segunda-feira, 30 de maio de 2011

Empate não foi bom, mas também não foi um desastre (2).

Por Marcello Zalivi

Serei breve no que diz respeito ao jogo de ontem. O Cruzeiro fez uma partida bem melhor do que a do último domingo diante do Figueirense e poderia ter vencido o jogo com facilidade.

Se na ressacada o time jogou com displicência e presunção, achando que chegaria ao gol apenas por ser melhor. Nesta segunda rodada foi completamente diferente, o Cruzeiro mostrou um bom futebol e não fosse a falta de pontaria (que nos tirou o titulo de 2010), poderíamos ter goleado o Palmeiras.

Sei que os cornetas de plantão dirão que nada presta, que o time vai brigar para não cair, aquele velho blablabla. Mas quem analisou friamente o jogo, percebeu um time que se movimentou muito bem. Fez boas trocas de passes, triangulações, chegadas pela diagonal, ou seja, o futebol rápido e envolvente que caracteriza o ataque celeste. O maior dos problemas de ontem foi a pontaria.

Novamente a dupla Ribeiro-Wallyson não funcionou. O primeiro ainda não emplacou uma boa partida desde a contusão, o segundo está vivendo de lampejos isolados durante os jogos. Brandão foi praticamente um poste, seu estilo de jogo ainda não se encaixou ao time. O que não significa que o jogador não presta, precisamos de mais partidas para avaliar. Ortigoza continua com muita vontade (é o que lhe resta) e Anselmo Ramon, apesar do gol incrível que perdeu, me agradou pela presença. É um jogador que incomoda bastante a defesa adversária, acho que a aposta (no lugar de André Dias e Fárias) é muito valida.

Outro ponto que precisa ser visto é a atuação de Montillo. O argentino jogou bem melhor neste domingo, mas parece sofrer com a ausência de mais um meia. Ficou claro que para o '"10" render o que pode, precisa de um esquema que lhe divida as obrigações (com dois meias), ou que lhe dê total liberdade (com 3 volantes atuando em suas reais funções).

Henrique novamente foi bem abaixo do esperado. É necessário que seu futuro seja decidido logo para que possa atuar como antes. Na sua ausência junto à seleção, nada melhor que dar uma injeção de ânimo com a presença de Fabrício no time. Também acho necessária a volta de um lateral direito de ofício. Chega de improvisações.

Bom, o resto vocês já viram ou leram. Uma boa semana.


FIGURINHA DA 2º RODADA - BR2011




NOTAS DA PARTIDA

FÁBIO: Atuação regular, com boas defesas. Não teve culpa no gol. - 6
PARANÁ: Boa atuação, desarmando e acertando a maioria dos passes, ainda ousou algumas decidas ao ataque. - 6
LÉO: Participação firme, com poucos erros. – 6
GIL: Se sua função era anular o Kleber. Fez um bom trabalho. - 6
GILBERTO: Jogador mais regular durante toda a partida. Boa participação defensiva. Ofensivamente apareceu bem, melhor atuando pelo meio na etapa final. 7
LEANDRO GUERREIRO: Atuação limpa, muita marcação e obediência tática. - 6
HENRIQUE: Está claro que se não conseguir resolver rapidamente seu futuro, o se futebol vai demorar cada vez mais a aparecer. - 5
MONTILLO: muita vontade e disposição. Mas foi muito marcado e praticamente sumiu do jogo no segundo tempo. Sentiu a falta de mais um jogador na ligação. - 6
WALLYSON: Partida apagada. Se não fosse a bola na trave, seu nome praticamente não seria lembrado. - 5
(EVERTON): Entrou por uma opção tática pertinente. Fez boa partida defendo bem e arriscando ao ataque. – 5,5
THIAGO RIBEIRO: Ainda não voltou a velha forma. Muita movimentação mas pouca objetividade. - 5
(ORTIGOZA): Entrou com vontade, criando boa jogadas de ataque, mas continua pecando nas finalizações. – 5,5
BRANDÃO: Apenas um chute ao gol. Seu futebol de ontem pode ser comparada com um muro. A bola batia e voltava. - 4
(ANSELMO RAMON): Se não tivesse perdido um gol incrível, sua estréia seria uma das mais bem sucedidas dos últimos tempos. Alem do gol de empate, finalizou com perigo outras vezes. Boa participação.

CUCA: Particularmente acho que errou na escalação, mas acertou nas substituições e no desenho tático do segundo tempo. - 6

Nenhum comentário: