sexta-feira, 9 de julho de 2010

(Off Blog) PAPO DE BUTECO: Caso Bruno

Por: Marcello Zalivi
Convidado: Diego Tolentino


Vamos estrear nosso Papo de Boteco com meu amigo Diego Tolentino (futuro defensor dos fracos e oprimidos), um verdadeiro Chapolin Colorado para a “ingênua” juventude Vespasianense. Ele está se formando em Direito e nos dará de forma descontraída e informal a sua opinião a respeito do caso Bruno, que infelizmente saiu das páginas esportivas para as páginas polícias de todo o mundo.

Para começar, melhor com uma demonstração de paz, um bate papo entre Zalivi (Cruzeirense) e Diego (Atleticano) na .

Zalivi (Z):
Bom dia!

Diego Tolentino (DT):
Bom dia meu caro!

Z: Como profissional, qual a sua opinião sobre o caso Bruno?
DR: Ele está encrencado: homicídio qualificado, ocultação de cadáver, seqüestro, cárcere privado, e pra ele é pior ainda, pois é o mandante.

Z: Ok! Mas você acha que no caso Bruno, não estão caindo no mesmo erro como em outros casos famosos? Tem muita mídia envolvida e na pressa da policia em dar uma resposta à sociedade, ou na vontade de "aparecer", a justiça não acaba criando buracos no processo que podem atenuar ou livrar o acusado? Qual a sua opinião a respeito disso e da atuação da justiça no caso?
DR: Na verdade a justiça só agiu até agora expedindo os mandados de prisão para os acusados. A atuação é da polícia civil que investiga todo o caso. Particularmente confio no trabalho da policia civil que está demonstrando que vai desvendar todos os mistérios do crime. Não vislumbro buracos que podem atenuar o culpado, a investigação deve ser célere, pois o acusado tem um tempo que pode ficar preso até o julgamento, se não for concluído o inquérito o advogado tira da cadeia por excesso de prazo.

Z: Mas não existe uma predisposição na acusação do Bruno. Pois o advogado teve que entrar na coletiva aos “berros” para poder conseguir uma coisa que era do direito dos acusados e estava sendo negado, que é o acesso integral ao processo?
DR:
Em um ponto você tem razão, quando se trata de pessoas famosas, as investigações são diferentes e todo mundo quer mostrar serviço, pois está na mídia nacional. Mas isso é normal, principalmente nestes casos, dificultam a ação do advogado. Querem “ferrar” o camarada.

Z: Então você acha que essa exposição demasiada sobre o caso pode influenciar a opinião pública e pressionar a justiça a dar um parecer contrario ao acusado?
DR: Com certeza, eu já fiz um artigo sobre isso, o Bruno já fica condenado perante a população e caso o Juiz o absolva pode vir a ocorrer uma insatisfação geral e descrença com a justiça do país.

Z: O que você achou da Rede Globo ter gravado declarações do Bruno na anti-sala da delegacia sem a permissão do acusado? Isso é legal? Cabe processo?
DR:
Não vejo problemas nisso, pois isso é a liberdade de imprensa! Mas caso tenha ocasionado algum constrangimento, ele pode pedir danos morais, se vai ganhar ou não, não da para saber.

Z: Não foi invasão de privacidade (bom, quem vai querer ir contra a Globo né?)?
DR:
Em minha opinião, tratando-se de delegacia (órgão público), não vejo como invasão de privacidade, se ele não quisesse passar por isso não tivesse se metido em encrenca.

Z: Perguntas que todo mundo faz. Se não há corpo não há crime? Ele pode ser acusado apenas pelos depoimentos, ou se não o acharem o corpo ele pode ser inocentado?
DR:
É o seguinte, o delegado vai fazer o inquérito e ao final ele faz um relatório dizendo qual a sua conclusão do caso. Este relatório irá para o juiz que encaminha ao promotor de justiça. Se o promotor se convencer que diante dos depoimentos e provas foi de fato cometido um homicídio, ele irá denunciá-lo no art. 121. Aí começa o processo.

Z: Em sua opinião, caso ele seja condenado, qual será a sua pena? E se ele não for, o quê você acha que acontecerá com a carreira do atleta?
DR:
São muitos crimes, só o homicídio qualificado a pena é de 12 a 30 anos. Quanto ao futebol, acredito que ele pode esquecer.

Um texto bacana de Gustavo Poli, a respeito das responsabilidades que os “heróis” modernos precisam aprender. Clique aqui.

Parafraseando Bem Parker, tio do Homem Aranha: “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. E é verdade.

Mais a respeito do caso clique aqui.

Abs

Um comentário:

Daniel-BH disse...

Muito bom este Bate Papo. Gostei da ideia!

É chato a gente (pré)julgar as pessoas, mas pelo que a mídia nos tem transmitido, a coisa tá feia pro lado do Bruno.