quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cuca se aproxima de marca importante

Fonte: UOL

Contratado em junho deste ano para substituir Adilson Batista, que pediu demissão depois de dois anos e meio à frente do Cruzeiro, o técnico Cuca se aproxima, no comando do time mineiro, de seu trabalho mais longo num clube desde 2007.

Quando o elenco se reapresentar em 5 de janeiro, Cuca contabilizará sete meses como treinador do Cruzeiro. Nos últimos três anos, o trabalho mais longo do atual técnico cruzeirense ocorreu no Fluminense, por oito meses, em período marcado pela campanha que evitou o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.

Cuca esteve à frente do tricolor carioca entre 1º de setembro de 2009 e 19 de abril de 2010, em sua segunda passagem pelas Laranjeiras. Anteriormente, ele comandou o Flamengo por sete meses. No time rubro-negro, naquela que também foi sua segunda passagem pelo clube, conquistou o único título de sua carreira como treinador: o Estadual do Rio, em 2009.

O Flamengo sucedeu a primeira e curta passagem do treinador pelo Fluminense. Em outubro de 2008, Cuca foi demitido do tricolor carioca depois de menos de três meses à frente da equipe. O treinador comandou o time em nove partidas, com duas derrotas, cinco empates e apenas duas vitórias.

A trajetória recente no futebol carioca foi antecedida por passagem pelo Santos, também em curto período, durante a temporada de 2008. O treinador entregou o cargo após 14 partidas, com sete derrotas, quatro empates e apenas três vitórias.

No Cruzeiro, Cuca tem contrato até o final de 2011. A expectativa da diretoria celeste é de que o treinador siga a intenção de longos trabalhos à frente da equipe. No princípio de junho, Adilson Batista deixou o comando do time celeste como o técnico com a quarta maior longevidade no cube.

No mesmo período em que o ex-treinador permaneceu à frente do Cruzeiro, Cuca trocou de equipes por quatro vezes. O atual técnico cruzeirense abre a temporada de 2011 respaldado pela campanha que levou o time celeste ao vice-campeonato brasileiro.
“Desde quando o Cuca chegou (em junho de 2010), determinamos que sua permanência mínima seria de um ano e meio. Essa permanência foi facilitada, porque o trabalho dele foi empregado com absoluto sucesso. Por pouco, não chegamos ao título brasileiro. E o estilo do Cuca se adapta bem ao estilo do Cruzeiro”, observou o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa.

Na próxima temporada, Cuca terá a missão de levar o Cruzeiro ao tricampeonato da Copa Libertadores. Nas últimas três edições, o time celeste foi comandado por Adilson Batista. Em 2011, disputará também o Estadual e o Campeonato Brasileiro.

Se permanecer até o fim de seu vínculo com o clube mineiro, o treinador voltará a estabelecer trabalhos em longo prazo. A última longa permanência de Cuca num clube ocorreu no Botafogo. Ele esteve à frente da equipe carioca por um ano e quatro meses, entre 2006 e 2007, mas voltou logo em seguida.

Duas semanas após deixar o clube, o treinador retornou ao comando do time alvinegro, assim que Mário Sérgio pediu demissão depois de três derrotas. Na segunda passagem, o agora treinador cruzeirense ficou no Botafogo entre outubro de 2007 e o fim de maio de 2008, totalizando mais de dois anos no clube de General Severiano.

Nenhum comentário: