quarta-feira, 16 de novembro de 2011

COLUNA DO ALYSON

QUEM DISSE QUE PONTOS CORRIDOS NÃO TÊM EMOÇÃO?

Por: Alyson Soares

Essa discussão sobre qual a fórmula ideal para a disputa do campeonato nacional é bastante antiga e ainda causa muitas divergências. Agora, nem o maior crítico do sistema de pontos corridos pode dizer que o Brasileirão 2011 não é um dos mais emocionantes dos últimos anos, e digo mais, pelo que eu tenho visto nos principais campeonatos internacionais, essa edição do Brasileirão pode ser considerada uma das mais emocionantes do mundo, ao menos no século XXI.

Mas nos atemos a falar do Cruzeiro. Que foi uma baita vitória contra o Inter, isso foi. Que sair da zona da degola dá um alívio impressionante, isso é verdade. Mas, a partir de agora, faltando quatro rodadas para acabar esse ano que começou brilhante e está terminando melancólico, o Cruzeiro tem quatro confrontos diretos pela frente. É mata-mata ou não é?

Observando a tabela, vemos que quatro times disputam duas vagas na Série A, isso tomando como verdade que o Avaí e o América-MG (apesar de estar em um bom momento) não têm mais escapatória e serão rebaixados. Tirando esses dois, sobram Atlético-PR com 34 pontos e Ceará com 35, dentro da zona do descenso, e Cruzeiro com 37 pontos e Atlético-MG com 39. Aí a disputa será ponto a ponto.

Na próxima rodada (35ª), o Cruzeiro vai à Florianópolis enfrentar o quase rebaixado Avaí. É um jogo arriscado, mas agora não tem mais tempo para perder pontos nesses jogos (nunca é tempo, mas agora...). O Ceará e o Atlético-PR jogam em casa nessa rodada, mas tem jogos teoricamente muito mais difíceis que o nosso. O “vovô” recebe o líder Corinthians, enquanto o “Furacão” pega o São Paulo que, apesar de inconstante, tem um grande elenco. Já o nosso rival Atlético-MG joga em casa com o perigoso Coritiba. O galo tinha aberto uma vantagem, mas voltou à briga após perder para o Figueirense.

Na 36ª rodada temos talvez o primeiro real confronto direto, jogando em casa contra o Atlético-PR. Ótimo momento para conquistar os três pontos, principalmente pensando que o Ceará vai à Porto Alegre enfrentar o Grêmio, time que, tradicionalmente, leva muita vantagem em seus domínios. Além desse jogo, ainda temos o Atlético-MG que joga em casa, mas enfrenta o poderoso (ou nem tanto) líder Corinthians. Novamente temos boa oportunidade de ficar fora do rebaixamento.

A 37 rodada traz talvez o jogo mais importante do ano para o Cruzeiro. É o confronto contra o Ceará, em pleno Presidente Vargas, em Fortaleza. Pela tabela das duas equipes, o Cruzeiro poderá chegar a esse jogo com uma vantagem até maior na pontuação (hoje esta é de dois pontos). Para aqueles que gostam dos jargões da mídia esportiva brasileira, pode-se dizer que este seja um “jogo de seis pontos” para ambos. É matar ou morrer! Para completar, o Atlético-MG pega o Botafogo em Sete Lagoas, o “Fogão” que, nesse ponto, pode estar brigando por vaga na Libertadores ou até, tendo alguma sorte, por título.

E assim chegaremos ao dia 04 de Dezembro, a última rodada do Brasileirão. A chamada “rodada dos clássicos” traz, pensando nos times que, hoje, nos interessam: Cruzeiro X Atlético, Bahia X Ceará e Atlético-PR X Coritiba. O “clássico do nordeste” poderá, se o Bahia não continuar a atual arrancada, ser um confronto direto. O clássico paranaense, de acordo com o andamento do campeonato, parece que só servirá para o time rubro-negro, pois o Coritiba está estacionado no meio da tabela. Por fim, e mais importante, Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam, nós esperamos que a má fase celeste tenha acabado contra o Inter, com isso, posso até dizer: “Esse jogo ainda vai virar, abram o olho!”

OBS: A COLUNA DO ALYSON É PUBLICADA TODA TERÇA-FEIRA. INFELIZMENTE, POR QUESTÕES INTERNAS, ELA NÃO SAIU ONTEM. MAS NÃO DEIXEM DE CONFERI-LA SEMPRE NO DIA CORRETO.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora cada jogo é uma final, para o Cruzeiro só interessa a vitória.