quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vitória em ritmo de Tango

Por Marcello Zalivi

O Cruzeiro mais uma vez foi comandando pelo pirata azul e nos minutos finais venceu o paredão cearense pela 24º rodada do Brasileirão e chega a vice-liderança provisória.


Empurrados por mais de 16 mil torcedores, a Raposa conseguiu importante vitória, definida como vitória de time que está pronto para brigar pelo título da competição.

Não foi fácil, o Ceará veio a Arena do Jacaré com o único propósito de se defender e tentar arrancar pelo menos um ponto dos mineiros. A estratégia dava certo, o esquema de 3 zagueiros neutralizava a movimentação de Thiago Ribeiro que não conseguia penetrar na defesa adversária e nem armar jogadas para o isolado Fárias. Montillo e Roger eram marcados de perto pelos volantes adversários, que tiveram a ajuda do juiz. Heleno, Michel e João Marcos revezaram-se nas faltas e não foram advertidos pelo cartão amarelo, o que acabou favorecendo o anti-jogo dos visitantes. Com isso, o Cruzeiro tinha o domínio da posse de bola, mas quanto mais pressionava, mais vulnerável ficava a defesa para os contra ataques cearenses.

No segundo tempo, a estrela de Cuca começou a brilhar. Roger, muito preso na marcação ficou no vestiário, em seu lugar entrou Everton, com esta mudança o time ganhou mais consistência na marcação e uma saída mais rápida do meio com o ataque. O futebol de Montillo apareceu e o Cruzeiro encurralava o Ceará no seu campo.

Mas para apreensão de todos, o gol teimava em não sair, e as investidas cada vez mais contundentes do time desguarneciam a defesa celeste para os contra ataques alvinegros. Foi ai que a substituição mais incrível aconteceu. Cuca abriu mão de Rômulo que fazia péssima partida para uma alteração audaciosa. Colocou o velocista Wallyson em campo. Se por um lado o time ficou mais vulnerável, por outro, começou a encontrar espaços para criar, e o 1º gol finalmente saiu. Henrique (que está suspenso contra o Santos) bateu dentro da área, o zagueiro abriu os braços e colocou a mão na bola. Pênalti, convertido impecavelmente pelo pirata azul. A pressão continuava, e em bobeada da defesa, o Ceará quase empatou, mas o Juiz marcou falta no lance e anulou.

A partida estava tomando a forma de um Tango bem sofrido, quando Fárias deu notas finais à partitura e definiu o placar que deixa a Raposa mais viva do que nunca na briga pelo título.

Notas do Jogo:

FÁBIO: Praticamente não trabalhou. - 5
RÔMULO: Pior partida com a camisa do Cruzeiro, muito irregular, errou tudo o que tentou. -3 (WALLYSON): Entrou bem, criando espaço e imprimindo velocidade ao time, fez o alnce do segundo gol. - 7
LEO: Regular como sempre. Recebeu o terceiro amarelo e é desfalque contra o Santos. - 6
(GIL): Entrou e não comprometeu. - 5
EDCARLOS: Atuação regular. - 6
DIEGO RENAN: Crescendo de produção, bem no ataque e destacou-se no desarme. - 6
FABRÍCIO: Muita disposição, mas errou muitos passes. - 5
HENRIQUE: Motor do meio campo será desfalque importante contra o Santos por causa do 3º amarelo. - 7
ROGER: Muito marcado, apareceu pouco no jogo e ficou no vestiário. - 4
(EVERTON): Sua entrada proporcionou mais velocidade ao time e maior ligação do meio com o ataque. - 6
MONTILLO: Primeiro tempo muito marcado e pouco criou, com as alterações seu futebol apareceu e novamente foi o diferencial. - 8
THIAGO RIBEIRO: Primeiro tempo muito preso, melhorou com a entrada de Wallyson e Everton, pois teve mais espaços para jogar. – 6
FÁRIAS: Jogador de frente que mais incomodou. Dos seus pés alem do gol da vitória, saíram as finalizações mais perigosas do time. - 7

CUCA: Brilhante nas alterações para vencer o paredão cearense. - 8

FIGURINHA DA 24º RODADA


Ficha Técnica

Cruzeiro 2 x 0 Ceará

Cruzeiro
Fábio; Rômulo (Wallyson, 25min 2ºT), Leo (Gil, 6min 2ºT), Edcarlos e Diego Renan; Henrique, Fabrício, Roger (Everton, intervalo) e Montillo; Farías e Thiago Ribeiro. Técnico: Cuca.

Ceará

Michel Alves; Oziel (Mizael, 44min 2ºT), Anderson, Diego Sacomam e Ernandes; Michel, João Marcos, Geraldo e Heleno; Wellington Amorim (Luizinho, 31min 2ºT) e Kempes (Marcelo Nicácio, 19min 2ºT). Técnico: Dimas Filgueiras.

Gols:
Montillo (Cruzeiro), 38min 2ºT (pênalti)
Farías (Cruzeiro), 46min 2ºT

Cartões amarelos:
Diego Sacomam (Ceará), 21min 1ºT
Henrique (Cruzeiro), 33min 1ºT
Leo (Cruzeiro), 44min 1ºT
Geraldo (Ceará), 14min 2ºT
Kempes (Ceará), 19min 2ºT
Marcelo Nicácio (Ceará), 29min 2ºT
Ernandes (Ceará), 36min 2ºT

Público: 16.914 pagantes Renda: R$ 148.398,00

Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data e hora: Quarta-feira, dia 22 de setembro, às 19h30
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Cleriston Clay Barreto Rios(SE)

Um comentário:

Diego disse...

Se a arbitragem não nos empedir, seremos campeões este ano! Tenho certeza!