quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CASO DE POLÍCIA

Doze integrantes da Galoucura, maior torcida organizada do Atlético-MG, tiveram prisão preventiva decretada, nesta terça-feira, por decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que acatou pedido do Ministério Público. Eles são acusados de participação no assassinato de Otávio Fernandes, de 19 anos, torcedor do Cruzeiro, em 27 de novembro do ano passado, em frente ao Chevrollet Hall, na Zona Sul da capital mineira.

Em janeiro deste ano, as prisões dos 12 suspeitos tinham sido revogadas pelo juiz Maurício Torres Soares, do II Tribunal do Júri de Belo Horizonte. A 1ª Câmara Criminal do TJMG acatou o recurso interposto pelo Ministério Público, que solicitava a reforma da sentença como medida de segurança e garantia da ordem pública.

“Trata-se de indivíduos de alta periculosidade, bem articulados, que exercem forte liderança no meio social e que, se continuarem em liberdade, incidirão novamente em outras empreitadas criminosas, dando continuidade à organização da qual são integrantes”, justificou o promotor Francisco de Assis Santiago.

Participaram do julgamento, os desembargadores Alberto Deodato Neto, relator, e os vogais Flávio Batista Leite e Reinaldo Portanova. De acordo com a assessoria de comunicação do TJMG, o mandato de prisão será expedido, ainda nesta terça-feira, pela 1ª Câmara Criminal do TJMG e encaminhado, à Polícia Civil para seu cumprimento.

“Não há dúvidas de que a extrema gravidade e hediondez dos crimes praticados (homicídio qualificado, tentativa de homicídio qualificado e formação de quadrilha), considerando-se suas formas brutais de execução e o fato de estarem relacionados com rivalidades entre torcidas organizadas de clubes mineiros demonstram tratar-se de situação excepcional, que demanda a constrição cautelar”, afirmou o desembargador Alberto Deodato Neto. Os dois vogais acompanharam o relator.

O conflito que resultou na morte de Otávio Fernandes, de 19 anos, e que deixou outros dois torcedores cruzeirenses feridos aconteceu durante evento de vale-tudo, o 3º MMA Fight Brasil, na noite de 27 de novembro, na casa de shows Chevrolet Hall, na zona sul da capital mineira.

A morte de Otávio Fernandes foi a nona ocorrida em conflitos de torcedores em Minas Gerais desde 2004. Um ônibus de torcedores cruzeirenses chegou ao Chevrolet Hall para acompanhar o evento enquanto atleticanos entravam na casa de shows.

Atletas representantes das duas torcidas competiam na disputa de vale-tudo, em que combatiam lutadores mineiros e paulistas. Em minoria, os torcedores do Cruzeiro foram encurralados, e Otávio Fernandes foi morto no conflito.

FONTE: UOL

Nenhum comentário: