quarta-feira, 22 de junho de 2011

CLIPPING: UOL


POUCA MEXIDA, CONFUSÃO E NOVAS ESPERANÇAS EM PRIMEIRO DIA DE TRABALHO

O novo técnico do Cruzeiro, Joel Santana, que fez nesta terça-feira o primeiro trabalho junto aos jogadores, mostrou um estilo bem ‘pai e filho’ no trato com os atletas. Mas, ao contrário do que o treinador havia dito quando foi apresentado no Cruzeiro, o ‘papai Joel’ está mais para ‘paizão Joel’. Com personalidade, e no melhor estilo patriarcal, Joel Santana, está confiante no ‘filhão’. E, durante o treinamento, sentenciou:

- Estou sentindo cheiro de vitória.

De óculos escuros, Joel Santana comandou um coletivo em campo reduzido, porém, sem a presença de alguns jogadores que poderão ser fundamentais para a campanha celeste em 2011, como Roger, Gilberto e Thiago Ribeiro.

Com os que estavam em campo, a primeira coisa feita foi o que todo pai sabe fazer: conversar, e muito. Rodeado pelos jogadores e com a inconfundível prancheta em mãos, o ‘paizão Joel’ gesticulava, apontava e orientava o que queria.

Depois, com a bola já rolando, quem disse que Joel Santana só acompanhava? Que nada. Mesmo tendo orientado os ‘filhões’, Joel parava todas as jogadas que achava que não estavam certas. A cada nova apitada, um pito nos ‘meninos’:

- Futebol não tem mistério, pessoal. Não é assim, gente. Vamos refazer isso aqui.

E quando o pessoal falava demais...

- Ei! Tem que parar de falar um pouco. Aí! Vamos prestar atenção.

Corrigindo com frequência o posicionamento e a marcação dos jogadores, o treinador cruzeirense começou a ficar satisfeito com a ‘prole’. Como já dizia o ditado, ‘quem ama, educa’, não é, ‘paizão’ Joel Santana?

- Isso, agora sim, está do jeito que eu quero, está ficando melhor, hein? Estou sentindo o cheiro de vitória no ar!

A primeira chance de Joel Santana de comemorar a vitória com os ‘filhos’ e a torcida cruzeirense será neste sábado, às 21h (de Brasília), na Arena do Jacaré, contra o Coritiba.

VOCABULÁRIO

No primeiro contato com Joel Santana em campo, nesta terça-feira, os jogadores do Cruzeiro tiveram de aprender o vocabulário do novo comandante. Enquanto o meio Montillo admitiu que ainda não está familiarizado com todas as expressões do treinador, o lateral Diego Renan tentou captar as mensagens por ele passadas.

Entre as palavras ditas por Joel para orientar o posicionamento dos jogadores estava o verbo “tourear”. Diego Renan explicou qual era a intenção do treinador. “Acho que ele usa muito para dar o bote na hora certa, esperar que o adversário segure, dar tempo para a equipe se aproximar para marcar. Cada treinador tem umas coisas que leva com ele, estamos pegando isso dele”, disse.

Na marcação, Joel também gritava para os jogadores seguissem à risca suas instruções. “Vamos pit bull”, berrava. Para que os atacantes pressionassem a saída de bola do time adversário, o novo treinador cruzeirense recorreu ao mais tradicional “pega, pega”.

O argentino Montillo, que ainda tenta falar fluentemente português, teve dificuldades para entender as orientações de Joel Santana. “Cada um fala como quer. Eu ainda não consigo entender algumas coisas que ele está falando, mas dá para entender”, comentou.

O perfil falante de Joel Santana destoa dos dois últimos treinadores do Cruzeiro. “Trabalhei com o Adilson (Batista) e com o Cuca. Ele (Joel) é o que mais fala, tem falado bastante. É um treinador experiente. O Joel tem cobrado para que a gente converse bastante entre a gente, que cada um ajude o outro a se posicionar melhor. Isso ajuda bastante. Já jogamos juntos há muito tempo, e temos que conversar mesmo para acertar o posicionamento”, observou Diego Renan.

As orientações citadas pelo lateral foram colocadas em prática pelos jogadores. A cada chute a gol, o finalizador era incentivado pelos companheiros. O diálogo é uma aposta de Joel Santana para que a equipe alcance a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Em cinco jogos, o time celeste somou apenas três pontos e ocupa a 18ª colocação.

DIEGO RENAN

A chegada de um novo treinador é sempre fator motivacional para aqueles jogadores que costumam ficar no banco de reservas. Sem atuar desde 1º de maio, o lateral Diego Renan tem a expectativa de voltar à equipe titular do Cruzeiro com a contratação de Joel Santana para substituir Cuca, que pediu demissão no último fim de semana.

Nos primeiros treinamentos táticos comandados pelo novo treinador na Toca da Raposa II, Diego Renan permaneceu entre os titulares tanto no período da manhã quanto à tarde. E atuou nas duas laterais. “Foi importante, tanto do lado direito quanto no esquerdo. O importante é treinar e, se for jogar, independentemente do lado que ele (Joel) me colocar, vou estar à disposição para ajudar”, comentou.

Diego Renan não joga desde a semifinal do Campeonato Mineiro, em vitória por 5 a 1 sobre o América de Teófilo Otoni, na Arena do Jacaré. Na semana de preparação para a decisão do Estadual, diante do Atlético-MG, o lateral se contundiu em treinamento e sofreu um estiramento na coxa esquerda.

Na semana passada, o ex-treinador Cuca admitiu a possibilidade de utilizar Diego Renan na partida contra o América-MG. No entanto, o lateral foi vetado pelo departamento físico e sequer ficou no banco de reservas no clássico estadual, que terminou empatado em 1 a 1.

Agora o lateral garante que está preparado para voltar a jogar. “Estou muito bem. Na semana passada eu estava treinando normalmente, mas senti que estava precisando recuperar mais a parte física. Juntos com o pessoal da comissão técnica e da fisiologia, resolvemos segurar e nesta semana estou bem melhor, me sentindo bem e pronto para jogar”, disse.

Nenhum comentário: