quarta-feira, 27 de julho de 2011

CLIPPING: SUPERESPORTES

QUE VENHA O ATLÉTICO-GO!

A ascensão do Cruzeiro no Brasileirão, iniciada com a chegada de Joel Santana, poderá finalmente culminar com a entrada no G-4 caso o time derrote o Atlético-GO nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Serra Dourada, em Goiânia, e conte com tropeços de seus três concorrentes mais próximos: Palmeiras, Vasco e Flamengo.

A rodada ideal para o Cruzeiro dependeria de uma derrota do Flamengo ante o Santos e ao menos empates de Vasco, contra o Bahia, e Palmeiras, frente ao Figueirense. Uma vitória combinada com esses resultados deixaria o time em terceiro, com 21 pontos.

Mesmo que apenas dois desses três adversários tropecem, o Cruzeiro ingressará no G-4 pela primeira vez se superar os goianos. O time celeste está há duas rodadas na sétima posição, mas chegou a ser o 18º colocado após o empate com o rival América, na 5ª rodada.

Grande momento

O Cruzeiro jogará no Serra Dourada embalado por duas vitórias seguidas, principalmente a última delas, sobre o líder Corinthians, em São Paulo, por 1 a 0. Joel Santana montou uma estratégia de forte marcação para anular as virtudes do adversário e teve êxito. Por sorte, Wallyson acertou um belo chute e selou o triunfo.

Em Goiânia, a intenção é explorar o desespero dos donos da casa. O Atlético-GO é o 17º colocado, com nove pontos, e não vence há oito rodadas. A última vitória foi sobre o Ceará, por 4 a 1, em 12 de junho. A propósito, esse foi o único resultado positivo no Serra Dourada. Em outras quatro ocasiões, o anfitrião foi batido por 1 a 0.

Segundo o técnico Joel Santana, o Atlético-GO mereceu vencer vários jogos em casa e venderá caro um novo revés. “Eu vi os jogos. Jogou melhor, não merecia a derrota, mas o que importa no futebol é o resultado final. É um time bom, experiente e teremos que ter um cuidado muito grande. A postura tática do Cruzeiro é aquela, nós precisamos vencer. Quem precisa vencer tem que atacar, tem que fazer gol, independentemente de onde more o perigo. Nós temos que ser acima de tudo calculistas naquilo que vamos fazer”.

Sem moleza

O perigo, segundo o técnico, é achar que a partida desta quarta-feira será mais fácil que a do Corinthians. “O Cruzeiro tem várias experiências, principalmente no ano passado, quando ganhou jogos muito difíceis e perdeu pontos em jogos que pareciam fáceis, mais tranquilos. O importante é somar pontos fora de casa para compensar aqueles pontos facílimos que perdemos em casa. Perdemos seis pontos. Imagine a gente hoje com 24 pontos? Estaríamos com equilíbrio muito grande. Então, tem que ter muito cuidado, paciência. Estamos vindo de uma vitória muito boa e espero que a equipe jogue bem”.

Destaque contra o Corinthians, o meia argentino Montillo encara o jogo com o Atlético-GO como outra decisão. “A vontade é a mesma. Nós sabemos que ainda estamos longe do topo, fizemos uma partida importante no domingo, ganhando do Corinthians, fora, mas vai ser um jogo difícil também. Pode ser mais difícil que o do Corinthians. Eles estão precisando de pontos, não ganharam muitos jogos, então, para nós, é outra final. Precisamos de três pontos para ficar mais perto do topo, porque o Cruzeiro tem que brigar pelo título”.


Times
Divulgação Cruzeiro
Fábio em quarta especial

Nesta quarta-feira, o Cruzeiro não terá o lateral Gilberto, que foi expulso contra o Corinthians. Everton jogará na lateral esquerda. Joel Santana faz mistério sobre as voltas do volante Leandro Guerreiro e do atacante Ortigoza, e sobre a permanência do meia Roger.

No Atlético-GO, o desfalque será o lateral-esquerdo Thiago Feltri, suspenso. O técnico interino Jairo Araújo deve escalar Ernandes.

Marca expressiva de Fábio

Nesta quarta-feira, o goleiro Fábio, maior ídolo do Cruzeiro na atualidade, completará 400 jogos com a camisa azul. A trajetória começou em 1999, como suplente de André Doring. No ano seguinte, ele se transferiu para o Vasco e só voltou em 2005, para ser titular. Na Toca, ele conquistou a Copa do Brasil de 2000, os Estaduais de 2006, 2008, 2009 e 2011, e ainda o Torneio de Verão no Uruguai, em 2009. (UAI)
VEJA O INFOGRÁFICO SOBRE A TRAJETÓRIA DE FÁBIO NO CRUZEIRO

ATLÉTICO-GO X CRUZEIRO

Atlético-GO
Márcio; Rafael Cruz, Gílson, Anderson e Ernandes; Rômulo, Agenor, Bida, Thiaguinho e Vítor Júnior; Anselmo.
Técnico: Jairo Araújo.

Cruzeiro
Fábio; Vitor, Naldo, Gil e Everton; Marquinhos Paraná, Fabrício, Roger (Leandro Guerreiro) e Montillo; Ortigoza e Wallyson.
Técnico: Cuca.

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 27 de julho, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Cleber Welington Abade (SP/CBF).
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa) e Kléber Lucio Gil (Aspirante Fifa)

Nenhum comentário: