quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Média alta de gols

Fonte: Superesportes

Bastante questionado no começo do ano, o ataque do Cruzeiro tem superado todas as expectativas de sua torcida, pelo menos nas sete primeiras apresentações. Com 21 gols marcados, a média já é de três por confronto e supera os números das cinco últimas temporadas.

Em 2009, por exemplo, ano em que o Cruzeiro teve um ataque bastante poderoso, a média foi de 1,95, resultado de 141 gols em 72 apresentações.

Wallyson comanda setor

A prova de que os atacantes estão correspondendo é que 11 dos 21 gols foram convertidos por jogadores do setor, com destaque para Wallyson, autor de cinco. O velocista é o artilheiro da Copa Libertadores, com quatro gols, e ainda balançou as redes uma vez no Campeonato Mineiro.

Wellington Paulista e Thiago Ribeiro marcaram duas vezes, enquanto André Dias e Farías fizeram um. O único atacante que não marcou foi Reis, vindo da Ponte Preta. O detalhe é que esse atleta só foi escalado por Cuca no amistoso com o Uberlândia, em janeiro.

Os meias de criação, responsáveis por municiar os atacantes, também estão em dia com o gol. Montillo e Dudu fizeram dois, enquanto Roger deixou sua marca uma vez.

Os outros gols foram marcados pelo lateral Diego Renan (2), pelo zagueiro Gil e pelo volante Henrique. O Cruzeiro ainda teve a ajuda do zagueiro Caetano, do Uberlândia, que fez um gol contra.

Wallyson e Montillo ainda lideram nas assistencias, com três passes para gols.

Equilíbrio

Além do bom desempenho ofensivo, o técnico Cuca comemora a grande fase da defesa, que só sofreu gols na derrota por 4 a 3 para o Atlético no clássico válido pela terceira rodada do Mineiro.

”Nós tomamos gols só num jogo. No geral temos tido um bom desempenho. Ofensivamente também temos tido jogadas pelas laterais, jogadas de bolas paradas. Isso é bom, é importante. Você não pode ter num time apenas um que faça os gols, aí você fica muito previsível. Hoje, você tem quatro, cinco jogadores em condições de fazer gols”, comentou o treinador cruzeirense.

Goleadas na Copa Libertadores

Curiosamente, os maiores resultados do Cruzeiro foram em jogos da Copa Libertadores, torneio mais equilibrado. Primeiro, o time goleou o Estudiantes, atual campeão argentino, por 5 a 0. Depois, aplicou 4 a 0 sobre o Guaraní, último campeão do Paraguai.

No Estadual, o melhor resultado foi o 3 a 0 sobre a Caldense, em Sete Lagoas.

Condição dos gols

Dos 21 gols, 18 foram feitos com os pés, após jogadas trabalhadas. O Cruzeiro ainda marcou uma vez de pênalti e outra, de peito (Wallyson, contra o Estudiantes). Ainda não saiu um gol de cabeça.

A maioria dos gols saiu em conclusões de dentro da área: 15. Outros seis foram frutos de chutes de longa distância, como o de Thiago Ribeiro, o último da goleada por 4 a 0 sobre o Guaraní. (UAI)

Jogos de 2011:

Uberlândia 0 x 3 Cruzeiro – amistoso
Cruzeiro 3 x 0 Caldense – Mineiro
Villa Nova 0 x 1 Cruzeiro – Mineiro
Cruzeiro 3 x 4 Atlético – Mineiro
Cruzeiro 5 x 0 Estudiantes – Libertadores
Cruzeiro 2 x 0 Ipatinga – Mineiro
Cruzeiro 4 x 0 Guaraní – Libertadores

Artilheiros de 2011:

5 gols
Wallyson
2 gols
Dudu, Diego Renan, Wellington Paulista, Montillo, Thiago Ribeiro
1 gol
André Dias, Gil, Henrique, Roger, Farías
Contra
Caetano, do Uberlândia

Média de gols, ano a ano:

2011
21 gols em 7 jogos: 3 de média
2010
124 gols em 69 jogos: 1,79 de média
2009
141 gols em 72 jogos: 1,95 de média
2008
113 gols em 63 jogos: 1,79 de média
2007
115 gols em 61 jogos: 1,88 de média
2006
93 gols em 62 jogos: 1,5 de média

Nenhum comentário: