava emprestado e era titular e deve seguir no final de semana para a Itália. A ida de Jonathan para o futebol italiano já estava encaminhada há algum tempo. Na época em que foi negociado para o Santos, o lateral já cuidava da obtenção do passaporte italiano para facilitar a transferência. O documento ficou pronto recentemente.

Notas da 7º rodada Campeoanto Brasileiro 2011: Vasco 0 x 3 Cruzeiro.


Por Marcello Zalivi

NOTAS DA PARTIDA


FÁBIO: Atuação perfeita com defesas incríveis. Fundamental para a vitória. – 9
VITOR: Primeiro tempo apagado, no segundo teve mais espaço para participar do jogo. – 5,5
GIL: Regular, foi um dos responsáveis pelo ferrolho azul. – 6
NALDO: Muito afoito nos primeiros 15 minutos. Depois se impôs. – 6
DIEGO RENAN: Apagado no primeiro tempo. Quase perfeito na marcação de Eder Luis nos segundo, matando a principal arma vascaína no jogo. – 7
PARANÁ: Assim como quase todo o time, fez um primeiro tempo ruim, errando muitos passes, mas se redimiu na etapa final, com boa marcação e assistência para o segundo gol do Cruzeiro. – 6
GUERREIRO: Atuação terrível no 1º tempo. Na segunda etapa, abriu o placar e ganhou confiança para acertar os passes e ganhar quase todas as divididas. – 6,5
FABRÍCIO: Protagonizou lances bisonhos. Mas atuou com a mesma garra de sempre, se lançando muito pouco ao ataque. – 5,5
MONTILLO: Apesar de ter abusado das jogadas individuais e ter errado a maioria do que tentou, ninguém pode dizer que falta raça ao argentino. Alem disso, marcou um golaço. – 7
(ROGER): Entrou nos acréscimos e marcou um gol de pênalti. – 6
THIAGO RIBEIRO: Partida apagada, sentiu a falta de ritmo por estar voltando de lesão. – 5
(DUDU): Deu novo ânimo ao ataque, se movimentando muito e criando espaços para os contra ataques. Um pouco afoito em determinados momentos. – 6
WALLYSON: Muita movimentação, muito voluntarioso, mas faltou uma participação mais efetiva no ataque. – 6
(ORTIGOZA): Mostrou muita vontade e velocidade.Corre sempre em direção ao gol. Sofreu o pênalti. – 6

JOEL SANTANA: Mais uma vez todos os méritos pelas alterações na equipe. Apesar do primeiro tempo tenebroso. - 7

FIGURINHA DA RODADA




Comentário: Mais uma vitória e a recuperação está consolidada. O Cruzeiro precisava de um resultado desses, vencer fora de casa o atual campeão da Copa do Brasil por um placar elástico. Importante para ganhar confiança, jogar mais solto, tirar o peso das costas. As declarações como de Wallysson dizendo que o Campeão voltou, demonstra que a alegria e confiança voltaram a dar sinais na Toca da Raposa.

Essa vitória também serviu para recuperar certos jogadores, como Diego Renan. Para quem dizia que ele não sabe marcar, o lateral esteve perfeito no segundo tempo anulando a principal arma vascaína, o atacante Eder Luis. O que me faz pensar. Será que o jogador é quem não sabia marcar, ou era a falta de visão de alguns técnicos? Questionamentos a parte, o importante foi a recuperação e o fato do time estar encorpando com as voltas de Roger, Thiago Ribeiro e Vitor.

De olho em Gil, o zagueiro está se tornando peça fundamental na defesa, ainda mais com as ausências de Leo e Victorino. O Jogador está pendurado com dois cartões e é necessário muita calma para não levar o terceiro na próxima rodada e desfalcar ainda mais o setor.

Bora Cruzeirão, borá Joel. Vamos campeonar!

FRASES: JOEL


BLOG CRUZEIRO ONLINE

"Estávamos saindo por dentro, dando a posse de bola a eles, dentro do nosso campo. E isso é mortal num time que tem Diego, Éder Luís, um jogador rápido, sem falar no Felipe, que numa bola ele pode deixar um jogador do Vasco na cara do gol. Então, quando nós começamos a sair por trás dos laterais, principalmente do lateral-esquerdo, que estava agredindo muito, e também do lateral-direito, nós conseguimos achar os espaços. Encorpou o time. A gente ainda está perdendo muitos gols. Criando e não fazendo. Mas quando você tem um jogador desse peso, você pode não ter muitas chances, mas quando tem, com certeza de duas nós vamos fazer uma" - JOEL SANTANA, TREINADOR

CLIPPING: UOL

TABU MANTIDO

Nos três compromissos anteriores no estádio da equipe cruzmaltina, o Cruzeiro venceu por duas vezes e empatou uma. Em 2007, sob o comando de Dorival Júnior, o time celeste venceu o Vasco por 2 a 0, com gols de Ramires e Thiago. Ramires voltou a marcar no triunfo por 3 a 1 em confronto válido pelo Brasileirão do ano seguinte. O atacante Guilherme marcou os outros dois gols cruzeirenses, enquanto André descontou para os cariocas.

Na edição do Campeonato Brasileiro de 2009, as duas equipes não se enfrentaram, já que o Vasco disputava a Série B. No ano passado, porém, o time carioca e o Cruzeiro se enfrentaram em São Januário pela 17ª rodada. Com um gol de Zé Roberto para os donos da casa e um contra do zagueiro Fernando, o reencontro terminou em empate por 1 a 1.

A última vez em que o Cruzeiro foi derrotado pelo Vasco em São Januário aconteceu no Brasileirão de 2006. Naquela edição, o meia Ramon foi o autor do único gol da vitória vascaína por 1 a 0, em partida válida pela 14ª rodada, no dia 30 de julho. Assim, o time celeste está há quase cinco anos sem derrotas no estádio do rival.

Com a vitória nesta quarta-feira, o Cruzeiro somou os primeiros pontos fora de casa no Brasileirão. Nas duas oportunidades anteriores em que atuou fora de casa, o time celeste, ainda sob o comando de Cuca, não pontuou.

Na estreia, a equipe celeste foi derrotada pelo Figueirense, por 1 a 0, em Florianópolis. Duas rodadas depois, o revés aconteceu diante do Fluminense, por 2 a 1, no Rio de Janeiro. Já no clássico contra o América-MG, o rival era quem detinha o mando de campo no empate por 1 a 1, na Arena do Jacaré.

CLIPPING: SUPERESPORTES

CRUZEIRO VENCE NOVAMENTE

Num jogo com tempos distintos, o Cruzeiro saiu da condição de agredido, virou agressor e conquistou a sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro, a primeira na condição de visitante. Com gols de Leandro Guerreiro, Montillo e Roger, o time celeste goleou o Vasco por 3 a 0 em São Januário, no Rio de Janeiro, e fica temporariamente na 10ª posição. Para um clube que estava na zona de rebaixamento até a quinta rodada, a subida na classificação foi considerável.

O Cruzeiro tem nove pontos e torce por um tropeço do rival Atlético nesta quinta-feira, diante do Internacional, para manter a 10ª posição. Na próxima quarta, dia 6 de julho, o time receberá o Grêmio na Arena. O Vasco, sexto colocado, com 11 pontos, visitará o Corinthians, no mesmo dia.

Vasco joga, Cruzeiro assiste

O primeiro tempo foi praticamente um jogo de um time só. O Vasco se posicionou bem à frente, acuou o Cruzeiro em seu campo defensivo e criou ao menos três chances claras para sair na frente. Mas se os cruz-maltinos tinham Éder Luís inspirado, os celestes tinham Fábio. Ele foi decisivo em duas ocasiões.

Muito retraído, o Cruzeiro ficou refém da sorte. O time parecia esperar um vacilo do adversário para contragolpear, mas não contava com a eficiência do Vasco na marcação. Montillo, a válvula de escape, foi bem anulado. Com isso, Wallyson e Thiago Ribeiro receberam poucas bolas e assustaram só em jogadas individuais.

Aos 14, por exemplo, Wallyson cruzou com perfeição para Thiago Ribeiro, mas o zagueiro Dedé se adiantou e impediu o gol de cabeça. Aos 39, Wallyson caiu na área, pediu pênalti, mas Dedé foi na bola e frustrou novamente os atacantes celestes em São Januário.

O Vasco, por sua vez, apostou num esquema mais agressivo, com dois meias, e tirou muito proveito da criatividade de Felipe e Diego Souza. Éder Luís e Alecsandro foram acionados todo o tempo, ora pelo meio ora pelo lado direito. Em dado momento, o Cruzeiro foi sufocado. Faltou aos cariocas apenas uma conclusão melhor.

A maior oportunidade ocorreu aos dez, quando Éder Luís recebeu passe de Diego Souza, driblou Fábio e errou o chute com a meta aberta. Aos 21, o atacante driblou três zagueiros e só parou no goleiro cruzeirense, que fez o corte com os pés. Já aos 24, Alecsandro recebeu passe na entrada da entrada, ficou sozinho, mas foi infeliz no arremate, que saiu sobre o travessão.

O Vasco insistiu nos minutos finais, sempre pelo lado direito, nas costas de Diego Renan, mas a zaga conseguiu levar a melhor nos cruzamentos feitos na boca do gol.

Mudança de postura premiada com a vitória
Wagner Meier/Fotoarena/Folhapress
Guerreiro deu a arrancada


O Cruzeiro voltou disposto a ‘jogar’ e o gol saiu logo aos oito minutos, depois de um escanteio ganho de presente, com corte do goleiro Fernando Prass para a linha de fundo diante da pressão feita por Thiago Ribeiro. Montillo levantou no centro da área e, sem marcação, Leandro Guerreiro cabeceou no canto esquerdo: 1 a 0.

O Vasco não encontrou a mesma liberdade do primeiro tempo nas idas à frente. Até os 20minutos, Fábio só defendeu um chute de fora da área de Alecsandro.

Aos 26, Ricardo Gomes tentou dar um ‘choque’ no Vasco com as entradas de Ramon e Elton nos lugares de Márcio Careca e Alecsandro. Até então, o time não havia conseguido criar e chegar com perigo como no primeiro tempo. Mais que isso, não houve reação após o gol cruzeirense.

Logo após as substituições, Fábio teve que trabalhar em penetração perigosa de Éder Luís.

Vipcomm
Roger fechou a vitória de pênalti

Aos 33, Joel Santana trocou Thiago Ribeiro, já cansado, pelo garoto Dudu, destaque da vitória sobre o Coritiba. A intenção era dar novo fôlego ao ataque e tentar confirmar a vitória nos contra-ataques.

Como já era esperado, o Vasco foi todo ao ataque nos dez minutos finais. Aos 37, Fábio fez a sua maior defesa na partida em cabeceio à queima-roupa de Diego Souza. Aos 38, Elton tentou botar a bola nas redes com as mãos e foi advertido com cartão amarelo.

Na sequência, Ortigoza ganhou o lugar de Wallyson no ataque celeste.

No fim, deu certo a estratégia de Joel de explorar os contra-ataques. Aos 43, Montillo foi lançado na área por Marquinhos Paraná, tocou por baixo das pernas de Dedé e tocou no canto de Prass: 2 a 0.

Nos acréscimos, Roger substituiu Montillo. No primeiro ataque celeste, Ortigoza foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Roger pegou a bola, cobrou no centro da meta e transformou a vitória em goleada: 3 a 0. (UAI)

Vasco 0 x 3 Cruzeiro

Vasco
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa (Leandro, 36min 2ºT), Rômulo, Felipe e Diego Souza ; Éder Luís e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes

Cruzeiro
Fábio; Vitor, Gil, Naldo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Fabrício, Marquinhos Paraná e Montillo (Roger, 45min 2ºT; Thiago Ribeiro (Dudu, 34min 2ºT) e Wallyson (Ortigoza, 40min 2ºT).
Técnico: Joel Santana.

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29 de junho, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília)

Gols:
Leandro Guerreiro, 8min 2ºT
Montillo, 43min 2ºT
Roger, 47min 2ºT

Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação/BA
Auxiliares: Alessandro A. Rocha de Matos/BA e Luiz Carlos Silva Teixeira/BA

Cartão amarelo:
Vitor (Cruzeiro), 27min 1ºT
Thiago Ribeiro (Cruzeiro), 40min 1ºT
Marquinhos Paraná (Cruzeiro), 1min 2ºT
Márcio Careca (Vasco), 19min 2ºT
Wallyson (Cruzeiro), 33min 2ºT
Felipe (Vasco), 38min 2ºT
Leandro (Vasco), 38min 2ºT
Elton (Vasco), 38min 2ºT

Público pagante: 5.474
Público presente: 7.695
Renda: R$ 128.825,00

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cruzeiro "reaparece" e vence o Vasco

Por: João Vitor Viana

O Cruzeiro voltou a vencer no Brasileiro. Hoje bateu o Vasco em São Januário por 3 a 0, gols de Leandro Guerreiro, Montillo e Roger e confirmou que a mudança no comando foi banéfica para a Raposa. Foi a segunda vitória seguida, ambas com Joel Santana, que à frente do Cruzeiro tem 100% de aproveitamento. Com o triunfo, a Raposa foi para a 10ª posição.

O jogo foi de dois tempos distintos. No primeiro, o Cruzeiro jogou acusado, chamou o Vasco para o seu campo. No segundo soube se impor, mostrou quem é Cruzeiro e fez do jogo se tornar fácil. Tanto que goleou.

O Cruzeiro "reapareceu". Esperamos que possa manter a boa fase contra o Grêmio, o próximo adversário, na Arena do Jacaré.

ESPAÇO INTERNAUTA

Torcedor, escale o seu time ideal para hoje!

Hoje o Blog Cruzeiro Online quer saber do torcedor do Cruzeiro qual a escalação ideal para a partida contra o Vasco. Há alguns jogadores que estão de fora por contusão, casos de Henrique e Gilberto...

E aí, torcedor? O que pensa sobre a escalação? Vai de 4-4-2? 3-5-2? 4-3-3?


Aqui o torcedor manda e dita as regras!

Queremos saber a sua opinião, torcedor!


Opine, comente, passe essa idéia para frente!

Galo fala em reforços... façam apostas em ex-cruzeirenses!


Como é a inveja...

Por: Marcão Anti-Galo

Caros cruzeirenses,

Hoje venho aqui escrever sobre o presidente do novo rival. Ouvi a entrevista dele na rádio (acho que muitos ouviram também) e ele falou que todos os dias ele analisa jogador para o time dele. Faz isso 24h por dia. Vive atrás de atleta. O que mais me deixa com uma pulga atrás da orelha é a origem do jogador que ele olha. Não duvidaria se daqui 20 dias mais um ex-cruzeirense fosse contratado pelo mandatário rival.

Ele, no fundo, é cruzeirense. Só pode! Nos inveja e sempre vai atrás de jogadores que já vestiram o manto sagrado! Levou o Leonardo Silva, o Guilherme... antes passaram por lá Alex Alves, Fábio Júnior, Alessandro, Marcelo Djian, Valdo, Djair, Belleti e tantos outros. Acho que o critério de contratação deles é ter um passado azul. Isso porque, com certeza, o jogador traz títulos na bagagem. O contrário já não é verdadeiro. O Cruzeiro nunca vai atrás de ex-jogadores do Galo. Vez ou outra, mas muito raramente isso aconteceu. Guilherme... Luizinho... Cerezo... Isso já tem tempo, né?

Então, pessoal, não se assustem aí se por acaso pintar um Marcelo Moreno por lá, o Pablo (que acabou de deixar o clube), o Júlio César (lateral-esquerdo que está no Fluminense), entre outros. O Kalil gosta muito de jogador estrelado. Então...

A inveja mata!

DIRETO DO PARCEIRO

Por: PC Almeida

Fala, Guerreiros!!!

O Cruzeiro é o atual campeão brasileiro sub 20. Este fato, por si só, já pressupõe a qualidade do trabalho de base celeste. O que é uma verdade incontestável.

Podemos dizer que o clube celeste é um celeiro de grandes jogadores e alguns craques. Exemplo disso, podemos citar Ronaldo, Ricardinho, Maicon, Luisão, entre tantos outros que me fogem à memória. Na atual safra, algumas pedras brutas se destacaram nas últimas competições, como Thiaguinho, Élber, Sebá, Gabriel Araújo, Gil Bahia, Léo, etc.

Sendo assim, tenho visto muitos torcedores aqui no blog e no twitter reclamando uma participação maior dos garotos da base no time principal. O grande destaque do time campeão brasileiro, o atacante Thiaguinho, foi emprestado para o Goiás e lá se eclipsou num time fraquíssimo, que vem muito mal na segunda divisão. Outros jogadores só agora começam a ter algum espaço no time profissional, como Élber e Gil Bahia, que foram relacionados pelo Joel Santana para o jogo contra o Coritiba, mas não foram aproveitados.

Entretanto, um dos principais responsáveis pela vitória no último sábado, foi o garoto Dudu. Ele, que é egresso da base, surgiu como grande promessa, foi emprestado ao Coritiba. Lá se destacou na campanha da série B e voltou no início da temporada, sob enorme expectativa. Até então, não teve assim uma grande atuação com o ex-técnico Cuca, o que já gerava contestação da exigente torcida celeste sobre seu futebol. Entrentanto, no último sábado, notamos um jogador mais agudo, leve, a exemplo de como ele era no time dos juniores.

Alguns torcedores chegam a exagerar. Querem que os garotos sejam logo lançados no time e que se deposite neles toda a responsabilidade de elevar o Cruzeiro na tabela, num campeonato difícil como o Nacional. A esses eu peço calma. A garotada pode até ganhar jogos, mas dificilmente ganha campeonato. Todo time precisa ser uma mescla de jogadores experientes e jovens. A não ser que se depare com fenômenos como um Ronaldo, um Neymar, os meninos precisam ser talhados com esmero e lançados gradativamente.

Gostaria muito que o Joel resgatasse no Goiás o garoto Thiaguinho e lhe desse uma chance real para entrar jogando durante as partidas. Além disso, o Natalino precisa ensinar ao nosso prata Diego Renan a marcar, fechar a defesa pela lateral, seja direita ou esquerda. Imagino que o nosso novo treinador terá essa importante missão: dar a confiança e a tranquilidade necessária a esses garotos para que eles explodam de vez e se tornem craques consagrados num futuro próximo.

Entretanto, eu volto a ponderar, precisamos ter paciência. O processo de transição dos juniores para o profissional não é nada fácil. Muita das vezes, nos empolgamos com a atuação de algum garoto, em um determinado torneio de categorias inferiores e logo o queremos ver no time profissional. É preciso lembrar que tudo muda quando o garoto sobe. A partir dali, o dinheiro cresce, o assédio também e a pressão se quintuplica. Todos estes elementos formatam uma armadilha que já capturou muitos talentos da base para a eternidade. Bernardo é um exemplo. Nos juniores era craque, exímio cobrador de faltas e lançador, se embrenhou no sucesso e não conseguiu produzir absolutamente nada, perto daquilo que víamos no sub 20, por mais que tenha tido inúmeras chances, inclusive em jogos fáceis do Campeonato Mineiro.

A base deve ter total apoio da torcida e da Comissão Técnica. Tomara que Joel, com seu estilo amigão, seja um segundo pai para estes garotos e lhes ensine fundamentos e também as malícias do futebol e da vida.

Na base reside o futuro do Cruzeiro e do futebol Brasileiro.

FORÇA, GAROTADA!!!

Saudações Celestes!!!

FRASES: JOEL


BLOG CRUZEIRO ONLINE

"Um lugar em que comecei minha vida, um clube que me deu todas as oportunidades como jogador e treinador. tivemos momentos grandes, de vitórias, de Campeonato Carioca, de Campeonato Brasileiro e de Mercosul, copas internacionais, Copa Ouro. Um clube que me deu a oportunidade de viver, mas hoje quem bota comida em casa é o Cruzeiro. São jogadores que não vamos precisar improvisar como houve na semana passada. Pelo menos vamos colocar o jogador na posição de origem. Semana passada contei com o Everton e o Diego Renan, que não vinham jogando. Mas a vontade deles foi tão grande que renderam além do que eu esperava. Espero que aconteça o mesmo com esses jogadores, que eles consigam jogar do início ao fim dos 90 minutos. Vou dar time nenhum, vou dar o grupo de jogadores, que são 19 para viajar e amanhã vou definir. Acontece de eu hoje dar uma declaração, mas ainda não estar fechado. Só falo as coisas quando estão fechadas na minha cabeça, do que eu vi, do que eu faço, daquilo que planejei na minha prancheta. Aí eu defino. No nosso treino está sendo muito mais conversa e sentir do jogador o que ele vê e o que acha do que propriamente treinar. Temos uma ideia que vamos levar ao Rio e à noite converso com eles e vamos definir"- JOEL SANTANA, TREINADOR

TCHAU!


Por: João Vitor Viana

Como era esperado, o lateral Pablo não ficou no Cruzeiro. Faltando alguns dias para o seu contrato findas, a Raposa não conseguiu chegar a um acordo com o Zaragoza, da Espanha, e o jogador deverá seguir outro destino a partir do próximo mês. Tudo indica que será o Valladolid, do mesmo país.

Desde que chegou ao clube no ano passado, Pablo era uma opção a Diego Renan, na lateral-esquerda. Contudo, por ser polivalente, foi também utilizado no meio e na lateral-direita, esta, onde se firmou por longo período. No entanto, a torcida o culpa até hoje pela derrota contra o Once Caldas. Ele falhou nos dois lances capitais e o Cruzeiro acabou eliminado.

Os seus direitos estavam fixados em 1,5 milhão de euros, o que, para o Cruzeiro, não compensava. Não se sabe, ainda, se o clube irá atrás de outro jogador ou se Gil Bahia terá uma oportunidade esse ano. O jogador é formado na base do clube e sempre agradou quando atuou nas divisões inferiores.

CLIPPING: SITE OFICIAL DO CRUZEIRO

NADA DE CIRURGIA

O exame de ressonância magnética, feito pelo volante Henrique na tarde dessa segunda-feira, devido à contusão sofrida pelo jogador no punho direito, depois de tomar uma bolada em um lance do jogo contra o Coritiba, não acusou a necessidade de submeter o atleta a um processo cirúrgico. O período de recuperação permanece o mesmo: 35 a 40 dias.

O médico do Cruzeiro Sérgio Freire Júnior explicou o resultado do exame de imagem, divulgado na manhã desta terça-feira e confirmou o planejamento para o tratamento de Henrique, que fraturou o punho direito, porém, a lesão não exigirá intervenção cirúrgica.

“De acordo com o exame, ficou constatado que não houve rompimento do tendão. Desta forma, o Henrique não precisará fazer cirurgia, o que é positivo e seu tratamento seguirá conforme planejado e o tempo para o retorno permanece o mesmo, que é 35 a 40 dias”, disse Sérgio Freire Júnior.

Henrique ficará fora de combate a partir do duelo diante do Vasco, que acontecerá nesta quarta-feira, às 19h30, no estádio São Januário, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.

CLIPPING: UOL


TREINO FECHADO

A escalação do Cruzeiro que enfrentará o Vasco, nesta quarta-feira, às 19h30, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, deverá ser conhecida apenas nos vestiários de São Januário, no Rio de Janeiro. Assim como havia feito na véspera de sua estreia pelo clube mineiro, diante do Coritiba, o técnico Joel Santana impediu o acesso da imprensa ao treinamento tático comandado nesta terça-feira.

Durante a entrevista coletiva, Joel Santana manteve o mistério e não adiantou a equipe que irá a campo. “Estamos definindo na nossa cabeça. Quando tomamos a decisão, tomamos em conjunto em vista daquilo que a gente vê e da opinião dos nossos profissionais que temos a nossa volta. Sempre é bom escutar, jamais faço a coisa sozinho, eu ouço as coisas necessárias e defino, porque estou aqui para isso”, afirmou.

Recuperados de lesões, o lateral-direito Vítor, o meia Roger e o atacante Thiago Ribeiro podem ser as novidades na equipe que irá a campo nesta quarta-feira. Com o retorno dos três atletas, Joel Santana admitiu a possibilidade de não fazer improvisações diante do Vasco. Durante a vitória sobre o Coritiba, por 2 a 1, no último sábado, os volantes Marquinhos Paraná e Everton chegaram a ocupar as laterais.

"São jogadores que não vamos precisar improvisar como houve na semana passada. Pelo menos vamos colocar o jogador na posição de origem. Semana passada esperava do Everton e o Diego Renan, que não vinham jogando. Mas a vontade deles foi tão grande que renderam além do que eu esperava. Espero que aconteça o mesmo com esses jogadores, que eles consigam jogar do início ao fim dos 90 minutos", observou o treinador.

Na zaga, Naldo substituirá Léo, que sofreu um estiramento na coxa esquerda. No entanto, o treinador também preferiu não adiantar quem será o substituto do volante Henrique, que fraturou o punho direito.

“Vou dar time nenhum, vou dar o grupo de jogadores, que são 19 para ir jogar, e amanhã (quarta-feira) vou definir. Acontece de eu hoje dar uma declaração, mas ainda não estar fechado. Só falo as coisas quando estão fechadas na minha cabeça, do que eu vi, do que eu faço, daquilo que planejei na minha prancheta”, destacou.

Sem confirmação de Joel Santana de qual equipe enfrentará o Vasco, a formação do Cruzeiro para o jogo desta quarta-feira deve ser Fábio, Diego Renan, Naldo, Gil e Everton; Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná, Fabrício e Montillo; Wallyson e Thiago Ribeiro (Anselmo Ramon).

Depois de quebrar o jejum de vitórias no Brasileirão, o Cruzeiro precisará melhorar seu rendimento como visitante. Nas duas oportunidades em que atuou fora de casa, o time celeste, ainda sob o comando de Cuca, não pontuou. Na estreia, a equipe celeste foi derrotada pelo Figueirense, por 1 a 0, em Florianópolis. Duas rodadas depois, o revés aconteceu diante do Fluminense, por 2 a 1, no Rio de Janeiro.

CLIPPING: SUPERESPORTES


LEO É VETADO E NALDO JOGA CONTRA O VASCO

Além de Gilberto e Henrique, o Cruzeiro não contará com o zagueiro Leo na partida desta quarta-feira, às 19h30, contra o Vasco, no Rio de Janeiro, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Ele sofreu estiramento muscular na coxa esquerda no jogo de sábado passado, com o Coritiba, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Leo ficará em recuperação entre 15 e 20 dias, prazo que o tira também dos jogos contra Grêmio (06/07), São Paulo (09/07), Bahia (17/07) e possivelmente Corinthians (24/07).

"O Leo sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda e está vetado para, ao menos, os dois próximos jogos do Cruzeiro no Brasileiro. A lesão é simples mas requer um período de recuperação. Em 15 a 20 dias ele deverá ter atingido condições para ser liberado para a preparação física", disse o médico Sérgio Freire Júnior ao site do Cruzeiro.

Com o veto de Leo, Naldo vai compor a zaga ao lado de Gil. O jogador vindo da Ponte Preta não atua desde 19 de fevereiro, quando foi titular na partida contra o Ipatinga pela quarta rodada do Mineiro. A outra participação dele foi como suplente no amistoso com o Uberlândia, em 23 de janeiro. (UAI)

Foram relacionados por Joel Santana os seguintes atletas:

Goleiros: Fábio e Rafael
Laterais: Diego Renan, Gil Bahia e Vitor
Zagueiros: Gil e Naldo
Volantes: Everton, Fabrício, Leandro Guerreiro e Marquinhos Paraná
Meias: Dudu, Montillo e Roger
Atacantes: Anselmo Ramon, Brandão, Ortigoza, Thiago Ribeiro e Wallyson

terça-feira, 28 de junho de 2011

O que você faria?


BLOG CRUZEIRO ONLINE

Técnico novo, vida nova. Isso é o que os torcedores acreditam e o que realmente, de fato, acontece. E é da mesma maneira para vários jogadores. Quem é reserva pode ser titular, quem é ídolo pode ir para o banco. Tudo é possível. Principalmente se falarmos daqueles considerados afastados.

O técnico Cuca afastou alguns jogadores, liberou outros. Um deles é Farías, pretendido pelo Estudiantes, da Argentina. Se você fosse Joel Santana, aproveitaria o "El Tecla"? Acredita que ele é mais jogador que alguns que têm no elenco?

O Blog Cruzeiro Online não é um defensor de Farías. Contudo acredita que se ele foi afastado por deficiência técnica, outros também deveriam ser. Acreditamos que ele não deve em nada, por exemplo, a Ortigoza, que sempre que é chamado ao jogo não corresponde em nada a confiança nele depositada.

E você torcedor? Daria uma nova chance ao Farias? Opine!

Bernardo impedido de jogar contra o Cruzeiro


BLOG CRUZEIRO ONLINE

Ou paga ou não joga! Isso é o que está no contrato entre Cruzeiro e Vasco a respeito de Bernardo, um dos destaques do time carioca no ano. O jovem jogador pertence ao Cruzeiro e, caso entre em campo, o Vasco terá que pagar uma multa de R$ 500 mil. Sendo coerente, ele não pega o Cruzeiro.

OS BASTIDORES DA MARCA CRUZEIRO - FORNECEDORES


Por: João Vitor Viana

O Cruzeiro já negocia sua marca para o ano que vem. No final desse ano finda o contrato com a Reebok, parceira de tempos do clube celeste. Especula-se que a Adidas ou mesmo a Olympikus poderia estampar suas marcas no uniforme do próximo ano. Essa informação é desmentida pelo diretor de Marketing do clube, Marcone Barbosa.

Segundo ele, as negociações para que o clube renove o vínculo com a Reebok já começaram e somente se não houver acordo é que o clube partirá para outras alternativas.

Contudo, essa política vai de encontro ao método usado há anos pelo Cruzeiro. Em 2008, o presidente do clube, Alvimar Perrella, assumiu que sempre conversa com mais de uma empresa a fim de que o Cruzeiro consiga uma vantagem maior.

VOCÊ SABIA?


O Cruzeiro disputará a 1ª Copa Pantanal, no mês de julho, no estado do Mato Grosso. O torneio ainda terá a participação do Internacional, Cuiabá e Luverdense, e as partidas serão disputadas em sistema de mata-mata. A competição destaca uma ‘Batalha de Campeões’ estaduais em 2011. O clube mineiro e o gaúcho confirmaram que entrarão em campo com o time B.

No dia 7 de julho, quinta-feira, às 19h, o time celeste enfrenta o Luverdense, enquanto que no mesmo dia, às 21h, o Internacional encara o Cuiabá. A grande final e a disputa do terceiro lugar acontecerão no dia 9, sábado, a partir das 17h.

As informações são do site Observatório do Esporte

Torcida apoia Joel


BLOG CRUZEIRO ONLINE

Em pesquisa realizada pelo Blog Cruzeiro Online, 71% do internauta acredita que o Cruzeiro acertou na contratação de Joel Santana, em substituição a Cuca, que pediu para sair depois de mais um resultado ruim. Após o empate com o América por 1 a 1, Cuca não resistiu e largou o barco. Para reconduzir o leme, em menos de 24h, o Cruzeiro anunciou Joel Santana, um treinador de características muito diferentes das de Cuca. E no primeiro teste, uma vitória suada, sofrida, mas que garantiram os três pontos para a Raposa.

Com apenas 29% de rejeição, o Blog Cruzeiro Online então acredita que a torcida está ao lado do "Papai".

Vamos juntos com o Cruzeiro a fim de que esse time possa voltar a engrenar e encantar o Brasil com o tão famoso futebol bonito mostrado no início do ano e na reta final do Brasileirão do ano passado.

CLIPPING: OBSERVATÓRIO DO ESPORTE


MONTILLO E DUDU RECEBERAM REAJUSTE SALARIAL

Segundo apurou a reportagem do Observatório do Esporte, os meias Dudu e Montillo receberam reajuste salarial da diretoria do Cruzeiro no início de junho. Os vínculos com o clube não foram alterados, apenas a questão salarial foi renegociada.

Dudu é cria da base celeste e esteve emprestado ao Coritiba no ano passado. Em 2011, Cuca, quando técnico, utilizou bastante o jovem meia, que tem contrato até 31 de janeiro de 2014 e a totalidade dos direitos em pertence do Cruzeiro. Em 24 jogos, o jogador deixou sua marca três vezes. A estreia pelo profissional foi há dois anos, na derrota por 3 a 1 para o Palmeiras, no estádio Palestra Itália, em São Paulo. Atualmente, o jovem é bem visto por Joel Santana.

Já o argentino Walter Montillo chegou ao Cruzeiro em julho do ano passado, adquirido junto a Universidad de Chile, por US$ 3,5 milhões. O meia estreou pelo clube no empate por 2 a 2 com o São Paulo, no Morumbi, em partida válida pelo Brasileirão. Em 47 jogos com a camisa azul, o armador marcou 19 gols. Montillo tem contrato com o Cruzeiro até 10 de agosto de 2015 e 80% dos direitos presos ao clube mineiro. O restante pertence ao parceiro BMG.

CLIPPING: SITE OFICIAL DO CRUZEIRO


HORA DE VENCER FORA

Depois de conquistar a primeira vitória nesta edição do Campeonato Brasileiro, o elenco do Cruzeiro pensa exclusivamente no seu próximo adversário, o Vasco. Os dois times se enfrentarão nesta quarta-feira, às 19h30, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, pela 7ª rodada da competição e os jogadores do Melhor Clube Brasileiro do Século XX não abrem mão de vencer fora de casa para embalar no Nacional.

Aliviado pela quebra do jejum de vitórias, ao bater o Coritiba por 2 x 1 no último sábado, o lateral-esquerdo Diego Renan destaca que o time celeste está concentrado para alcançar seu objetivo de lutar pelo topo da tabela. Para ele, o triunfo conquistado nesse fim de semana foi providencial, mas foi apenas o primeiro de muitos que o Cruzeiro precisa para chegar onde merece.

“Há cinco rodadas não vencíamos, então vencer o Coritiba tirou um pouco do peso, mas a responsabilidade é grande e tende só a aumentar. Sabemos que o Cruzeiro tem que brigar lá em cima e estamos tranquilos quanto a isso porque temos condições de brigar pelas primeiras posições”, disse.

O resultado positivo frente ao Coritiba foi valorizado pelo volante Leandro Guerreiro, que pontuou que dessa vez, a equipe conseguiu superar a ansiedade que a impediu de vencer outros jogos. Agora, o Cruzeiro vai com tudo para derrotar o Vasco e garantir uma vitória no domínio do adversário.

“Dá mais confiança, porque a gente tirou aquela ansiedade de ganhar aquela primeira partida. Um fator negativo desses jogos foi a ansiedade. A gente estava ansioso para conseguir essa vitória, que conseguimos na estreia do Joel. A equipe vai com mais moral e confiança para poder enfrentar uma equipe grande como o Vasco, e tomara que a gente possa conseguir a primeira vitória fora de casa”, planeja.

Na opinião de Thiago Ribeiro, embora tenha que transpor muitos obstáculos, a Raposa terá a chance de se fortalecer ainda mais na competição, caso alcance a vitória sobre o Vasco. O atacante pondera as dificuldades de duelar contra outra equipe tradicional, na casa do adversário, mas ratifica que ganhando, o Cruzeiro poderá embalar de vez na disputa.

“É sempre difícil jogar jogos grandes. Vamos ter a oportunidade de vencer uma grande equipe, que é o Vasco, que acabou de ser campeão da Copa do Brasil. Vamos aproveitar o embalo dessa primeira vitória para dar sequência, conseguir vencer fora de casa. Vai ser um jogo difícil, jogar no São Januário é sempre complicado, mas temos que procurar dar sequencia no trabalho, vencendo o Vasco, garantindo a segunda vitória e começar a deslanchar no campeonato”, frisou.

CLIPPING: SUPERESPORTES


THIAGO RIBEIRO VOLTA NA QUARTA

Fora dos últimos três jogos do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro devido a uma tendinite no tornozelo esquerdo, o atacante Thiago Ribeiro está pronto para voltar ao time diante do Vasco na próxima quarta, a partir das 19h30, em duelo válido pela sétima rodada.

Thiago chegou a ser cotado pelo técnico Joel Santana para enfrentar o Coritiba. No entanto, numa reunião com o preparador físico Ronaldo Torres, ele preferiu se condicionar um pouco mais para retornar diante do Vasco em melhores condições.

”Estou preparado para jogar. Se eu tivesse forçado um pouco, talvez daria até para jogar contra o Coritiba, mas eu conversei com o pessoal do departamento médico e o Ronaldo, e comentei que, desde que machuquei o joelho, naquele jogo contra o América-TO, os 8 a 1, eu voltei, joguei mais umas quatro partidas e machuquei de novo. Ou seja, não ganhei sequência de jogo e fiquei muito tempo sem treinar. Eu precisava aprimorar a parte física, foi o que eu fiz no fim de semana, para estar inteiro para enfrentar o Vasco”, disse.

O tempo que suportará em campo dependerá do ritmo da partida. “Estou preparado para jogar, independentemente do tempo que eu vá atuar. O importante é que eu consiga fazer o melhor e ajudar o Cruzeiro no tempo que eu estiver em campo”.

Este ano, Thiago Ribeiro jogou 22 dos 30 jogos do Cruzeiro. Antes de parar por causa da tendinite no tornozelo, ele também havia ficado inativo em abril, por conta de uma torção no joelho esquerdo.

Agora, o que ele mais quer é ficar livre das contusões, finalmente jogar em série e voltar a se destacar, como no ano passado, quando foi o artilheiro e o maior assistente do time. “Eu sei da importância que tenho para o Cruzeiro. Graças a Deus estou recuperado, tive duas lesões em sequência, isso atrapalha bastante, e espero poder ganhar sequência de jogo agora. Que eu fique livre das lesões, possa fazer o meu melhor, fazendo gols, para o Cruzeiro conquistar mais uma vitória, e a gente poder embalar de vez no campeonato e entrar na briga pelo título”.

Thiago é o segundo maior artilheiro do Cruzeiro este ano, ao lado de Montillo, com 12 gols. O maior goleador é Wallyson, com 13. Ribeiro ainda colaborou com três assistências.

DIEGO RENAN

A vitória sobre o Coritiba, no último sábado, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, marcou a volta de Diego Renan ao time do Cruzeiro. O lateral, que não jogava pela Raposa desde o dia 1º de maio, começou a semana de treinamentos na Toca da Raposa II de olho numa marca significativa: completar 100 jogos com a camisa estrelada, feito que atingirá se for escalado por Joel Santana na partida contra o Vasco, nesta quarta-feira, às 19h30, em São Januário.

Revelado pelas categorias de base do clube, Diego alcançou o time profissional em 2008 e fez sua estreia no dia 27 de março daquele ano, num empate por 1 a 1 com o Ituiutaba, pelo Campeonato Mineiro. Desde então, foram 99 jogos com a camisa azul e sete gols marcados.“Estou muito feliz. Para mim, com certeza é uma honra vestir essa camisa e completar 100 jogos no Cruzeiro vai ficar marcado para sempre na minha vida e na minha carreira. Será muito importante para mim”, destacou, ao site oficial do clube.

Servir de exemplo para os jovens que estão nas categorias de base do clube da Toca também motiva o lateral. “Isso é bom, porque a gente sai da base e sabemos o quanto é difícil conquistar seu espaço em um time da grandeza do Cruzeiro. Quando chega no profissional temos que aproveitar as oportunidades e graças a Deus eu tive chances, aproveitei e estou completando 100 jogos. É um orgulho servir de exemplo para essa garotada que está lá na Toca I ainda e os que estão chegando agora e eu fico muito honrado de vestir a camisa do Cruzeiro”.

Além de cravar seu 100º jogo vestindo azul, Diego Renan quer ver o Cruzeiro confirmar a reação no Brasileirão diante dos cariocas nesta quarta-feira. “Quero ser premiado com uma vitória. Estamos precisando vencer e espero que seja um jogo que possamos vencer e somar os três pontos”.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cruzeiro desmente negociação com Moreno

Por: João Vitor Viana

O atacante Marcelo Moreno não interessa ao Cruzeiro. Essa é uma afirmativa da direção do Cruzeiro, que exclusivamente ao BLOG CRUZEIRO ONLINE, afirmou categoricamente que não há nada envolvendo o ex-atacante celeste.

Segundo o diretor de comunicação da Raposa, Guilherme Mendes, o Cruzeiro jamais faria uma proposta de tão alto valor por um jogador que em três anos marcou apenas seis gols.

Dessa forma, fazemos a contraposição de informações no Blog Cruzeiro Online. Gostaríamos, e muito, que essa notícia realmente procedesse. No entanto, como partiu da comunicação do Cruzeiro o desmentido, ficamos aqui no direito de abrir espaço e dar a versão do Cruzeiro.

No jornalismo ouve-se as duas partes. Mas em não sendo realmente verdade, o Cruzeiro sempre terá o espaço aberto para se manifestar. Obrigado pelos esclarecimentos, Guilherme!

SEGUNDA-FEIRA É DIA! COLUNA DO GUSTAVO!

Por: Gustavo Vaz

Mudança de planos

Zona de rebaixamento não é lugar pra time grande. Cruzeiro que o diga, não é mesmo? Mesmo passando algumas poucas rodadas na pior situação possível, forças apareceram na Toca da Raposa e corrigiram um erro tremendo na tabela do Brasileirão. Três pontos vieram na noite desse último sábado (25) e ajudaram o time estrelado a pelo menos esboçar uma reação no Campeonato Brasileiro.

De cara, posso falar que o futebol apresentado ontem não foi dos melhores, mas como disse em alguns dias atrás; contra o Coritiba, o que importam são os três pontos. E deu no que deu. A luta em campo ontem foi pela vitória e não pelo excelente desempenho durante o jogo para dar o que falar na mídia espalhada pelo Brasil. É claro que o bom desempenho e um ótimo resultado na partida andam de mãos dadas, mas na situação do contexto, a necessidade era da vitória, seja qual for o placar.

O time, a comissão técnica e a torcida acordaram para a situação e trataram logo de tirar o Cruzeiro do buraco. E foi isso que aconteceu ontem. Os três fatores contribuíram, e muito, para o resultado da partida. Boa vontade dos jogadores, boas alterações do novo técnico Joel e apoio incondicional do torcedor na Arena do Jacaré.

Pelo que parece, a mudança de planos já ocorreu, e tende a continuar. De zona do rebaixamento à liderança do Campeonato. Vamos com calma, mas o que não falta é esperança! FORÇA CRUZEIRO!