segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aqueles três pontos

Por Marcello Zalivi

Sabem aqueles três pontos perdidos, quando você olha a pontuação na tabela, e da um suspiro desolado? Pois é, mal começou o brasileirão e já podemos computar na nossa conta, a derrota para o fraco time do Figueirense, que com certeza irá brigar desesperadamente pela sua permanência na série A.

A derrota pode acontecer a qualquer momento contra qualquer adversário, mas existem adversários e ADVERSÁRIOS. O Figueira, com todo respeito que merece, não é o tipo de confronto da qual podemos nos dar o luxo de perder pontos. Ainda mais jogando da forma que o time jogou, disperso, sem inspiração, chegando mais na base da marra, da qualidade individual de alguns jogadores e da falta de qualidade técnica do oponente.

Vamos ser diretos. Montillo e Roger estiveram abaixo do esperado, e a falta de criatividade foi fundamental para a derrota de ontem. Não fosse o gol contra do lance esquisito e despretensioso entre Paraná e Fábio. O jogo teria ficado em um 0 x 0 chato e justo. Thiago Ribeiro ontem mostrou mais uma vez que não está 100% recuperado, participou pouco do jogo e foi muito pouco efetivo quando teve a bola nos pés. Mais uma vez Cuca errou no desenho tático do time com a entrada do Dudu. A falta de inspiração da equipe poderia ser corrigida deslocando Gilberto para a armação (como no clássico), Fabrício no lugar de Paraná (como aconteceu), com Leandro fazendo a ala direita. Essas duas alterações seriam fundamentais para dar mais poder de fogo ao time. Não é correto optar por Dudu na armação, sendo que a característica deste jogador e atuar como um terceiro atacante aberto. Assim ele rende bem, jogando centralizado é um fiasco.

Entretanto, o campeonato brasileiro não da tempo para lamentações, no próximo domingo o Cruzeiro tem um duelo muito difícil e importante diante do Palmeiras. O time paulista é sempre muito complicado, ainda mais sob a batuta de Felipão. Equipe bem organizada defensivamente e que conta com alguns talentos como Marcos assunção nas bolas paradas e Kleber no comando de ataque. Todo cuidado é pouco, o time e a torcida terão que ter muita paciência para furar a defesa adversária e garantir 3 pontos. Uma vitória agora é fundamental para dar tranqüilidade na seqüência do trabalho, uma derrota a pode ser desastroso. O Cruzeiro precisa aproveitar o primeiro turno para largar bem, pois já tem um time formado, sendo que a maioria das equipes usam este período do campeonato para encaixar. Tem muita gente de técnico novo, jogador novo, alguns com um time praticamente novo. Então perder pontos logo de cara, para um adversário tecnicamente muito inferior podem fazer muita falta no final.


FIGURINHA DA 1º RODADA CAMPEONATO BRASILEIRO 2011

NOTAS DA PARTIDA

FÁBIO: Apesar das grandes defesas, acabou se envolvendo no polêmico lance do gol. - 6
PARANÁ: Limitou-se na marcação. Fez o gol contra em uma fatalidade. - 5
(FABRÍCIO): Entrou bem no jogo, criando situações perigosas pelo lado direito. – 7,5
GIL: Poucos erros na partida. Atuação regular - 6
LEO: No mesmo nível do companheiro. - 6
GILBERTO: Jogou o feijão com arroz, poderia ter ido para o meio campo onde costuma atuar melhor. - 6
LEANDRO GUERREIRO: Marcou bem, dando solidez ao meio campo. - 6
HENRIQUE: Errou menos passes dessa vez, mas ainda muito longe do Henrique antes da convocação. - 5
ROGER: Um das piores atuações. Totalmente apagado. - 4
(DUDU): Sua entrada no time não surtiu efeito nenhum, pois jogou fora da sua posição de origem. - 4
MONTILLO: Pior jogador em campo. Errou tudo que tentou, completamente desatento. - 3
(ORTIGOZA): Demorou a entrar no ritmo do jogo, mas quando entrou, deu muito trabalho. - 6
WALLYSON: Fez um bom começou de jogo, depois sumiu com a falta de inspiração do time. - 5
THIAGO RIBEIRO: Até que chegou a bater algumas bolas ao gol, mas participou pouco da partida, muito longe da condição ideal. - 5

CUCA: Errou no posicionamento do time na hora das alterações. – 5

4 comentários:

Anônimo disse...

Além de erros de concordância, as notas dadas aos jogadores não coincidem com o que realmente se viu dentro de campo, ninguém jogou nada e tem muita nota alta, este blog já foi mais coerente e escrito com um português melhor, espero mais qualidade.

Marcello Zalivi disse...

Não concordo 100% com a critica. Mas o blog serve para isso mesmo, para fomentar ideias diferentes. O que eu lamento é que tem muita gente que se esconde atrás do tal do anônimo.
Com relação as notas, eu tento ver o jogo com frieza. não acho que todo mundo foi tão mal. É do futebol, quando ganha td mundo está de parabéns, quando perde ninguem presta. já estou acostumado com esse tipo de torcedor. O sistema defensivo fez a parte dele.
No mais, as notas baixas foram dadas por quem jogou abaixo do esperado, tivessem vencido, ninguem estariam reclamadno de algumas notas 6.

Anônimo disse...

Prezado Marcello, peguei um pouco pesado, concordo com você, mas erro de concordância tinha e isso queima o filme mesmo, e quanto as notas, olha a nota do Fabrício 7,5 ele entrou bem mas não jogou tempo suficiente para mostrar um bom futebol e levar um 7,5, olha o Ortigoza levando um 6 não fez nada em campo nunca ia merecer um 6, a defesa com dois 6 para dupla de zaga? é difícil né?! mas isso não passa de mera opinião, assim como não concordo com algumas notas dadas, vocês não concordarão com as que eu daria, é difícil e entendo, mas opiniões tem que ser respeitadas e criticas também.

Cruzeiro Online disse...

Toda crítica é bem vinda. O que queremos é justamente isso, que comentem, que critiquem, que apoiem, mas que se expressem. Vamos fazer o possível para ter um texto melhor e atender às solicitações dos nossos leitores.

João Vitor Viana