segunda-feira, 22 de novembro de 2010

GERAL: COLUNA DO FLÁVIO ANSELMO

CRUZEIRO GARANTE LIBERTADORES E BRIGA PELO TÍTULO

Flávio Anselmo – 22/11/10

Três escanteios cobrados por Montillo e que terminaram em gols de Roger, Henrique e Edcarlos consolidaram o pleno domínio do Cruzeiro sobre o Vasco nos 35m do primeiro tempo. Aqueles que sonhavam como uma repetição da goleada que a tevê mostrou do Barcelona sobre o Almeria desiludiram-se porque os azuis tiraram o pé do acelerador. O Vasco diminuiu com Renato Augusto e o jogo ficou nos 3 a 1.

* Do jeito que Cuca queria: a vaga da Libertadores garantida e o time vivo na briga pelo título do Brasileiro.

JOGO DE COMPADRES

A torcida pediu e o time atendeu, ao menos deu a entender isso. Na arrumação entre os compadres tricolores, o de São Paulo exagerou e abriu as pernas em demasia. O Flu enfiou 4 a 1 no São Paulo e assumiu a liderança da competição com 65 pontos. O Vitória, que teve gol estranhamente anulado por Simon, só conseguiu empatar ( 1 a 1) com o Corinthians e entrou na zona de rebaixamento.

* O Timão assumiu o segundo lugar, com 64, um a mais que o Cruzeiro.

DOIS JÁ DESCERAM

A briga enrolou mesmo na briga do descenso. Flamengo, 43; Galo, 42; Atlético-GO, 40 e 11 vitórias; Avaí, 40 e 10 vitórias, estão fora do buraco. Brigam com Vitória, 40 e 9 vitórias e Guarani 37 pontos. As duas últimas rodadas definirão. Goiás e Prudente já desceram.

* Lamento pelos goianos, mas não derramo uma lágrima sequer pelo Prudente.

CARA DE PALHAÇO

No seu direito de chiar sem receber punição do STJD, a torcida celeste deu um espetáculo na Arena do Jacaré durante o jogo contra o Vasco. Denunciou os erros de arbitragem na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, na rodada passada. Grande parte usou nariz vermelho de palhaço. Faixas também foram exibidas, acusando, sobretudo, a Confederação Brasileira de Futebol de favorecer a equipe paulista.

* Numa delas, estava escrito: CBF: Casa bandida do futebol. Pô, na mosca!

GALO QUASE FORA

A vitória ( 2 a 0) com aspecto insosso sobre o time B do Palmeiras não desmerece em nada a recuperação do Atlético que tá quase fora do perigo do rebaixamento. Os paulistas não tinham compromisso com nada, além de cumprir tabela. O Galo carregava nos ombros um peso enorme: vencer um time reserva e melhorar sua posição na classificação. Fez isso, o resto não importa. Jogou com maturidade, enfrentou o calor e soube impedir – graças ao excelente Renan Ribeiro – que o Palmeiras concretizasse em gols os bons lances que criou.

* Agora é pegar o Goiás em casa, fazer bem o dever e sair pro abraço de alívio.

OLHO NO PEIXE E NO GATO

A experiência de vida, os meus 50 anos de janela no jornalismo, sendo 47 aqui na capital mineira, me deixam sempre em alerta. Olho na brasa, no peixe e no gato. As perdas dos paulistas ultrapassaram as expectativas deles. Na série A, com certeza ficam sem Guarani e Grêmio Prudente; e não sobe ninguém da B, por enquanto. Coritiba, Figueirense e Bahia estão lá.

* Perigo: o América disputa a última vaga com a Portuguesa.

JOGOS DECISIVOS

Nas partidas que decidem a última vaga da Série A, o Coelho joga em Campinas, contra a Ponte Preta, que não aspira mais ainda além da obrigação, segundo a Federação Paulista, de dar a vaga à Lusa, derrotando o Coelhão. Já a Lusa, joga em Recife contra o desestimulado Sport, franco atirador mesmo, sem nenhuma obrigação extra.

* Por isso, convém Salum mandar o homem da mala branca no Recife. Direis:

não é preciso, basta o América vencer a Ponte. Ou até empatar.

* Respondo-vos: existe sempre algo estranho entre o céu e a terra, além dos aviões da TAM.

MAIS PERDAS

Diante das perdas nas outras séries - na B, cai o Santo André e não sobe ninguém da C – as vagas aqui ficaram com ABC, Ituiutaba (vice-campeã), Criciúma e Salgueiro do Pernambuco – os paulistas haverão de buscar compensações. Por exemplo: Corinthians campeão e a Lusa com a vaga do América.

* Repito: olho na brasa, no peixe e no gato.

COVARDE GOLEADA

O jovem e promissor goleiro, ex-titular do Atlético, Diego Alves não merecia enfrentar o Barcelona em tarde inspirada de Lionel Messi. O pobre do Diego apanhou pelo time todo do pequeno Almeria ao levar 8 a 0, com o craque argentino marcando três vezes.

* Vida de goleiro é assim mesmo: onde ele pisa não nasce nem grama!

COSTAS LARGAS

Meu conterrâneo Ney Franco termina o ano cheio de alegria que ele faz por merecer há tanto tempo. Campeão da Segunda Divisão com o Coritiba, numa campanha espetacular; e convocado pra comandar o Departamento de Seleções de Base da CBF, inclusive o time olímpico.

* No currículo apenas uma tristeza: ver o Ipatinga, que botou nas alturas, descer à Série C e com certeza, daí pra frente, desaparecer.

POLÍCIA NELES

As denúncias do volante Adílson, do Vila Nova de Goiânia, depois da goleada ( 4 a 1) que seu time levou do Náutico, sábado, no Recife, soaram como esquema de mafiosos e a polícia tem que ir atrás dos envolvidos.

* Adilson deixou claro que havia uma combinação prévia de resultado entre os jogadores adversários e as comissões técnicas. A partida deveria terminar empatada o que classificaria as duas equipes ameaçadas de descenso.

* O negócio foi tão feio que o beque Leandrão, do Vila Nova, partiu pra brigar com o atacante Bruno Meneghel quando este marcou o gol da virada dos pernambucanos.

* Na alienação que domina a maior parte dos jogadores, Adilson afirmou: “não gostaria muito de comentar isso aí, mas foi um assunto combinado e infelizmente, eles fizeram trairagem conosco. Não era o resultado que esperávamos”



Flávio Anselmo

Nenhum comentário: