domingo, 12 de setembro de 2010

Para cravar a quadra

Fonte: Superesportes

Três vitórias consecutivas e cinco jogos de invencibilidade. É com esse retrospecto e voando baixo, que o Cruzeiro pisa no estádio da Ressacada neste domingo, às 16 horas, em Florianópolis com metas bem definidas: bater o Avaí, para seguir no G-4 do Campeonato Brasileiro e se aproximar do líder Fluminense.

Sem conhecer derrota desde o dia 22 de agosto, quando foi batido pelo Vitória no Vale do Aço, o time estrelado quer cravar a ‘quadra’ diante dos catarinenses para tirar parte da diferença em relação ao Tricolor carioca de Muricy Ramalho.

Embalo, apesar dos desfalques

Depois de bater três tradicionais rivais do futebol brasileiro em sequência (Flamengo, Palmeiras e Internacional), Cuca quer manter o embalo no comando da Raposa, apesar dos diversos desfalques que terá para o compromisso válido pela 21ª rodada do Brasileirão. Os atacantes Wellington Paulista e Robert, o meia Walter Montillo e o zagueiro Cláudio Caçapa, todos lesionados, seguem fora do time. Everton, suspenso, deixa de ser opção no meio-campo.

A volta do volante Fabrício, recuperado de uma lesão na coxa direita, e o retorno de Edcarlos à zaga, após cumprir suspensão automática, são os alentos do treinador, que deve manter Leo na defesa, preterindo Gil.

O atacante Thiago Ribeiro, que chegou a estar fora dos planos por causa de uma pena de quatro jogos de suspensão, também é sinônimo de alívio para Cuca, que poderá contar com o goleador, graças ao efeito suspensivo conseguido pelo departamento jurídico do clube, nesta sexta-feira.

Confiante em mais uma boa exibição da Raposa, Ribeiro falou com felicidade de sua liberação para a partida contra o Avaí. “Foi uma notícia muito boa a de que eu vou poder jogar. Graças a Deus deu tudo certo, o Cruzeiro conseguiu o efeito suspensivo que me autoriza a jogar. Acho que a pena foi exagerada, quatro jogos é muita coisa, mas o importante é que o Cruzeiro conseguiu essa liberação para eu poder atuar. Vou procurar fazer um grande jogo para ajudar o Cruzeiro em busca de mais uma vitória”.

Foco está no título

Para o atacante, depois de pisar no G-4, o Cruzeiro tem outro objetivo: buscar o topo da tabela e o título. “Agora o objetivo principal é o título, sem dúvida. Vamos procurar nos manter ali dentro do G-4. Agora, que conseguimos chegar, vamos procurar não sair mais. Espero que a gente possa só subir na tabela até alcançar o primeiro lugar. A gente sabe que não é fácil, pois o campeonato é muito difícil, mas nas últimas rodadas a equipe mostrou que tem um time forte e que vai em busca do título”.

O atacante não prevê facilidades em Santa Catarina, mas lembra que o Cruzeiro tem uma das melhores campanhas como visitante no torneio. “Vai ser um jogo difícil. Uma equipe que quer buscar a primeira colocação tem que passar por essas dificuldades. Jogar lá (na Ressacada) é sempre complicado, o Avaí não vem num momento muito bom no Campeonato, mas jogar lá, sem dúvida, é sempre complicado. Temos que procurar nos impor, como estamos fazendo. Temos a segunda melhor campanha fora de casa, só perdemos para o Fluminense, então é procurar se impor mais uma vez no campo do adversário para tentar a vitória".

Avaí

O técnico Antônio Lopes também tem problemas para armar sua equipe para o jogo deste domingo. Sem vencer há seis rodadas na competição, o Avaí não foi confirmado pelo treinador, que pode perder seus dois atacantes titulares contra a Raposa. Vandinho, que sente uma pancada no tornozelo, e Robinho, com dores no púbis, podem ser desfalques.

Uma das certezas no time é a presença de Rafael na zaga. O jogador foi absolvido em julgamento realizado nessa sexta-feira, no STJD, e está liberado para atuar, depois de correr o risco de ser suspenso por até três partidas. O volante Marcinho Guerreiro, que cumpriu suspensão contra o Grêmio Prudente, está de volta à equipe.

Depois de comandar o último treino na manhã deste sábado, Lopes relacionou 20 atletas para o duelo contra os mineiros, mas só deve confirmar seus 11 titulares no vestiário da Ressacada, momentos antes do jogo.

Ficha Técnica

Avaí
Renan; Patric, Rafael, Emerson e Eltinho; Diogo Orlando, Marcinho Guerreiro, Davi e Caio; Robinho (Sávio) e Vandinho (Nathan)
Técnico: Antônio Lopes

Cruzeiro
Fábio, Jonathan, Leo, Edcarlos e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná (Gil), Henrique e Roger; Thiago Ribeiro e Farías.
Técnico: Cuca

Local: estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis-SC.
Data e hora: Dia 12 de setembro, domingo, às 16 horas
Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro-GO
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva-GO e Jesmar Benedito Miranda de Paula-GO

Nenhum comentário: