quinta-feira, 28 de abril de 2011

Perto das quartas

Fonte: Terra

Artilheiro da Libertadores, Wallyson abriu o marcador para o Cruzeiro. Ortigoza ampliou e Núñez descontou para os donos da casa. Foto: AFP

Wallyson marcou novamente e o Cruzeiro joga por um empate em Sete Lagoas para avançar na Libertadores
Foto: AFP

O jogo em Manizales começou complicado para o Cruzeiro, nesta quarta-feira. Com o Once Caldas melhor durante a maior parte da partida, a equipe mineira contou com gols de Wallyson e Ortigoza para sair do Estádio Palogrande com a vitória por 2 a 1, na partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

Com o resultado, o melhor time da primeira fase da competição pode empatar no jogo de volta que vai acontecer na próxima quarta-feira em Sete Lagoas, às 21h50 (de Brasília). Já o Once Caldas precisa ganhar do invicto Cruzeiro por dois gols de diferença para permanecer na competição.

Nas quartas de final a equipe mineira, se avançar, pode ter um duelo brasileiro, pois encara o vencedor do confronto entre Santos e América-MEX. No jogo que aconteceu na Vila Belmiro, o time paulista ganhou por 1 a 0 e também joga por um empate no México.

O destaque da partida foi o atacante reserva paraguaio Ortigoza, que entrou na etapa final no lugar do estreante Brandão. O jogador deu o passe para o primeiro gol de Wallyson e fez o segundo. No final Núñez descontou para os donos da casa.

Antes do confronto decisivo, Cruzeiro e Once Caldas voltam a campo no fim de semana. O time mineiro tem a partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro contra o América-TO. Na ida, a equipe goleou em Teófilo Otoni por 8 a 1. Já a equipe de Manizales enfrenta o Junior de Barranquilla pelo Campeonato Colombiano.

O jogo

Sem Thiago Ribeiro machucado, Brandão foi o escolhido pelo técnico Cuca para formar a dupla de ataque com Wallyson para o jogo na Colômbia. E em sua estreia, o jogador demorou dois minutos para causar perigo no gol adversário. Após receber passe do companheiro de ataque, o novo atleta cruzeirense chutou para boa defesa do goleiro Martínez.

O Once Caldas surpreendeu quem esperava uma nova goleada do Cruzeiro na Copa Libertadores. Em menos de cinco minutos, a equipe chegou ao gol de Fábio por duas vezes, mas nenhuma com perigo. O primeiro susto que o arqueiro da equipe mineira teve foi aos 10min. Dayro Moreno arriscou de fora da área e bola bateu no travessão.

A partida estava equilibrada, com os dois times jogando bem, mas foi novamente os donos da casa que tiveram chance de marcar no Palogrande. Renteria recebeu passe fora da área e fez bom passe para Dayro Moreno. O atacante, que entrava na área, finalizou para outra boa defesa de Fábio, que espalmou o arremate do atacante colombiano.

Depois de praticamente não assustar o time da casa durante o primeiro tempo, o Cruzeiro voltou a criar boa oportunidade aos 26min, novamente com a dupla de ataque. Wallyson entrou na área com velocidade, foi até a linha de fundo e cruzou por cima. Brandão subiu sozinho na segunda trave, mas não conseguiu acertar o cabeceio e testou por cima do gol.

Apesar do bom ritmo da partida, as equipes ficaram alguns minutos sem chegar com perigo ao gol adversário. Até que, aos 41min, o lateral direito Calle teve espaço no campo de ataque e resolveu arriscar de fora da área. Melhor jogador do primeiro tempo, Fábio se esticou e espalmou novamente para escanteio.

O Once Caldas demorou apenas dois minutos para fazer Fábio trabalhar mais uma vez. Calle avançou pelo lado esquerdo da defesa cruzeirense e tocou para Dayro Moreno na área. Marcado por Gil, o colombiano fez o pivô, girou e finalizou no canto. O arqueiro da equipe mineira caiu no canto esquerdo para espalmar a bola e segurar o empate sem gols na primeira etapa.

Na tentativa de evitar que o domínio do Once Caldas se ampliasse, Cuca trocou a equipe no intervalo. Sacou o desaparecido Roger para colocar o polivalente Everton, que foi para a lateral esquerda. Assim, Gilberto passou para o meia. A substituição deu certo e o Cruzeiro equilibrou a partida.

Mesmo assim, foi o Once Caldas que teve a primeira chance de perigo na etapa final. Logo aos 2min, Renteria arriscou da entrada da área e a bola esbarrou na zaga. Mirabaje aproveitou o rebote e chutou forte. A bola passou por cima da trave, assustando mais uma vez o goleiro Fábio.

Sem manter o mesmo ritmo de Thiago Ribeiro no veloz ataque cruzeirense, Brandão compensava criando os principais lances dos brasileiros. Aos 7min, o atacante arriscou e bola estava entrando no ângulo. Mas o goleiro Martínez se esticou e evitou o golaço ao espalmar para o lado.

O jogo se encaminhava para um zero a zero, quando Renteria recebeu passe dentro da pequena área e, sem ângulo, chutou para o gol. A bola foi reta e ninguém completou para as redes. No minuto seguinte, o Cruzeiro abriu o marcador em contra-ataque. Montillo tocou para Ortigoza pelo lado esquerdo. O paraguaio foi até a linha de fundo e tocou para o meio da área. Livre na segunda trave, Wallyson teve apenas o trabalhar de completar para o fundo das redes e marcar o sétimo gol na Copa Libertadores.

Precisando de um gol para manter a eliminatória aberta, o Once Caldas partiu para cima e desperdiçou grande chance de empatar a partida em Manizales. Aos 36min, Dayro Moreno recebeu lançamento, em posição duvidosa, e bateu na rede do lado de fora. A bola passou com muito perigo.

A resposta do Cruzeiro foi letal. Um minuto depois, Ortigoza, que entrou no lugar do estreante Brandão, recebeu ótimo passe de Montillo e saiu na cara de Martínez. O paraguaio teve apenas o trabalho de tocar na saída do arqueiro adversário para marcar o segundo gol do time brasileiro na Colômbia e praticamente definir a eliminatória.

Sem outra alternativa, o Once Caldas se lançou ao ataque e ainda conseguiu diminuir a desvantagem no Palogrande, aos 43min. Renteria cruzou da linha de fundo, na segunda trave. Núñez cabeceou para baixo e Fábio até tentou, mas não conseguiu evitar o gol.

Once Caldas 1 x 2 Cruzeiro

Gol
Once Caldas: Núñez aos 43min do 2º tempo
Cruzeiro: Wallyson aos 27min do 2º tempo e Ortigoza aos 37min do 2º tempo

Once Caldas: Martínez; Calle (Pajoy), Amaya, Henríquez e Núñez; Mejía, Henao (González), Mirabaje (Micolta) e Carbonero; Dayro Moreno e Rentería
Técnico: Juan Carlos Osorio

Cruzeiro: Fábio; Leandro Guerreiro, Gil, Victorino, Gilberto; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Everton) e Montillo; Wallyson e Brandão (Ortigoza)
Técnico: Cuca

Cartões amarelos
Once Caldas: Mirabaje, Carbonero e Mejía
Cruzeiro: Henrique, Montillo e Gilberto

Árbitro
Víctor Carillo (PER)

Local
Estádio Palogrande, Manizales (Colômbia)

Nenhum comentário: