quarta-feira, 24 de novembro de 2010

GERAL: COLUNA DO FLÁVIO ANSELMO

ROGER ACENDE O RASTILHO E LASCA FOGO NA RETA FINAL

Flávio Anselmo – 24/11/10

Tai, minha gente, o talentoso Roger que estava na moita, curtindo a reserva do monte de volantes que Cuca lança mão no meio-campo do Cruzeiro, revelou-se um piromaníaco juramentado nos jogos decisivos. Depois da vergonhosa roubalheira diante do Corinthians, Roger botou a boca no trombone e atirou pra todo lado. Vai parar no STJD. Agora, podendo ser titular de novo, contra o Flamengo, ele acendeu a fogueira de Palmeiras x Fluminense, ao afirmar na coletiva que não duvida da possibilidade do Verdão entregar o jogo.

* Ex-ídolo tricolor, onde foi revelado, Roger tentou ser discreto – rsrsrsrs - : “tudo é possível. Entregar na cara de pau é difícil, mas aquela entregadinha sempre existe”. De novo: rsrsrsrs.

TUDO É POSSÍVEL

Os meninos da Imprensa esportiva que já assimilaram grande parte das mumunhas do futebol e que, na entrevistas, devem ouvir mais as entrelinhas das falas quiseram maiores explicações sobre a expressão “tudo é possível” usada por Roger. Calmamente, o craque redesenhou: “ Tudo é possível porque o Palmeiras já não briga por nada no Brasileiro. Se analisarmos os últimos resultados e atuações deles, podemos concluir que eles já estão focados na Sul-Americana, onde podem brigar pelo título”.

* Tá bom, Roger, mas não foi exatamente isso que você quis afirmar.

SEGREDO É A ARMA

O professor Cuca tem usado o mistério como uma das armas para o Cruzeiro vencer os adversários nesta reta final. Sei lá se este troço funciona. Pra decisão contra o Flamengo ele informou que não garante Edcarlos e Roger como titulares. Por causa de quê, da possível volta de Fabrício? Até aí me parece que a dúvida seria apenas quanto a Roger. Na zaga tem jeito não. Gil tá suspenso e Caçapa lesionado. No meio, pode ser que ele resolva tirar Diego Renan – o que não seria justo – e deslocar Marquinhos Paraná pro setor.

* Aí Fabrício reapareceria no meio, ao lado de Henrique, e Roger ficaria na frente com Montillo. Não me parece o ideal, mas quem manda é o professor. Nós só obedecemos...

TRÊS QUE FAZEM FALTA

O garoto Renan Ribeiro participou do nosso programa Jogada de Classe, na TV Horizonte, ganhou um livro Marias Chuteiras autografado deste filho do Sodico, foi bastante tietado e à tarde virou problema do Galo pro jogo contra o Goiás. Que azar do jovem goleiro atleticano! Subiu numa bola, durante o rachão e caiu sobre o pé de Jataí, madeira de dar em doido e torceu o tornozelo esquerdo.

* A lista de possíveis desfalques importantes do Galo aumentou: Renan Ribeiro, Réver e Diego Tardelli. Não é nada bom. Confiemos, portanto, na competência do Dr. Rodrigo Lasmar.

DORIVAL X PROCÓPIO

Tudo bem que Dorival Júnior esteja aí pra salvar o Galo do rebaixamento – e vai salvar. Porém, até o momento Procópio Cardoso Neto é dono do melhor aproveitamento em retas finais, com menos de 10 partidas. Procopão esteve duas vezes no comando do Galo na reta final do Brasileiro. A primeira em 2003. Ele chegou pra conseguir uma vaga na Libertadores, restando cinco rodadas. Teve duas derrotas e três vitórias, o que não deu pra atingir o objetivo. Procópio teve 60% de rendimento.

* No ano seguinte, lá estava ele de novo e com uma missão quase impossível. Salvar o time do descenso. Salvou em três partidas. 77% de aproveitamento.

SEM MALA BRANCA

Marcus Salum informou e acredito nele. O América não mandará nenhum emissário ao Recife, com uma pasta cheia de grana pra motivar o time do Sport diante da Lusa. Precisa não. Basta que o Coelho faça a parte dele e empate ou vença a Ponte Preta em Campinas e será dono da última vaga de acesso à Série A.

* Givanildo de Oliveira, treinador da Macaca, já participou de três partidas de acesso do Coelho: no título da Série B, em 97 e no da Série C, em 2009. Agora tá do lado de lá.

PÓ DE ARROZ CARIOCA

Pó de arroz por pó de arroz, o polivalente Richarlyson – no bom sentido, claro – prefere o carioca. O São Paulo já comunicou ao atleta que não renovará seu contrato no final do ano. O Fluminense, a pedido de Murici Ramalho, avisou que pretende contratá-lo. Richarlyson tem proposta do Botafogo, mas quer mesmo é Murici.

* Pai Joel, que indicou o jogador ao Fogão, ficará apenas na vontade.

FALANDO NISSO

O goleiro Jefferson no Cruzeiro – registrei isso no meu livro Profetas do Acontecido – era um jovem cheio de expectativa. Tímido, caladão, fisionomia fechada, acabou perdendo a posição para o Gomes, preferido de Vanderlei Luxemburgo, e foi negociado com o Botafogo. De lá foi jogar na Turquia. Voltou diferente. Melhor e líder de grupo. Tanto que Mano Meneses o convocou pra sua Seleção.

* Otrodia, num evento esportivo no Rio, Jefferson não poupou o atacante Jobson pela queda do Botafogo na reta final do Brasileiro. Disse que os problemas de má conduta do atacante abalaram o clima em General Severiano. Poisé, o pau que nasce torto, morre torto.

CLUBE MINEIRO DA CACHAÇA

Conforme tenho escrito, renovo o convite para que estejam comigo dia 29, segunda-feira, no Clube Mineiro da Cachaça, a partir das 8 da noite, para um debate sobre o Estatuto do Torcedor. Na oportunidade, vou autografar meus dois últimos livros: Divinas Marias e Muitas Histórias Pra Contar. Fica na rua Mármore, 373, Santa Tereza. Perto da pracinha.


Flávio Anselmo

Nenhum comentário: